Início Portal de formação e autodesenvolvimentoСiênciaMedicina → Benefícios dos óleos essenciais 

Benefícios dos óleos essenciais 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
477 views

Versatilidades das propriedades benéficas dos óleos essenciais, Como são produzidos os óleos essenciais, Propriedades curativas dos óleos essenciaisCada óleo essencial é único por causa das suas propriedades benéficas, bem estar e cada um possui suas características únicas.

Eles podem ser usados em vários campos, como na aromaterapia, cosméticos,  adicionada a água, no banho ou na sauna.

Os óleos essenciais também são muito úteis quando usados em uma solução para inalação em doenças respiratórias.

História da utilização dos óleos essenciais

As propriedades benéficas dos óleos essenciais já vem sendo usadas a muito tempo, existem documentos que comprovam a utilização deles a 2700 a.C. na China, Egito, Índia e Grécia.

Até mesmo a Cleópatra fazia uso do óleo essencial de rosas e Hipócrates, considerado o pai da medicina, recomendava a utilização das propriedades benéficas dos óleos essenciais para massagem. Na Idade Média a produção dos óleos essenciais era feita pelos monges, onde eram usados em várias bebidas terapêuticas.

Óleo essencial natural, acima de tudo

O indicador mais importante da eficácia de um óleo essencial é a sua naturalidade, apenas eles trazem benefícios sobre o corpo.

Versatilidades das propriedades benéficas dos óleos essenciais

Quase todos os óleos essenciais tem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antivirais. Possui um efeito benéfico sobre a condição física, estado de saúde e do espírito, melhora também a condição da pele e do cabelo e é bom também para o sistema imunitário.

Outra vantagem é usa-los junto com outros tratamentos, sem abandonar os medicamentos tradicionais prescritos pelo médico.

Além disso esses óleos tem sido usados até mesmo em alimentos.

Como são produzidos os óleos essenciais?

Hoje em dia os óleos essenciais são produzidos a partir de plantas, podemos encontrar essenciais de sândalo, anis, lavanda, eucalipto, cravo, hortelã, sálvia, dentre muitos outros.

Propriedades curativas dos óleos essenciais

Considerando os óleos essenciais mais populares para o seu uso e propriedades terapêuticas, o primeiro lugar do ranking estão o árvore do chá (Tea tree) e eucalipto.

Árvore do chá (Tea tree)

O óleo de tea tree ajuda a eliminar a inflamação, é antimicróbica e remove o brilho da pele.

Além disso ele é um excelente estimulador da atividade mental e ajuda a restaurar o corpo após o estresse, alivia a ansiedade e melhora a concentração.

Tomar um banho com esse é óleo restaura rapidamente o corpo, depois de muito esforço físico ou estresse emocional.

Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto também tem propriedades antibacterianas, antisséptica e pode ser utilizado em conjunto com o óleo essencial de tea tree. Ele também pode ser usado em loções de limpeza para remoção da maquiagem, vai ajudar a normalizar as glândulas sebáceas.

Os melhores e mais úteis óleos essenciais

Os óleos essenciais de rosmaninho, lavanda, limão, menta, bergamota, laranja, cravo, toranja, podem ser utilizados tanto em conjunto quanto separadamente.

O óleo essencial de rosmaninho, ajuda a reduzir o excesso de gordura, que por sua vez reduz a acne, ele pode ser usado tanto na forma pura – adicionando 3-5 gotas e como uma parte de máscaras e cremes.

Cítrico

Um grupo de óleos essenciais pode ser identificado como citrino, toranja, laranja, limão e bergamota.

Usados juntos ou separados eles combatem a inflamação da pele, proporcionando uma inflamação antisséptica e  bactericida e também ajuda com problemas de acne, tem um forte efeito anticelulite, estimula a regeneração das células da pele e é cheio de vitamina A.

Esse grupo pode ser utilizado quando são adicionados aos óleos de base e em cosméticos.

Hortelã

O uso do óleo essencial de hortelã da um efeito tônico e refrescante, melhora a aparência e elimina as manchas escuras.

Pare resumir deve-se notar que a sua utilização irá permitir com o uso frequente vai reduzir a utilização de medicamentos químicos.

A aromaterapia tem como principal objetivo o equilíbrio do corpo  e do espírito, assim como estimular as defesas naturais.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: