Benefícios do pêssego 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
1,811 views

Composição do pêssego, Benefícios do pêssego, Pêssego para emagrecimento 

A sabedoria oriental diz que o pêssego é sinônimo de longevidade e juventude, e hoje nós vamos descobrir com mais detalhes os benefícios do pêssego.

As pêssegos crescem em árvores da família rosaceae e é considerado uma das mais importantes frutas subtropicais de países com clima temperado.

História do pêssego

Os pêssegos foram cultivados na Ásia central e no Irã. Por causa do seu sabor e suculência essa fruto ficou famoso em todo o mundo.

A Pérsia obteve esse nome porque existia um belo monte com jardins e muitas árvores com pêssegos.

Variedades dos pêssegos

Existem diferentes variedades de pêssegos e você pode distingui-los pela sua cor, sabor e o lugar aonde ele foi cultivado. A polpa de um pêssego maduro pode ter diferentes cores, do branco ao amarelo brilhante ou rosa.

Quase todas as variedades de pêssegos são semelhantes na sua forma, com algumas poucas exceções, vamos ver algumas de suas variedades:

  • Pêssego chinês: São mais achatados, amadurece mais rápido.
  • Pêssego sul da China: Fruto oval com a extremidade mais pontuda, tem um sabor amargo-doce.
  • Pêssego espanhol: Possui a polpa amarela e firme, demora mais para amadurecer.
  • Pêssego norte da China: Fruta com a polpa branca.
  •  Pêssego persa: Possui a polpa grande e amarela.
  • Pêssego da Crimeia: Fruta pequena, tem sabor de mel e muito suculenta.

Composição do pêssego

A maior vantagem é que o pêssego é muito saudável e é muito saboroso, possui a pele aveludada e polpa suculenta. O pêssego é capaz de curar doenças, prolongar a juventude e dar mais vitalidade.

Eles são composto de 80% de água e 14% de sacarose. É uma fruta útil por causa da sua composição química, com a combinação de  ácidos minerais e vitaminas.

Sais de ácido tartárico, ácido málico e cítrico, potássio e magnésio, ferro e fósforo, manganês, cobre, zinco e selênio. Todos esses elementos estão presentes no pêssego, mas também contém caroteno, vitaminas C, D, E, K e PP.

Além do caroço do pêssego conter a mais rara vitamina B17 e o óleo de amêndoa amarga, assim essa fruta inteira é boa para a nossa saúde.

Benefícios do pêssego

Muitos médicos incentivam o consumo do pêssego e do suco do pêssego no verão, pois dizem que leva ao paciente a manter a força e a saturação do corpo com vitaminas. Mais a medicina popular foi ainda mais longe, onde não são usados apenas as frutas, mas também mas as flores e folhas da sua árvore.

Por exemplo alguns copos de decocção com folhas de pêssego tomados diariamente alivia a constipação e os gases e as sementes do pêssego são usadas como anti-helmíntico.

As flores frescas tem propriedades diuréticas, infusões com sementes de pêssegos são usadas para resfriados. O óleo de pêssego também é extremamente útil é usado para fins médicos e por industrias de alimentos.

Pêssego para emagrecimento

O pêssego é considerado um produto dietético, então você pode comer esse fruto quando está fazendo uma dieta. Essa fruta é útil para as mulheres por causa do seu baixo teor calórico. Em um pêssego de médio porte possui apenas 35 calorias. Para todos que desejam perder peso, não deve deixar de incluir essa fruta na sua dieta, pelo menos de 3-4 pêssegos por dia.

O pêssego consegue balancear a quantidade necessária de gordura e enriquece o corpo com vitaminas e minerais essenciais. Ele também melhora o humor, a memória e a atenção.

O pêssego contém sais de magnésio, que ajuda a reduzir o stress, é muito  útil em doenças do coração e arritmia.

Propriedades medicinais do pêssego

O pêssego possui uma incrível lista de propriedades medicinais, essa fruta contém uma enorme quantidade de potássio que é bom para a saúde e ela também fortalece o sistema imunológico.

O pêssego é recomendado para pacientes com gota, reumatismo, doenças do fígado, vesícula biliar e rins.

Benefícios do pêssego durante a gravidez

Os pediatras a muito tempo já incluem o pêssego na dieta das crianças com sete meses de idade. O pêssego é muito bom para as gravidas.

O ácido fólico contribui para o desenvolvimento, a fixação e o funcionamento correto da placenta e ajuda na formação do sistema nervoso do bebê.

Além disso o pêssego na gravidez, principalmente nos momentos iniciais, ajuda a lidar com a toxemia, náuseas e sacia a sede.

Benefícios do pêssego para a saúde

Os maiores benefícios do pêssego, são que ele contém muitas vitaminas, minerais e antioxidantes. Devido ao betacaroteno contido nele e as vitaminas A e C ajuda a preservar a visão e o aparecimento da catarata.

Os pêssegos frescos são bons para a anemia, são recomendados para a recuperação intestinal, baixa acidez e outras doenças do estômago.

Ele promove a remoção das toxinas no corpo, também contém uma grande quantidade de fibras, regula a atividade do intestino.

Todas essas propriedades úteis do pêssego ajudam na digestão. A polpa do pêssego melhora e limpa a pele. Alguns esteticistas recomendam o uso de uma máscara da polpa do pêssego com amido para retirar o brilho da pele.

Pêssego para a saúde

Quem come pêssego não sofre de doenças cardíacas, doença vascular, esquecimento, demência, porque essa fruta contém uma grande quantidade de potássio e fósforo. Estes elementos não só melhoram o funcionamento do cérebro, mas melhora a parede vascular.

Assim as propriedades benéficas do pêssego para a saúde das mulheres, crianças, grávidas, adolescente e também idosos. Comer pêssego prolonga a juventude e da uma vida mais saudável.

Danos do pêssego

Surpreendentemente até mesmo frutas deliciosas e saudáveis como o pêssego podem apresentar alguns danos.

O pêssego é prejudicial para pessoas que sofrem com a diabetes, ou pelo menos não é recomendado o uso excessivo, pois ele contém uma grande quantidade de açúcar e hidratos de carbono.

Para pessoas que tem muita acidez no estomago o consumo dessa fruta deve ser reduzido ou tirado da dieta. O excesso do consumo do pêssego no mesmo dia pode levar até mesmo uma pessoa saudável a ter distúrbios intestinais.

Essa fruta também deve ser consumida com cuidado por pessoas propensas a terem alergias. E se deve ter muito cuidado ao escolher o seu fruto no mercado, não se deve come-lo estragado.

Riscos do pêssego

O maior risco do pêssego é quando ele é cultivado com produtos químicos.

Como posso saber se existe produto químico no pêssego? Pelo seu caroço, se ele estiver muito irregular e seco, foi usado muitos produtos químicos.

O uso desse pêssegos não são recomendados. As gravidas que possuem um histórico de doenças endócrinas, doenças do fígado e alergia ao pólen, também não são recomendados o consumo do pêssego.

Como se pode notar, o pêssego é prejudicial apenas para pessoas que já possuem certos tipos doenças.

E eu aconselho a você a comer mais frutas e se manter cada vez mais saudável, e sempre lembrar que qualquer coisa até mesmo natural não deve ser consumida em excesso, para evitar maiores problemas. E se você gostou desse artigo leia mais aqui no nosso portal do autodesenvolvimento sobre os benefícios da pera e de muitos outros alimentos.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: