Benefícios do chá de camomila 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
3,302 views

Vamos falar hoje sobre os benefícios do chá de camomila de todas as suas qualidades e também de sua contraindicação.Tratamentos de doenças com o chá de camomila, Benefícios do chá de camomila para os diabéticos, Chá de camomila para menstruação

Composição do chá de camomila

A camomila é uma erva medicinal que ficou conhecida a muitos anos atrás, e muitos tem notado que essa planta tem um efeito positivo sobre o sistema nervoso, fazendo com que a pessoa fique clama e tenha um sono tranquilo.

A camomila possui uma composição rica contendo multivitaminas, flavonoides, proteínas,  pectina, ascórbico e também óleos essenciais.

Os benefícios do chá de camomila

Após uma série de estudo foi comprovado que a camomila tem propriedades sedativas.

O chá de camomila é bom para:

  • redução da ansiedade
  • melhor qualidade do sono
  • melhora da concentração

Os médicos recomendam o consumo do chá de camomila de 3-4 xícaras ao dia, em caso de pânico ou medo, em um momento de muita ansiedade, ataques de raiva e pesadelos.

O chá também é bom para fortalecer o sistema imunológico, alguns testes mostraram que bebendo 5 xícaras de chá de camomila durante o dia por duas semanas isso já trará um resultado positivo ao corpo fortalecendo então o sistema imunológico.

Tratamentos de doenças com o chá de camomila

O chá de camomila é bom para o tratamento do trato gastrointestinal e também em:

  • úlcera
  • gastrite
  • doença hepática crônica
  • microflora intestinal prejudicada
  • pedras na vesícula biliar
  • tratamento da conjuntivite se usado como loção

O chá também é benéfico para as pessoas que usam medicamentos a base de ácido acetilsalicílico

Benefícios do chá de camomila para os diabéticos

Esse chá é benéfico para pacientes com diabetes tipo II, é capaz de reduzir o nível de glicose no sangue podendo prevenir complicações decorrentes da diabetes.

Ele também é benéfico no tratamento da gripe, bronquite, dor de garganta e outras doenças respiratórias.

O chá de camomila tem expectorante e propriedades analgésicas, é também usado para fazer inalação.

Chá de camomila para menstruação

é recomendado essa bebida para mulheres que sofrem com dores menstruais, o nível elevado do aminoácido glicina é capaz de reduzir essas dores.

Chá de camomila para perda de peso

Para a perda de peso esse chá é ótimo, bebendo diariamente pode-se perder até 4 quilos por mês.

Isso acontece por causa das propriedades diuréticas e pelo fato que as pessoas com muito estresse tendem a comer muito e o chá de camomila alivia essa condição é claro não esquecendo das atividades físicas e da alimentação saudável.

O chá de camomila pode ser usado tanto internamente quanto externamente para o tratamento de assaduras, eczema e dermatite.

Desinfetante bucal

Em caso de aftas e úlceras na boca é recomendado que se faça bochechos. É recomendado também misturar a camomila a sálvia e lavar a boca até seis vezes ao dia.

Não se sabe ainda todas as propriedades úteis do chá de camomila, ela ainda continua a surpreender os cientistas por sua utilização.

Usar essa bebida em forma de compressa é bom para aliviar a dor lombar, também é usado para hemorroidas, dor de cabeça e dor de dente. A camomila é muito utilizada em cosméticos tanto para o tratamento da pele quanto dos cabelos.

Chá de camomila para mulheres grávidas

Quando a mulher está grávida ele quer sempre o melhor tanto para proteger a nova vida que esta sendo gerada dentro dela e também que seja bom para ela. Mas se deve ter atenção porque o uso de substâncias em excesso até mesmo as naturais podem causar danos.

O chá de camomila pode ajudar a grávida a lidar com a toxemia, apatia, depressão, dores de cabeça e dor de estômago.

O chá de ervas de camomila pode ajudar no tratamento de lesões na pele, pode ser utilizada também para aliviar a tenção, os espasmos e constipação.

Contraindicação para grávidas

As gravidas não podem beber o chá de camomila em excesso porque pode causar um parto prematuro e até mesmo o aborto.

Apesar de calmante o abuso do chá pode causar tonturas, os médicos recomendam que as grávidas não tomem mais de duas xícaras por dia mas bem fraco e não diariamente.

Chá de camomila para crianças

O chá de camomila ajuda a crianças com dor no abdômen, em resfriados e quando começa a dentição. Ajuda na hora de dormir tornando o bebe mais calmo, melhora a digestão, alivia a cólica, diarreia, febre. Para crianças menores de 5 anos de idade o chá tem que ser diluído e não mais do que metade de um copo por dia.

Como preparar o chá de camomila

É melhor que se use as suas flores, pode-se dar um melhor sabor misturando a outras ervas como citronela, hortelã, chá verde entre outros.

Receita de chá de camomila

Para o chá comum você vai precisar de: 200ml de água fervente e duas colheres de sopa de flor de camomila, espere 20 minutos e o chá já estará pronto.

Malefícios do chá de camomila

Qualquer bebida natural tem os seus inúmeros benefícios, mas infelizmente também podem conter nem que sejam poucos alguns malefícios.

Devem tomar cuidado aqueles que são propensos a terem reações alérgicas.

O abuso do chá de camomila pode causar dores de cabeça, diminuição do tônus muscular, pode causar também náuseas, vômitos e tosse.

Esse chá é extremamente proibido dar para pessoas com esquizofrenia e pessoas que sofrem de transtornos mentais.

A camomila é diurética por isso não é recomendado tomar em conjunto com medicamentos que também sejam diuréticos.

Se esta tomando algum remédio para a coagulação do sangue não é recomendável também tomar esse chá, pois afina o sangue.

Mas se você não tem nenhuma dessas contraindicações você pode começar já a tomar esse maravilhoso chá e ficar sempre saudável.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: