Benefícios da ameixa 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
1,617 views

Benefícios da ameixa, Ameixa para o corpo, Malefício da ameixaVamos falar sobre os benefícios da ameixa e também de alguns de seus malefícios, ela é uma ótima fruta para fazer tortas, geleia entre outros doces.

As ameixas já são apreciadas desde os tempos antigos, onde eram servidas em luxuosos pratos.

Variedades da ameixa

Ameixa (Prunus) pertence a plantas do gênero pedra assim como as amêndoas, cereja e damasco. Podem ser amarelo, vermelho ou azul escuro, elas crescem no Cáucaso Oriental e na Ásia menor.

Mas existem diversos tipos de ameixa modernas, com cores diferentes como branco ou amarelo para o verde e roxo, e o gosto pode ser tão variado podendo ter uma doçura enjoativa ou uma acidez insuportável.

Valor nutricional da ameixa

A ameixa possui muita frutose, sacarose e glicose. Seja seca ou fresca a ameixa contém ácido orgânico, taninos, antioxidantes e pectinas, vitaminas A e C, também cálcio, fósforo e ferro.

Ela possui 49 calorias e seu valor nutricional é: 0,8 g  de proteínas, 0,3 g de gordura, 9,6 gramas de hidrato de carbono.

Benefícios da ameixa

A ameixa é rica em vitaminas, oligoelementos, ácidos orgânicos, pectina, que é muito bom para o ser humano.

Por conter um elevado nível de fibras ela aumenta o apetite, aumenta a peristalse. Isso ajuda a combater o câncer de cólon.

Ela também possui uma substancia que aumenta que ativam o aumento de fluxo da bílis, limpa o corpo e o auto teor de pectina ajuda na eliminação de toxinas do corpo humano.

Ameixa para o corpo

Os benefícios da ameixa também estão em sua grande quantidade de vitaminas, como a vitamina B que tem efeito benéfico sobre o sistema nervoso, a vitamina C aumenta a imunidade, provitamina A que melhora a visão.

O potássio é bom para o sistema cardiovascular, o cálcio para o crescimento e fortalecimento dos ossos e dente e o sódio que ajuda a remover o excesso de água.

Malefício da ameixa

Pessoas que sofrem com doenças do trato gastrointestinal deve ter cuidado ao consumir a ameixa, pois podem causar danos e aumentar a acidez gástrica.

Pode causar em crianças desconforto abdominal e até mesmo diarreia, se for consumido em excesso.

Para quem também tem cálculos biliares não é recomendado o consumo da ameixa, pois essa fruta pode causar o agravamento da doença, por possuir propriedades colerético.

Contraindicações do consumo da ameixa

Comer ameixa seca em grandes quantidades é contraindicados para pessoas com diabetes, devido a quantidade de açúcar.

É recomendado comer a fruta madura, pois a verde não te fará bem.

A geleia de ameixa perde cerca de 20% dos nutrientes da fruta.

Pessoas obesas não devem abusar dessa fruta pois ela pode causar um aumento do peso.

Pessoas que sofrem de gota a ameixa também não é recomendada, por ela ter a capacidade de eliminar excessos de fluídos do corpo.

Benefícios da ameixa amarela

As ameixas amarelas são saudáveis e nutritivas, o uso delas ajuda no tratamento de gastrite e úlceras, e a ameixa amarela também pode ser usada para a prevenção da anemia.

O seu suco fresco contribui para a normalização da acidez do estômago, assim é recomendada muitas vezes como um produto dietético para a prevenção de doença de úlcera péptica.

A vitamina E é muito mais elevada do que nos outros frutos, a vitamina B2 fortalece o sistema nervoso e cardiovascular.

Ela também possui agentes anticancerígenos.

Propriedades úteis da ameixa amarela

As ameixas amarelas são recomendadas para as grávidas porque melhoram a digestão e o peristaltismo intestinal, para as crianças são recomendadas que acrescente ao mingau a partir dos 10 meses.

Também é útil para o tratamento da asma brônquica.

Muitos estudam afirmam que ela ajuda a remover o mal colesterol. Também é muito útil para quem sofre de aterosclerose, doença da vesícula biliar  e hipertensão.

Benefícios e malefício da ameixa na gravidez

Além de um ótimo sabor a ameixa também possui propriedades medicinais, especialmente por remover excessos de fluídos do corpo que para as gestantes é extremamente útil.

A cumarina que está presente neste fruto previne a formação de coágulos sanguíneos, dilata os vasos sanguíneos.

São facilmente digeridos, fortalece o fígado, purifica o sangue, elimina as toxinas. Assim você contribui para a sua saúde e também para a do seu bebe.

Ameixa para a perda de peso

A ameixa possui baixa caloria que é bom para a perda de peso, é rico em fibras que é bom para a digestão.

Durante a perda de peso o corpo está sobre estresse, por isso é facilmente exposto a infecções e resfriados, por isso é importante comer a ameixa pois ela contém uma grande quantidade de vitamina C, que aumenta a imunidade.

Ameixa para beleza e juventude

Ela não auxilia apenas a perda de peso, mas também previne o envelhecimento precoce das células, ajuda também a dar cabelos, unhas e pele bonitas e saudáveis.

A ameixa tem propriedades laxantes, que ajuda na constipação, que é bom para a perda de peso.

Ela também a ajuda a manter o bom humor, por ser composta por vitamina B, que tem efeito benéfico sobre o psicológico.

Também pode ser usado para fazer máscaras nutritivas, para isso o produto deve ser lavado, e deve-se retirar a semente e amolecido e aplicado sobre o rosto de 15-20 minutos.

Danos durante a perda de peso

Qualquer fruta deve ser consumida com moderação, se está em uma dieta de emagrecimento deve comer a ameixa com cuidado, pois essa fruta contém uma grande quantidade de açúcar, apesar da baixa caloria e baixo teor de gordura.

E ela também ajuda a abrir o apetite.

Combinações

A ameixa é recomendado para comer separadamente de todas as alimentos e bebidas, meia hora antes das refeições, pode comer de 5-6 pedaços e após a refeição somente de 2 – 3 horas.

É melhor comer a ameixa na parte da manhã, uma vez que o açúcar pode ser utilizado para as necessidades do corpo.

Uso da ameixa na medicina popular

A capacidade de remover rapidamente e sem dor o excesso de água do corpo e por ser um antipirético, torna-se uma das principais razões pela qual a ameixa é muito utilizada na medicina popular.

A decocção de folhas frescas e frescas é bom para a cura de feridas e escoriações.

Reduz os níveis do colesterol, fortalece os vasos sanguíneos, aumenta a proteção do fígado e a presença de cumarina no fruto reduz o risco de coágulos sanguíneos.

Mas devemos lembrar que os maiores benefícios são encontrados no fruto maduro, pois contém a maior parte dos nutrientes.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: