Benefícios do limão 

0
769 views

Os usos do limão, Propriedades medicinais do limão, Utilização na cosmetologiaVamos falar hoje sobre os benefícios do limão, falaremos também sobre alguns de seus malefícios, ele é muito bom no combate da gripe e infecções respiratórias, por isso vamos tentar passar o máximo de informações sobre os benefícios dessa fruta.

Dizem que o seu aparecimento foi no Cáucaso e na Ásia Central, embora muitos considerem que o seu surgimento foi na Índia e na China.

Todos os alimentos possuem efeitos positivos e negativos sobre o organismo e para comer uma fruta mais ácida é preciso saber a dose certa.

Composição e propriedades benéficas do limão

O limão é composto por pectina, óleos essenciais e bioflavonoides. Devido ao fato de que contribui para o da mucosa gástrica do suco digestivo e enzimas, melhora a absorção do cálcio e do ferro.

Ele também promove a excreção de substancias nocivas e toxinas. E apesar do seu gosto ácido ele reduz a acidez no estômago.

O elevado valor de vitamina C no limão ajuda a reforçar o sistema imune, aumenta o apetite e baixa o colesterol, também é possível usa-lo como um tônico.

No limão também estão presentes as vitaminas P e B que contribuem para o fortalecimentos dos vasos sanguíneos e melhora o sono.

Muitas vezes é usado como enxaguar a boca e a garganta. Mas deve-se lembrar que p suco do limão pode danificar o esmalte dos dentes, então esse procedimento deve ser feito com muito cuidado.

Utilização do limão

Com o limão é possível tratar constipações, gripes, dores de garganta e faringite.

O potássio, magnésio e o cálcio, assim como o caroteno e outras substâncias orgânicas contidas no limão irá ajuda-lo com os sintomas do resfriado.

A casaca do limão é bom para o tratamento da amidalite purulenta e inflamação do aparelho respiratório, nesses ocasiões é preciso mastigar a casca já que ela tem propriedades antibacterianas.

Os usos do limão

Acontece que devido a grande quantidade de substancias biologicamente ativas tanto o suco quanto a casca e a polpa trazem benefícios para o nosso corpo.

É também bom contra vírus  e micróbios, por conter vitamina A, C e flavonoides.

Protege as crianças do raquitismo e é bom para o crescimento delas por causa da vitamina D, e no organismo adulto trás um equilíbrio hormonal.

As substâncias que estão incluídas no limão podem melhorar o sistema imunológico, protege o corpo contra a formação de células cancerígenas normaliza o metabolismo e hormônios.

Para aquelas pessoas que estão constantemente trabalhando no computador, simplesmente é preciso comer uma fatia de limão por dia, pois a vitamina A que esta presente nele melhora a visão.

O ácido cítrico que é parte dessa fruta, não é só capaz de estimular a produção do suco gástrico e o aumento do apetite.
O óleo essencial produzido a partir desse fruto é usado na medicina e na indústria de cosméticos.

Sua composição contém substâncias úteis como a pectina, terpenos, taninos, cálcio, potássio, ferro e magnésio, que possuem um efeito benéfico sobre o trato digestivo.

Propriedades medicinais do limão

  • No frio: No outono e inverno ele é um excelente tratamento para gripes e resfriados, além do fato de ser recomendado usar em chás, os médicos frequentemente recomendam o ter sempre um limão fresco.
  • Tratamento da constipação: A presença de uma grande quantidade de fibras pode melhorar o apetite, o ácido cítrico estimula a secreção do aumento do suco gástrico, que ajuda na rápida digestão.
  • Anemia: Outra característica dessa fruta ácida é que o ferro que está presente em sua composição, ajuda a desenvolver o maior número de células vermelhas do sangue e o potássio fortalece as paredes dos vasos sanguíneos, portanto com a ajuda do limão pode curar a anemia.
  • Angina e inflamação das vias aéreas: As propriedades anti-inflamatórias do limão ajuda no tratamento de vários tipos de dores de garganta e inflamação de vias respiratórias.

Utilização na cosmetologia

O limão tem efeito benéfico sobre a pele, ele pode ser capaz de remover sardas e pode ser usado para acne.

Para reduzir marcas de idade, pode-se fazer máscara a partir dessa fruta, ele também pode ser usado para desinfetar machucados.

O limão é um bom estimulante para o crescimento do cabelo, melhora o couro cabeludo e pode ser adicionado a shampoo.

Loções que incluem o limão clareia e suaviza a pele.

Malefícios do limão

Como falamos no início desse artigo todo alimento pode trazer tanto benefícios quanto malefícios para o nosso corpo, por isso deve-se ter atenção ao seu consumo. Comer excessivamente essa fruta pode causar uma reação alérgica a frutas cítricas.

Quando está com uma forte dor de garganta, deve-se ter cuidado ao consumir o limão, pois pode causar danos, pois pode queimar a laringe.

Os mesmo cuidados devem ser tomados quando for usa-lo como enxaguante oral, com o uso excessivo pode danificar o esmalte dos dentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!