Benefícios e malefícios da água mineral 

0
4,829 views

Essa bebida excelente possui muitos minerais necessários para o ser humano, que são facilmente absorvidos pelo organismo.

Composição da água mineral

Para o funcionamento normal do corpo uma pessoa precisa manter o equilíbrio da água, que contribui para o melhoramento dos processos metabólicos das células. Deve-se notar que a composição química da água mineral esta dividido no seguinte tipos:

  • Bicarbonato ou água alcalina – Necessário para aqueles que estão ativamente envolvidos em esportes, tem efeito positivo sobre o corpo, com o uso pesado dos músculos, ajudando a restaurar a alcalinidade reserva do sangue. Reduz a acidez do suco gástrico e é recomendado para a azia.

A água mineral é benéfica para os diabéticos, para aqueles que sofrem de urolitíase, gota e pode ser usado em doenças infecciosas.

  • A água mineral sulfatada é bom para aqueles que tem doença no fígado e vesícula biliar, diabetes e obesidade. Ela ajuda a livrar o corpo das toxinas, pois tem um efeito laxante suave.

Esta água mineral não é recomendada para crianças e adolescentes, pois o sulfato pode inibir o crescimento ósseo.

  • Água mineral com cloro aumenta a atividade do intestino, fígado, trato biliar. É contraindicado para pessoas com pressão arterial elevada.
  • Magnésio, cálcio, sódio, água mineral tem um impacto positivo para pessoas em caso de stress, e está proibido para aqueles que são propensos a indigestão frequente.

Água mineral com gás esta dividida em: 

  • Sulfeto de hidrogênio
  • Carbono
  • Silício
  • Nitrogênio
  • Iodo
  • Brometo
  • Arsênico
  • Radioativo
  • Ferroso e outros

Assim a composição química base da água mineral é caracterizada por sais dissolvidos. Os principais saia são cálcio, sódio, magnésio, sulfato, cloro e hidrogênio. Em geral a água mineral contém uma pequena quantidade de quase toda a tabela periódica.

As propriedades terapêuticas da água ocorre devido a interação do dióxido de carbono. A presença dos elementos químicos, substâncias orgânicas e gases formam o efeito curativo da água mineral.

Classificação da água mineral

Do grau de mineralização, composição do gás, composição iônica, alcalinidade, temperatura e radioatividade da água, são assim que elas são classificadas.

Utilização da água mineral

Segundo os médicos os elementos químicos mais conhecidos da água mineral são o bromo, ferro, iodo, silicone e arsênico. Assim cada tipo de água mineral é útil para uma determinada doença.

Ao beber água mineral deve-se ter em conta as características individuais do organismo e do tipo de água.

A água contendo iões de bicarbonato é bom para o estomago e o intestino. A água mineral é eficaz na colite, gastrite, pancreatite, úlceras e diabetes.

A água iodada mineral ativa o metabolismo, tem efeito benéfico sobre o sistema nervoso e glândula tireoide. Ela contém silex que reduz a inflamação e alivia a tensão, é útil para pessoas que sofrem de problemas gastrointestinais.

Tomar banho de água mineral trás benefícios tanto internos quanto externos, aumenta a imunidade e melhora a saúde geral do corpo.

Perigos da água mineral

Quando compradas em lojas a água mineral contém dióxido de carbono, vale lembrar que o próprio gás não trás nenhum dano, mas quando combinado com a água faz com que o estômago estimule ativamente a secreção gástrica, causando distensão abdominal, flatulência e alto nível de acidez. Portanto aqueles que sofrem de úlcera, gastrite de alta acidez essa água não é recomendada.

Os médicos não recomendam a automedicação, pois a água mineral pode ser estritamente contraindicado em certos tipos de doenças.

Beber água mineral todos os dias pode causar uma overdose de sal no corpo, que posteriormente pode causar pedras no sistema biliar e urinário e o aparecimento de gota.

A água mineral é prejudicial quando usado como remédio para ressaca. Também não é recomendado beber água mineral em baixa temperatura pois pode causar flatulência, devido ao  elevado nível de dióxido de carbono.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!