Arroz integral benefícios 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
1,823 views

Utilização do arroz, Receita de arroz integral, Possíveis malefíciosVamos falar hoje sobre a forma mais saudável de arroz, vamos falar sobre os benefícios e os malefícios do arroz integral.

O arroz vem se tornando cada vez mais popular em vários países pelo mundo e por um bom motivo, ele é muito nutritivo, tem um sabor agradável e vai bem com muitos acompanhamentos.

O arroz integral também conhecido como arroz marrom.

Como é feito o arroz integral

Para obter o grão polido e purificado de uma maneira especial ele só pode ser removido quando a casca fica amarelas e fica uma espécie de capa, isso permite que o arroz integral permaneça com máximo dos seus nutrientes. E a capa marrom que ainda permanece tem um sabor agradável de noz.

Composição

Ele contém quase todos os oligoelementos, vitaminas, gorduras, proteínas, minerais e possui uma quantidade muito maior do que o arroz branco, porque a maior parte desses elementos se encontram na casca.

O arroz integral é calórico ele possui cerca de 310-330 cal. por 100g do produto. Ele cozido possui cerca de 110-120 cal. O arroz integral possui cerca de 5x mais proteínas do que o branco e 12x mais fibras que limpa perfeitamente o corpo.

O arroz integral possui vitaminas do complexo B – Tiamina (B1), Riboflavina (B2), Niacina (B3) e muitas outras.

O número de piridoxina (B6) e do ácido fólico (B9) o arroz integral é quase duas vezes maior do que do arroz branco e o teor de potássio, fósforo, magnésio e vitamina E é quase três vezes maior. O número de selênio também é significativamente maior (27 mg a 19 mg do arroz branco) e o zinco (1,08 mg a 0,8 mg).

Propriedades úteis do arroz integral

A composição química do arroz integral ajuda o corpo a ajustar o metabolismo, por isso é muito recomendado pelos médicos e nutricionistas para a obesidade, alergias, diabetes, desordem do sistema cardiovascular.

No ranking mundial dos alimentos mais saudáveis o arroz integral leva o 17º lugar.

Também contém gama-orizanol, uma substancia que pode reduzir a absorção do colesterol a partir dos alimentos e acelera o processo de remover o excesso do corpo.

Além disso o arroz integral é um produto indispensável para recuperar a saúde após uma doença e operações.

Utilização do arroz

  • Satura o corpo, principalmente as fibras musculares e a proteína digestível
  • Purifica o corpo de substâncias tóxicas
  • Reduz o nível do mal colesterol no sangue
  • normaliza o trato gastrointestinal, previne a constipação (oposto ao arroz branco), protege contra úlcera digestiva e gástrica
  • Devido ao alto teor de magnésio normaliza a função do sistema nervoso, ajuda a superar a irritabilidade, insônia, melhora a memória e melhora a concentração.
  • Melhora a cor e a condição geral da pele, unhas e cabelo
  • Normaliza o equilíbrio da água no corpo, melhora a circulação sanguínea e a função dos rins, podendo ser capaz de reduzir a pressão sanguínea
  • Devido a quantidade de potássio aumenta a elasticidade do musculo cardíaco, reduzindo significativamente o risco de infarto.
  • Normaliza os níveis de açúcar no sangue

Receita de arroz integral

Propriedades úteis do arroz integral, Utilização do arroz, Receita de arroz integralO arroz integral é mais resistente do que o branco, demora mais tempo para preparar, o gosto para quem experimenta pela primeira vez pode parecer estranho e para isso é necessário saber como cozinha-lo corretamente.

Aqui estão algumas regras básicas de como cozinhar o arroz integral:

É melhor deixa-lo em água fria durante várias horas (durante a noite). Antes de cozinha-lo lave com água corrente, despeje cerca de 1/3 e cozinhe por 10 minutos.

Após isso lave o arroz novamente, em seguida despeje a água e cozinhe por 5 minutos em fogo baixo com sem tampa e em seguida 20-25 minutos com a tampa fechada sem mexer.

Fazendo dessa forma o arroz vai ficar suave, mantendo o seu sabor característico de noz e todos os seus nutrientes e minerais.

Arroz – É uma opção requintada e uma excelente escolha para os defensores de uma alimentação saudável.

Pode ser servido como acompanhamento de frutos do mar, cogumelos e legumes.

Para comprar um arroz integral é necessário uma regra simples: mais escuro e menos polido, o arroz mais escuro tem uma quantidade de nutrientes maior.

O custo do arroz integral costuma ser alto, por isso se ele tiver com um valor muito baixo pode significar que não tenha muita qualidade.

Possíveis malefícios

Os nutricionistas recomendam o consumo do arroz integral não mais do que 2-3 vezes por semana, caso contrario o corpo pode reagir de uma maneira contraria causando inchaço, flatulência, o prazo de validade desse arroz não deve passar de um mês.

Depois de aberto é recomendado armazenar o arroz integral na geladeira, isso é devido ao fato de que a influência do calor, ar e luz direta do sol pode oxidar os óleos presentes no arroz.

Na Ásia onde a maior expectativa de vida, o arroz é obrigatório no cardápio das crianças, pessoas em hospital e idosos, os camponeses comem arroz praticamente todos os dias. No ocidente ele é muito popular entre as pessoas que vivem uma dieta saudável.

Antes  e após eventos olímpicos antigos os atletas alimentavam-se com uma mistura especial de composto de cereais, incluindo o arroz. Os atletas modernos se preparam para competições aderem também a essa dieta, porque o arroz é rico em proteínas, mesmo se comparado a carne, então inclua na sua dieta esse arroz e se mantenha sempre saudável.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: