Benefícios da azeitona 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
2,334 views

Falsificação das azeitonas no supermercado, Propriedades da azeitona verde e preta, Usos da azeitona 

Vamos falar sobre os benefícios da azeitona, assim como as suas propriedades curativas lendárias. Na cultura de alguns povos a azeito tem um significado mágico, pois é um produto muito útil que supera muitos outros.

Na Grécia antiga, contava uma história de que a deusa Athena acreditava que a azeitona lhe dava sabedoria e fertilidade.

Os cristãos acreditam que o ramo da oliveira foi um sinal da reconciliação entre Deus e os homens, após o dilúvio. Está é uma árvore com o crescimento mais lento em todo o mundo, por isso há uma lenda que as oliveiras pode viver para sempre.

As azeitonas são todas iguais?

Costa do Mediterrâneo – Local do surgimento das oliveiras, é muito popular o uso dois tipos de azeitona, a verde e a preta, mas elas também podem ter diferentes tamanhos e cores.

Por isso as azeitonas verdes e pretas ainda são diferentes umas das outras.

As azeitonas frescas possuem um gosto amargo bem forte.

Diferença entre as azeitonas

Precisamos entender que a azeitona preta e a verde são diferentes, embora sejam cultivadas na mesma árvore.

No processo de amadurecimento elas adquirem diferentes tons de vermelho – como o roxo escuro ao preto, podem até mesmo ter o tom de marrom escuro. As azeitonas verdes são colhidas antes de amadurecerem.

Falsificação das azeitonas no supermercado

A tecnologia para a elaboração desses produtos é simples: As azeitonas verdes são tratadas com uma solução alcalina para remover a amargura, depois é transmitido oxigênio na salmoura e a azeito é enegrecida.

Mas as azeitonas artificiais possuem menos nutrientes do que a natural. Na hora em que for comprar suas azeitonas olhe bom a composição na embalagem se tiver gluconato férrico ela não é natural.

Propriedades da azeitona verde e preta

As propriedades úteis da azeitona são apreciadas há milhares de anos, e ainda hoje também são.

A azeitona diminui o colesterol, para se manter mais jovem não somente o esporte é necessário, mas incluir a azeitona na sua dieta também será muito benéfico. As azeitonas contém muitas vitaminas e minerais.

Vitaminas da azeitona: 

  • 6,6 mg de colina
  • Vitamina PP (niacina) 0,022 mg
  • Vitamina K (filoquinona) A 1,4 mg
  • Vitamina E (TE) (E (TE)) 1 65 mg.
  • Vitamina C (C) 1, 5 mg.
  • Vitamina B6 (piridoxina), (B6) 0,012mg.
  •  A vitamina B5 (ácido pantotênico) (B5) 0, 015mg.
  • Vitamina B1 (tiamina), (B1) 0, 003mg.
  •  A vitamina A (RE) (A (RE)) 17 mg
  • Caroteno 0, 204 mg Beta.

 Minerais benéficos em azeitonas   

  • Fósforo (P) 3 mg.
  • Potássio (K) de 9 mg.
  • Sódio (Na) 898 mg.
  • Magnésio (Mg) 4 mg
  • Cálcio (Ca), 94 mg
  • Selênio (Se) 0,9 mcg.
  • Manganês (Mn) 0,02 mg.
  • Cobre (Cu) 226 mcg.
  • Zinco (Zn) 0,22 mg.
  •  Ferro (Fe) 3, 32 mg.

Usos da azeitona

O grupo de vitamina B contido na azeitona e minerais, auxilia no trabalho do sistema nervoso, a vitamina A melhora a visão. Ela também fortalece ossos e dentes, também dão mais imunidade.

Previne doenças cardiovasculares, envelhecimento prematuro e protege contra a formação de tumores malignos.

Comer diariamente até dez azeitonas ajuda na prevenção de úlceras gástricas.

Benefícios do azeite de oliva

O maior valor da azeitona está no seu óleo, ele é muito benéfico para a saúde humana. O azeite de oliva ajuda a reduzir o colesterol, melhora a digestão e aumenta o apetite.

Se usar frequentemente o azeite prensado a frio, vai ter uma diminuição nas marcas de expressão, pois ele rapidamente penetra na pele e torna essas linhas praticamente invisíveis.

Tratamento de doenças com a azeitona

O ácido oleico que está contido no azeite de oliva ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. E consumi-lo com frequência também ajuda a reduzir o risco de contrair outra doenças. Ele também é benéfico contra o infarto.

Outra razão para incluir a azeitona na sua dieta diária é que ela é capaz de anestesiar a dor de cabeça.

Como escolher azeitonas verdes e pretas

Como evitar erros na escolha da azeitona no mercado? Em sua embalagem possui um número que são gravados em forma de fração, eles aparecem assim (240/260) por quilo, não é inferior a 240 e não passa de 260 peças.

A menor quantidade e a maior são por exemplo: 70/90, 140/160, 300/220, neste caso o banco deve estar livre de defeitos e os frutos devem ser uniformes em tamanho e forma.

As azeitonas também podem ser vendidas com diferentes recheios e com ou sem caroço, mas alguns especialistas dizem que a azeitona possui um sabor único e que até mesmo a retirado do caroço pode altera-lo.

O uso de azeitonas em conserva

A azeitona pode ser usada em diversas receitas e também como decoração de diversos pratos, ela possui 115 calorias por 100 gramas.

Ela contribui para a prevenção de algumas doenças cardiovasculares mas também doenças da vesícula biliar e dos rins, ela ajuda a prevenir cálculos renais.

O trato gastrointestinal funciona melhor quando passamos a comer azeitonas, mesmo ela em conserva ajuda a estabelecer o processo de digestão e excreção de substâncias indesejáveis do corpo.

Malefícios da azeitona

A azeitona não trás um grande risco para a saúde humana, mas pessoas com colecistite devem ter cuidado ao come-la. Se faz uso de suplementos dietéticos que incluem retinol não deve consumir a azeitona nas suas refeições, pois a vitamina A está presente em sua composição e em grandes quantidades pode ser tóxico.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: