Benefícios da batata 

0
2,485 views

Falaremos hoje sobre os benefícios da batata e também de alguns riscos que ela pode trazer, alguma vez você já pensou sobre as propriedades benéficas da batata, que é tão comum na nossa alimentação? Batata como um remédio na medicina tradicional, Benefícios da casca da batata, Benefícios da fécula de batata

Composição da batata

O valor nutricional da batata é indispensável para o nosso corpo. 100g de batata contém cerca de 10-20g de amido, 2g de proteína, 1,2g de sais minerais. Uma característica que difere a batata de outros vegetais é o seu conteúdo de fibras, carboidratos, proteínas (glubulina, albumina, proteína, peptona).

Está presente também em sua composição a pectina, oxálico, málico, cítrico e outros ácidos orgânicos. Potássio, fósforo e as vitaminas C, B, B2, B6, A (em pequenas quantidades).

A batata tem em média 79% de água, 17% de amido, 1% a 3% de compostos azotados e 2% de proteína.

Uso da batata

A batata contém quase todos os ácidos aminados. A vitamina C que está presente nela é relativamente pequena, armazena-la também por muito tempo faz com que perca cada vez mais vitamina C.

Batata como um remédio na medicina tradicional

Além do valor nutritivo as batatas contém propriedades curativas, que já são conhecidas a muito tempo.

O alto teor de potássio, faz com que esse tubérculo seja usado como um diurético.

Sumo de batata fresco tem efeito benéfico para a gastrite e a hiperacidez, promove a cicatrização da úlcera e redução da pressão sanguínea.

Na medicina popular a batata crua é aplicada para áreas afetadas com queimaduras na pele, eczema e outras doenças.

Benefícios da casca da batata

Não é estranho que também a casca da batata possua propriedades benéficas. Na preparação da batata geralmente jogamos a casca no lixo, mas não fazemos ideia do que estamos nos privando de muitos nutrientes fazendo isso.

A casca da batata possui potássio e zinco que é necessário para o funcionamento normal do sistema cardiovascular.

Benefícios da fécula de batata

A fécula da batata também é útil, é utilizada como revestimento, amolecimento e agente anti-inflamatório em doenças crônicas do trato gastrointestinal.

Ela protege o trato intestinal da irritação causada por medicação. O amido da batata é a base para diversas pomadas.

Usar esse amido também alivia coceira causada por doenças de pele, neuroses, diátese exsudativa em crianças. Usar 0,5 – 1kg de fécula de batata dissolvida em água fria, em seguida despeje em uma agua quente que será usada no banho.

Utilização do sumo de batata

A composição do sumo de batata é extremamente útil, é um concentrado terapêutico muito importante.

Já foi escrito aqui no nosso portal um artigo sobre o suco de batata, recomendo que leia, ele ajuda com a azia, sangramento do estômago, etc.

Para o tratamento de artrite, eczema, infecções fúngicas, é preciso mergulhar uma gaze nesse suco e aplicar no local da inflamação, o curativo deve ser trocado a cada 4 – 6 horas.

Foi descoberto a mais importante propriedade terapêutica do suco de batata – ajuda no combate ao câncer. O sumo de batata contém muitas substâncias biologicamente ativas, incluindo a solanina que tem efeito sobre as células cancerosas emergentes.

Benefícios do caldo de batata e da inalação

Cientistas do instituto de nutrição da Alemanha acreditam que o caldo da batata é um remédio universal e até foi chamado de “decocção de Hipócrates.”

O caldo de batata também é muito usado para amaciar o purê, ele fica com altas propriedades alcalinizantes. É muito bom também para que está saindo de um longo jejum, leia também sobre os benefícios do jejum.

Decocção de batata na medicina popular

Decocção de batata na medicina tradicional é bom para aqueles que sofrem com artrite. Bebendo pela manhã com estômago vazio, na parte da tarde e na hora de dormir. Nesse tratamento é recomendado comer por um dia – duas batatas cruas, raladas em um ralador fino.

Batatas fervidas são recomendadas para o tratamento de hipertensão e doença cardíaca. Neste caso a preparação é: 4-5 batatas descascadas e bem lavadas despeje 0,5 litros de água, ferva por 15 minutos em fogo baixo, em seguida coe. Beba 1/2 xícara antes das refeições.

Inalar o vapor da batata cozida também é benéfico para doenças do trato respiratório superior.

Danos e contraindicações da batata

Dadas as muitas propriedades úteis da batata e o seu valor nutritivo, vale a pena lembrar que em algumas circunstancias elas podem ser prejudiciais.

Um dos componentes da casca de batata é a solanina, que pode causar uma intoxicação grave.

Está relacionado ao tempo de armazenamento ou pela luz solar. Quando está começando a germinar e tem começa a ficar com uma tonalidade esverdeada, isso indica um aumento de substancias toxicas nocivas.

As batatas podem ser prejudiciais se forem conservadas por mais de três meses. O uso de batatas velhas ou verdes podem causar tonturas, perturbação do sistema nervoso, dor abdominal, diarreia, náuseas, vômito, falta de ar, convulsões, desmaios, entre outros.

Perigos da batata para as grávidas

As grávidas precisam ter cuidado redobrado, a solanina é um dos teratógenos mais fortes, substâncias prejudiciais que causam defeitos congênitos.

Se você cozinhar a batata, tente reduzir concentração de substancias nocivas, limpeza completa do tubérculo, assim como a remoção de uma camada significativa da polpa.

Mas é preferível não usar a batata, de modo a não prejudicar o corpo, armazenar a batata na geladeira de preferência em uma temperatura de 2-6 graus.

Perigos da batata frita para o corpo

As batatas fritas trazem danos principalmente para o coração. Elas podem causar doenças graves ao coração, a acrilamida alta a torna prejudicial, substancia que é encontrada em muitos alimentos cozidos e fritos, isso aumenta o risco de doenças cardíacas.

Danos para obesidade e diabetes

Os nutricionistas não recomendam usar batata frita para pessoas que possuem diabetes e são obesas, porque possui um alto índice glicêmico, que provoca o aumento de açúcar no sangue.

Qual e a melhor maneira de cozinhar a batata?

Acredita-se que a batata frita é prejudicial, devido ao aumento de gordura hidrogenada.

Como você pode ver a batata pode trazer grandes benefícios, assim como alguns danos, tudo depende se o tubérculo está velho ou jovem e do método de preparação.

Os cientistas acreditam que a melhor forma de cozinhar a batata é ela sendo jovem e orgânica e cozida com pele.

A partir desta simples informação, você pode aumentar os benefícios e diminuir os danos para cozinhar a batata e comer um alimento mais saudável. Não se esqueça de ler sobre o suco de batata e conheça mais benefícios desse maravilhoso alimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!