Benefícios da alface 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
859 views

Vamos falar hoje sobre os benefícios da alface, há muitas variedades dela e todas contém propriedades muito úteis para o nosso corpo, falaremos também de alguns de seus malefícios. Uso da alface em cosméticos, Como manter as propriedades benéficas da alface em sua preparação, Danos da alface

Composição do alface

A alface tem uma composição rica em vitaminas e minerais, o consumo da alface vai reduzir o aparecimento de rugas, melhora a aparência do cabelo e fortalece  os vasos sanguíneos, devido a vitamina C que é encontrado na sua folha que é conhecido como um antioxidante.

A presença do cálcio em sua composição tem efeito benéfico sobre os dentes e ossos. Também possui uma grande quantidade de caroteno que é bom para a pele.

Composição da alface: 

  • Vitaminas: A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B5, B6, B9, C, E, K.
  • Minerais: Potássio, cálcio, magnésio, sódio, fósforo, manganês, ferro, iodo, cobre, selênio, zinco, molibdênio, boro, luteína e zeaxantina.

Todas essas propriedades são encontradas apenas em alface fresco, se for preparado, aquecido, infelizmente perde essas propriedades.

Propriedades úteis da alface

Devido a sua rica composição, a alface é um dos verduras mais úteis. O teor de cálcio presente nela é o maior dentre todos os outros verduras e suas vitaminas e minerais ficam em segundo lugar, logo após o espinafre. A alface tem efeito positivo sobre muitas funções do organismo, por exemplo:

  • Uma grande quantidade de vitamina K que normaliza a coagulação sanguínea
  • A presença do ferro melhora o sangue
  • A presença do potássio nas folhas da alface ajuda a normalizar a pressão sanguínea.
  • O magnésio ajuda a manter saudáveis unhas e cabelos
  • O iodo e o fósforo são bons para o cérebro
  • A alface tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso e normaliza o sono
  • É benéfico para o sistema circulatório e imunológico, por conter alto teor de ácido fólico
  • Aumenta a lactação
  • A luteína e zeaxantina são boas para a visão
  • Possui baixas calorias, melhora a digestão e o metabolismo, pode ser usado em dietas para pacientes com diabetes, para o tratamento da obesidade e para pessoas que querem perder peso.

A alface também é útil na aterosclerose, hipertensão, fígado, rins e pâncreas e regula o metabolismo da água no corpo.

Uso da alface em cosméticos

As propriedades medicinais da alface também é muito usado na cosmetologia. Por exemplo pode ser feito uma variedade de máscaras faciais que é bom para pele seca, é nutritiva, tonifica e refresca. Decocção do alface é bom para pele inflamada.

Por exemplo a decocção de alface pode ser usado em queimaduras solares, reduzindo a descamação e a inflamação.

O seu suco também ajudara a se livrar da caspa e reduzir a queda de cabelo.

Como manter as propriedades benéficas da alface em sua preparação

Muitas das substancias da alface são perdidas durante a preparação, mas para manter ainda algumas delas você deve fazer o seguinte:

  • Mantenha a alface na geladeira, lavada e seca, você também pode mantê-la em um saco plástico, mas deve verificar se ainda tiver umidade na folha ele vai começar a apodrecer mais rapidamente. Não coloque no congelador, pois não aguenta temperaturas muito baixas.
  • Pode colocar também a alface em água fria com um pouco de sal e vinagre para reduzir a presença de substâncias nocivas
  • Não usar de uma só vez vários tipos de alface, se você quer muito comer mais de um tipo, então escolha no máximo três

Danos da alface

Se a alface é usada com moderação, ela não trás nenhum malefício, mas usando em abundancia, como outras verduras que são ricos em fibras podem causar flatulência.

Pessoas que sofrem com doenças no trato gastrointestinal devem ter cuidado com esse produto: úlcera gástrica e duodenal, gastrite, doenças intestinais.

A alface é prejudicial em violação do equilíbrio ácido-base no corpo e litíase urinária.

Pessoas com asma e tuberculose também devem ter cuidado ao consumir esse produto.

Alface, danos ou benefícios?

Os efeitos negativos da alface é uma exceção a regra, que só pode ser causado por consequência da sua vida anterior e hábitos alimentares pouco saudáveis.

Como a alface é muito útil, só poderia causar um rápido processo de purificação das toxinas.

Eu recomendo que você inclua na sua dieta uma variedade de verduras diferentes, que é muito bom, muito saudável e barato e o mais importante é que vai ajuda-lo a evitar muitos problemas de saúde.

Mas é sempre bom evitar os extremos, por exemplo comer apenas alface para perder peso e ter mais vitaminas no corpo. Se alimente sempre com moderação e equilíbrio.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: