Benefícios da alcachofra 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
596 views

Sabor da alcachofra, Composição e propriedades da alcachofra, Uso medicinal da alcachofraVamos falar hoje sobre os benefícios da alcachofra, assim como a sua história e propriedades desse incrível alimento.

A alcachofra (no latim: cynara) é um convidado raro em nossa mesa, e é também pelo fato de ser um alimento mais caro.

Muitas pessoas não conhecem o seu gosto incrível, a sua história, as propriedades benéficas, o seu uso medicinal e até mesmo não sabem de sua existência, por isso falaremos hoje sobre a alcachofra.

História da alcachofra

A uma história que a alcachofra apareceu porque Zeus se apaixonou por uma jovem chamada Cynara, logo tentou seduzi-la. Ele ficou muito encantado pela jovem e decidiu transforma-la em deusa para que pudesse morar perto da sua casa em Olympia. Mas a jovem sentiu falta de sua mãe e adoeceu. Escondida ela voltou para o mundo mortal para uma breve visita a sua mãe, mas ao voltar Zeus descobriu o seu ato, a mandou de volta a Terra e a transformou em planta, que hoje é conhecida como alcachofra.

A versão científica diz que a alcachofra foi cultivada a cerca de 5.000 anos, originalmente cresceu na África do Norte e no sul da Europa, onde ainda é encontrada na natureza.

O primeiro lugar onde foi cultivada e usada como alimento, foi no Egito antigo. Mas era mais presente em Roma e na Grécia antiga, onde a alcachofra foi considerado um afrodisíaco poderoso e delicado, onde era conservado para ser usado em festas durante todo o ano. E mais tarde por causa dessa reputação na França ela foi até mesmo proibida para as mulheres.

Mas a primeira descrição cientifica da alcachofra pertence ao filósofo grego e naturalista Teofrasto (371 – 287 a.C) a propósito era um discípulo de Aristóteles.

Os países que mais produzem alcachofra são Espanha, França, Grécia, Itália e claro um dos maiores produtores americanos a Califórnia, onde em 1949, Marilyn Monroe venceu o concurso da rainha do alcachofra.

Cozimento da alcachofra

O uso da alcachofra na culinária é muito diversificado, pode ferve-la em vinho, frito empanado com farinha de rosca, pode ser assado na brasa e também pode ser comido cru. Usada em salada, também em pizza italiana e em uma bebida chamada cynar. É acrescentada na preparação de massas, omeletes, bolos, até mesmo na preparação de sobremesas e pão.

Quanto mais nova a alcachofra e quanto mais rápido for o seu uso depois da compra, mais saborosa ela será, não é muito bom mante-la mais de 3-5 dias, até  mesmo na geladeira.

Coma as alcachofras jovens que podem ser utilizadas quase que totalmente sem cozinhar. A alcachofra maior, geralmente leva mais tempo para cozinhar, já ela madura e aberta são consideradas impróprias para o consumo humano.

Existem cerca de 140 espécies de alcachofra,  mas as que podem ser consumidas não passam de 40, a mais comum é a alcachofra cardo ou espanhola e espinhosa, alcachofra verde.

Sabor da alcachofra

O sabor da alcachofra pode ser muito variado, e um pouco difícil de acostumar, mas com o tempo de consumo fica mais difícil de abandona-la. Considera-se também o gosto semelhante ao de um legume cozido, como a couve ou sabor de noz.

Existem diversas formas de se cozinhar a alcachofra a fim de disfarçar o seu gosto estranho, mas a maioria dos gourmet e apreciadores ainda insistem que a alcachofra é muito agradável ao paladar, mas os seus benefícios estão muito além do seu gosto.

Benefícios da alcachofra

Os incríveis benefícios da alcachofra são comprovados com a medicina moderna, que é tão rica em vitaminas e outros nutrientes.

Composição e propriedades da alcachofra

A alcachofra contém grandes quantidades de proteínas, carboidratos, é rica em vitaminas e possui baixa caloria. Está presente em sua composição o potássio, zinco, selênio, cobre, manganês, sódio, fósforo, cálcio, ferro, caroteno, taninos, ácidos orgânicos e é muito rico em glicosídeos.

Ela contém vitaminas e fibras muito úteis, com alto teor de vitamina A, B1, B2, B3, E, K e muitos outros. A alcachofra contém apenas 28-47 calorias por 100 gramas. O valor nutricional dela é  1,2g de proteína, 0,1g de gordura, e 6g de carboidratos.

Uso medicinal da alcachofra

As propriedades benéficas da alcachofra começam com o seu alto teor de carboidratos, com maior conteúdo de inulina, que é muito indicados para quem tem diabetes.

Ela também é um bom meio de prevenir a aterosclerose, tem efeito diurético e colerético. O extrato da alcachofra reduz toxinas nitrogenadas, gordura e colesterol.

Propriedades úteis e terapêuticas da alcachofra

Protege os rins e o fígado contra os efeitos de toxinas, melhora o metabolismo, ajuda a limpar o corpo de uma variedade de substancias tóxicas. Muitas vezes a alcachofra é usada em casos de intoxicação alimentar, por álcool, drogas, medicamentos, metais pesados, etc. É utilizado durante a gravidez para aliviar os sintomas de toxidade e de proteção do fígado.

A alcachofra é utilizada em doenças de colecistite, doença hepática, hepatite crônica, cirrose primária, nefrite e insuficiência renal, é também utilizada para náuseas, flatulência e depois de operações no fígado e nos rins.

Ela também é utilizada para melhorar o apetite, tratamento da icterícia, escorbuto, reumatismo e algumas doenças cardiovasculares.

É usada também para melhorar o odor do corpo e a respiração, o suco de alcachofra misturado com mel é usado para fazer enxague na boca com estomatite, rachadura na língua das crianças e até mesmo para fortalecer o cabelo.

Acredita-se que o chá de alcachofra alivia quase que instantaneamente a inflamação da mucosa do trato gastrointestinal.

Malefícios da alcachofra

A alcachofra pode trazer malefícios para pessoas com hipotensão e gastrite com baixa acidez.

Ela também é alcalinizante por seu alto teor de potássio e cálcio, que é considerado muito bom para juventude e saúde, mas não é recomendado para pessoas com baixa acidez no estômago e pressão baixa.

Contraindicações da alcachofra

A alcachofra pode reduzir a produção de leite nas mulheres que estão amamentando e pode causar desconfortos para pacientes com cálculos biliares.

Espero que com esse artigo você tenha percebido os inúmeros benefícios da alcachofra, recomendo que experimente pelo menos uma vez cozinhar esse delicioso e saudável alimento.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: