Arroz preto benefícios 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
746 views

O arroz preto é usado a mais de mil anos por diferentes povos do mundo. O arroz já é muito popular em todo o mundo, mas nem todos sabem que uma das suas variedades mais saudáveis é o preto, por isso vamos falar hoje sobre os seus benefícios.Medicina oriental, Perigos do arroz preto, Melhores receitas com arroz preto

Utilização do arroz preto

O arroz preto é líder dentre os outros em fibras cereais, proteínas (a proteína nele é quase duas vezes maior do que no branco) e aminoácidos.

O arroz preto também possui fósforo e vitaminas B e E. Também possui vitaminas do complexo B, que é bom para o sistema nervoso, o metabolismo, a lipólise, etc.

A quantidade de vitamina B presente nele é quase cinco vezes maior do que do arroz comum. O alto teor de proteínas que está presente nele fortalece os músculos do corpo.

Esse arroz não inclui colesterol e gorduras saturadas, 100g dele possui 357 calorias.

Os grandes benefícios do arroz preto é que o colesterol e a gordura são praticamente nula. Os antioxidantes que estão presentes nele o fazem ficar com essa cor preta.

Composição do arroz preto

Em 100g de arroz preto cru contém 15g de proteínas, 70g de carboidratos e pouca gordura. As fibras dietéticas contém  6,5% em seu peso seco.

Um fato interessante é que a cultura chinesa o arroz preto é chamado de “arroz da longevidade.”

Medicina oriental

A medicina chinesa tem usado o arroz preto para melhorar a visão, limpar o sangue e na normalização das glândulas suprarrenais.

O arroz preto cresce na América do Norte, tem um sabor doce e exótico, com um toque delicado de noz.

Ele também possui duas vezes menos sódio do que o arroz normal, quanto menos sódio menos aparecimentos de doenças. 

Perigos do arroz preto

Naturalmente como qualquer outro produto, o arroz preto também tem suas contraindicações. A primeira de todas é que pode ocorrem uma reação alérgica.

Ele também carece de dois aminoácidos – glutamina e asparagina, que podem ser atribuídos a “danos” no consumo desse arroz. Mas o uso dele com feijão, lentilha, grão de bico ou nozes melhora rapidamente esse inconveniente.

O consumo excessivo desse cereal pode ocasionar prisão de ventre. De qualquer forma, tudo em moderação é bom, pois até mesmo algo muito saudável consumido em excesso pode trazer danos.

A sua maior desvantagem é que o arroz preto é muito caro, isso é devido ao fato de que ele ainda é colhido manualmente. Não é de se espantar que ele é considerado uma das formas mais saudáveis de cereais, que antes era consumido apenas pela família imperial, os grandes heróis e os mais altos oficiais.

Métodos de preparação e utilização

Esse é um produto para as pessoas que possuem ou querem ter uma vida mais saudável e uma dieta equilibrada. O arroz preto pode ser usado como um acompanhamento, também como ingredientes para salada, sopas e também pode ser usado em sobremesas.

Ele não é apenas muito saboroso mas como vimos é excelente para a saúde humana.

Melhores receitas com arroz preto

Para a preparação do arroz preto deixe-o descansar em uma vasilha com água durante a noite. Pela manhã, escorra essa água e despeje o arroz em uma água fervente com sal, nas proporções de três copos de água para uma xícara de arroz, em fogo médio ele ficará pronto em 45-60 min. Há também muitas outras formas de preparar o arroz preto.

Pilaf de arroz preto

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz preto
  • 1 xícara de caldo de vegetais ou de galinha
  • duas cenouras cortadas em fatias
  • 1 dente de alho em fatias finas
  • cranberries secas ou lingonberry
  • 1 talo de aipo cortado em cubos pequenos
  • 1 copo de cidra de maçã
  • 1 colher de sopa de óleo
  • 1 folha de louro
  • sal e pimenta a gosto

Modo de fazer:

Ferva por 10 min. a cenoura o alho e o aipo em fogo baixo. Depois acrescente os outros ingredientes e deixe ferver, por cerca de uma hora ou até que o arroz esteja cozido.

Farelo de arroz preto

O farelo de arroz preto também é muito saudável, você pode faze-lo da seguinte maneira: lave os grãos e deixe secar bem, coloque em um moedor de café de 1-2 min. já está pronto o seu farelo de arroz caseiro. Também é recomendado adiciona-lo a panquecas, ou usa-lo para fazer uma camada no peixe.

Melhor germinação do arroz e diabéticos

O arroz preto não perde a sua cor natural e não se pode remover da sua casca os germes dos seus grãos. Por isso podemos dizer que ele está vivo, pode ser germinado ou simplesmente usar os seus grãos germinados como alimento.

Nesses grãos germinados estão presentes enzimas que podem prevenir danos no sistema nervoso e o desenvolvimento da diabetes.

Agora você já sabe os benefícios do arroz preto. Na china as palavra café da manhã, almoço e jantar são literalmente traduzidas como arroz da manhã, arroz da tarde e arroz da noite. No Japão o verbo “é” (comer) e o substantivo arroz refere-se a um hieróglifo. Então porque não seguir o exemplo dessa cultura milenar, que é repleta de sabedorias.

Não é segredo para ninguém que os japoneses tem muitos casos de pessoas centenárias e isso podemos dizer que é por causa da sua alimentação saudável e sua sabedoria, então siga o exemplo deles e se mantenha sempre de bem consigo mesmo.

Se gostou desse artigo eu sugiro que leia também o nosso artigo sobre os benefícios do arroz integral.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: