Benefícios do manjericão 

0
1,509 views

bazilik-polza-i-vred-225x300Vamos falar hoje sobre os benefícios do manjericão, falaremos também de alguns de seus malefícios. Nos países orientais a planta é considerada sagrada, por conter um grande número de propriedades positivas.

Ele pode ser usado tanto para o uso medicinal, quanto para ser usado em algum prato delicioso, essa planta é adequada para todos os sentidos. Há muitos fatos interessantes sobre o manjericão, dizem que ele pode ser tão útil quanto prejudicial para a saúde humana.

Um pouco da sua história

O manjericão é conhecido há muito tempo, não só na Ásia, na Romênia por exemplo para ser visto como um bom pretendente o noivo levava um ramo dessa planta.

No antigo Egito ele era usado no embalsamento, foi considerado uma erva real.

Tipos de manjericão

  • Manjericão Tailandês – A planta tem tonalidades de verde e roxo
  • Mediterrâneo –  É o mais comum e tem sabor e tem um sabor picante
  • Asiático – tem cor bordô escuro e sabor que lembra o cravo
  • Manjericão limão – Possui um leve aroma que lembra o do limão

Com o desenvolvimento da sociedade, muitos desses tipos de manjericão podem ser encontrados nas lojas. O gosto dele também pode variar de amargo e um pouco apimentado quanto ter um agradável aroma de anis, por isso o manjericão é usado em muitas cozinhas pelo mundo.

Propriedades úteis

O manjericão é muito útil por causa da sua grande quantidade de nutrientes. As suas folhas contém substâncias como a rutina, caroteno, óleo vegetal, vitamina B2, K, A, óleo essencial, minerais, potássio, manganês, cobre e magnésio. Ele pode ser usado na cozinha, medicina e também na cosmetologia.

Como o manjericão pode ter um efeito positivo sobre o nosso corpo?

  • Com o seu uso regular ele melhora a estrutura das unhas, pele e vasos sanguíneos e as células são renovadas com mais rapidez.
  • A planta possui baixa caloria e composição rica em vitaminas e minerais, é recomendado para pessoas com obesidade ou para aqueles que estão de dieta. Ele ajuda a acelerar o metabolismo.
  • O manjericão também é recomendado para pessoas com litíase urinária, elimina a dor e é bom para quem tem pedras nos rins
  • O seu uso é recomendado depois de uma operação, uma vez que esta contido nele a vitamina K que promove uma rápida cicatrização das feridas.
  • Tem efeito calmante
  • Ajuda ativamente a restaurar o sistema imunológico

Usos do manjericão

  • O manjericão é muito útil para o sistema cardiovascular
  • Pode ser usado no tratamento da dor de cabeça
  • Loções feitas através da decocção do manjericão ajuda a limpar a pele e a se livrar da acne
  • Essa planta fortalece os cabelos, por isso é tão usada em shampoos
  • Em doenças inflamatórias do aparelho respiratório, é muito útil para fazer inalações com óleos essenciais do manjericão. Também diminui a inflamação da rinite e pode até mesmo parar com os ataques de asma.
  • O chá de manjericão pode até mesmo dar mais animo do que um café forte

Tratamentos e usos do manjericão na medicina popular

-Ele é muito usado para fazer banhos nos pés afetados por fungos.

-O manjericão é considerado um antibiótico natural e contribui para a restauração do tecido pulmonar, mesmo usado no tratamento da tuberculose.

-Ele tem um excelente efeito antibacteriano, é capaz de desinfetar a boca, evitando assim cáries e mal hálito. Além de contribuir para a cura mais rápida de pequenas feridas na boca.

-Também pode ser usado para doenças como a conjuntivite.

Cozimento

Essa erva é muito usada na culinária por todo o mundo, é ideal para sopas, carnes, saladas e até mesmo sobremesas. É também muito usado na pizza italiana e também pode ser utilizado seco.

Benefícios do manjericão para os homens

Ele é muito bom para a potencia masculina, aumentando o desejo sexual. Também aumenta a circulação do sangue para todos os órgãos do corpo.

Sabe-se que os homens são mais propensos ao estresse, ele facilmente combate a fadiga, a insônia e fortalece o sistema nervoso, ele também melhora a concentração.

Benefícios do manjericão para as mulheres

Para as mulheres o manjericão também traz benefícios, mas ele deve ser usado com moderação. Para as mulheres que estão amamentando não é recomendado o manjericão, mas há uma ligeira exceção quando as mulheres produzem pouco leite.

Em quantidades moderadas sob a forma de chá suas folhas podem provocar um bom fluxo de leite, mas antes de tudo é preciso procurar um médico.

Malefícios do manjericão

Apesar de conter muitos benefícios ele também possui alguns malefícios, porque até mesmo o alimento mais saudável pode vir a causar algum dano.

-O manjericão não é recomendado para as grávidas. Também deve ser usado limitadamente pelos diabéticos, pessoas com epilepsia, trombose e hipertensão.

-Algumas pessoas são intolerantes aos óleos essenciais, como nele está contido consequentemente vai fazer mal a eles.

Precauções e contraindicações

-Para evitar complicações não é recomendado para crianças com idade pré-escolar que são alérgicas a diversos alimentos.

-A utilização de grandes quantidades do manjericão pode provocar distúrbios gastrointestinais e inflamação das membranas mucosas.

Além disso o manjericão fresco deve ser usado com cautela.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!