Benefícios do mamão 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
2,132 views

Vamos falar hoje sobre os benefícios do mamão, falaremos das suas propriedades úteis e também de algumas contraindicações.Composição do mamão, Benefícios do mamão para a saúde, Propriedades medicinais do mamão

De acordo com alguns cientistas o mamão tem origem no sul do México, onde esse alimento era usado pelos Astecas e pelos Maias, essa fruta ficou conhecida na Europa após a descoberta da América.

O nome papaia foi devido ao sabor único que remetia um pouco ao melão. Outro nome também era de fruta-pão, pois quando cozido o mamão exalava um cheiro parecido com o de um pão que tinha acabado de ter sido feito.

Onde se pode usar o mamão

Existem inúmeras receitas com o mamão, na maioria das vezes ele é comido cru, mas pode ser usado em saladas, em conjunto com diversas frutas e também com queijos.

O mamão pode ser usado em cozido de carne com legumes, a semente do mamão também pode ser usado como condimento e tem um sabor parecido com o da pimenta preta.

O mamão possui poucas calorias cerca de 39 cal. por 100g, por isso os nutricionistas sempre recomendam essa fruta para quem está em processo de perda de peso.

Propriedades úteis do mamão

O mamão é composto por vitaminas, uma grande quantidade de minerais que são necessários para o nosso corpo, glicose e frutose. Se for somado ao seu baixo teor calórico essa fruta é indispensável para recuperar o corpo após uma doença e também para fortalecer o sistema imunológico como um todo.

O mamão também possui níveis baixos de gordura e carboidrato, por isso é muito recomendado para quem está fazendo dieta ou tem hábitos alimentares restritos.

Composição do mamão

100g de mamão é composto de: 88,  5g de água, 8g de hidrato de carbono, 0,5g de proteínas e gorduras, e também vitaminas B (B1, B2,B3, B6, B9)

E as vitaminas A, K, E, C, também fazem parte da composição do mamão em conjunto com alguns minerais, potássio, manganês, ferro, cálcio, sódio, magnésio, fósforo, zinco e cloro.

Benefícios do mamão para a saúde

Com uma grande quantidade de enzimas o mamão ajuda o intestino a digerir a carne e se livrar da indigestão.

Devido ao alto teor de fibras o mamão pode ajudar a reduzir o nível de colesterol no sangue. Também pode ser evitado o envelhecimento precoce com o consumo do mamão, pois ele é antioxidante que retarda o processo de envelhecimento.

Ele ajuda no combate de vermes, giárdia uma ameba intestinal, existe um extrato que é preparado a partir da folha do mamão e das suas sementes, e também o uso frequente dessa fruta ajudará a se livrar da prisão de ventre e infecções no cólon e ajudará a purifica-la do muco e do pus.

O mamão também tem propriedades anti-inflamatórias e anticâncer e o consumo de frequente do mamão vai ajuda-lo a se livrar de parasitas no intestino.

Propriedades medicinais do mamão

O mamão é capaz de reduzir o efeito do excesso de ácido no estômago, portanto é benéfico para pessoas com azia e gastrite.

Pessoas com diabetes tipo I também devem incluir em sua dieta o mamão, pois ele é capaz de produzir insulina no corpo, você também pode usar essa fruta como um antipirético, devido ao alto teor de ácido salicílico.

O mamão ajuda a melhorar o sistema imunológico, é recomendado comer no outono, para prevenir o contágio com doenças respiratórias agudas e influenza.

Por causa das suas propriedades anti-inflamatórias essa fruta também ajuda a pessoas que querem reduzir a dor por causa da artrite ou da osteoporose.

Comer mamão cru também é muito bom para as mulheres, pois ajuda a melhorar os distúrbios menstruais. Desde os tempos antigos sabe-se que na Índia e no Siri Lanka usavam mamão verde como contraceptivo.

Uso do mamão na medicina popular

A sua estrutura é composta por enzimas que normaliza o ritmo cardíaco e tem um efeito no sistema cardiovascular como um todo.

As enzimas que estão presentes no mamão são capazes de intensificar a regeneração do tecido conjuntivo.

A sua polpa é usada na medicina popular para o tratamento de feridas na pele para a cicatrização e também em queimaduras.

Mamão para fins cosméticos

A polpa do mamão ajuda a clarear a pele, por isso em muitos cremes ou loções de clareamento possuem extrato de papaia. A enzima do mamão ajuda a eliminar a células mortas, que dá uma aparência de pele fresca e limpa.

Uma máscara feita a partir do mamão ajuda a abrir os poros e limpar a pele, ajuda também a se livrar da acne.

O óleo de papaia é usado para restaurar os cabelos e ajuda também no controle da caspa.

Essa fruta também é usada para tratar a dor na lombar, as substancias contidas no mamão ajudam a restaurar o tecido conjuntivo nos discos intervertebrais.

O consumo regular do mamão ajuda a regular o funcionamento do fígado e normaliza os níveis de açúcar no sangue.

Purifica o organismo eliminando os parasitas e também remove toxinas. Previne também da cárie e doenças periodontal.

Perigos do mamão para a saúde humana

Os perigos que o mamão pode apresentar para a saúde humana ainda não são muito conhecidos, mas como em alguns frutos verdes o mamão pode causar alergia e irritação na pele por causa do látex que pode ser toxico.

Comer o mamão em excesso também pode causar amarelidão na pele, embora isso não seja tão prejudicial.

Contraindicações do mamão

Pessoas propensas a reações alérgicas devem tomar cuidado com o consumo excessivo dessa fruta. O suco de fruta verde e suco de mamão podem conter substâncias nocivas. Em particular o alcalóide karpain.

O karpain em doses muito grandes pois pode causar intoxicação e reações alérgicas, podendo causar desordem no sistema digestivo.

Mas espero que tenham visto que os benefícios do mamão são muito maiores do que as suas contraindicações e se você não tem nenhuma doença muito grave e não possui nenhuma restrição, então você pode começar a incluir o mamão na sua dieta e ficar cada vez mais saudável aproveitando ao máximo todas as sua propriedades úteis.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: