Benefícios da berinjela 

0
1,301 views

Vamos discutir hoje sobre os benefícios da berinjela e vamos falar também de algumas de seus malefícios, cada vez mais pessoas estão buscando viver uma vida mais saudável e para isso precisamos manter uma dieta equilibrada, por isso para se manter mais jovem e mais bem disposto devemos incluir em nossa alimentação frutas e legumes. Propriedades benéficas da berinjela, Benefício da berinjela para o coração, Tratamentos com a berinjela

História da berinjela

A berinjela foi cultivada originalmente no Leste da Índia, mas cerca de 15 séculos foi cultivado na China e na Ásia Central. Mas tarde graças aos árabes ela apareceu na África e nos países do Mediterrâneo, depois se espalhou pela Europa e América. No Brasil ela foi trazida pelos Portugueses.

Ela pode crescer até 30 cm e ter até 20 cm de largura.

Composição e conteúdo calórico da berinjela

A composição da berinjela madura é: 0,9% de proteína, 5,5% de hidrato de carbono, 1,3% de gordura, 0,2% de ácidos orgânicos, 9% de matéria seca e o resto é água.

A berinjela contém bastante fibra que da a sensação de saciedade e possui 28 calorias por 100 gramas de produto.

Uso da berinjela

O uso da berinjela vem sido comprovado por cientistas e já é bem conhecido por muitos na medicina não tradicional.

A berinjela leva a ter o nível normal do sal, ela é boa para quem tem gota, doença no coração, aterosclerose, constipação, etc.

Por conter vitamina C, ela protege o corpo. Elas também são muito úteis para os diabéticos, reduz o açúcar no sangue e alivia a anemia devido ao seu teor de ferro.

Propriedades benéficas da berinjela

Outra característica única da berinjela é que ela alivia o desejo de fumar, a vitamina PP ajuda a dependência do fumo do tabaco.

O stress e a insônia também são tratadas se consumir frequentemente a berinjela. Contém magnésio e vitaminas do complexo B.

A berinjela cozida é muito útil para as grávidas pois contém ferro e cobre.

No oriente ela é considerada como um vegetal da longevidade. As mulheres orientais amam esse vegetal não por seu efeito curativo, mas por ser capaz de oferecer um efeito rejuvenescedor, melhora o tônus da pele suaviza rugas e da elasticidade a pele.

Benefícios da berinjela para o coração

Para pessoas com hipertensão o melhor é uma infusão da casca seca de berinjela.

Os benefícios para o coração e os vasos sanguíneos são evidentes, uma vez que não só normaliza a  pressão arterial, mas a mantém em um nível ideal.

O consumo da berinjela é útil para a prevenção e o tratamento da aterosclerose. Ela ajuda a reduzir o colesterol.

Também possui um leve efeito diurético.

Tratamentos com a berinjela

A polpa da berinjela possui uma grande quantidade de potássio, que da um ritmo cardíaco normal. A composição da berinjela contém vitamina C, PP, B, B2, caroteno, magnésio, cálcio, cobalto, manganês, sódio, potássio, ferro e fósforo.

Ela também é recomendada para quem sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), graças ao manganês e o zinco que fortalece os vasos sanguíneos, especialmente os vasos do cérebro.

As pessoas que sofrem de doenças das articulações, devem incluir na sua dieta a berinjela para o seu tratamento. A berinjela fortalece os ossos que é muito bom para as pessoas idosas.

Uso da berinjela para os dentes

A berinjela possui um efeito de reforço e revitalização sobre os dentes. Pessoas que tem muitos problemas com os dentes – cáries, doença periodontal, estomatite, úlceras na boca, é recomendado do uso da berinjela.

Danos causados pela berinjela

As propriedades prejudiciais da berinjela tem casado muita discussão, por exemplo não se deve comer a berinjela sobreamadurecida, porque contém uma grande quantidade de solanina que pode causar uma grave intoxicação.

Sintomas da intoxicação da solanina: cólicas, falta de ar, náuseas, vômito, diarreia, convulsões e comportamento violento.

Uma observação interessante: Nas variedades brancas da berinjela, não é formado a solanina ou é mais raro. Mas contudo não é recomendado que se consoma ela muito madura.

Também não é recomendado que se como crua.

Berinjela em cosmetologia e dermatologia

Máscaras caseiras feitas com a berinjela torna a pele mais elástica, clareia manchas escuras, hidrata e tonifica. A acne pode ser tratada com o uso de uma decocção das folas e do caule da berinjela com um pouco de mel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!