Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeСomidaFrutas → Benefícios e malefícios da laranja 

Benefícios e malefícios da laranja 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
18,032 views

Laranja na medicina popular, Utilização da laranja na cosmetologia e aromaterapia, Laranja na culinária, Malefícios do consumo da laranja

Os benefícios e malefícios da laranja foram o motivo de muita pesquisa dos cientistas por um longo tempo. Além do mais a laranja é considerada o tipo mais popular de fruta cítrica, ela ganhou popularidade por causa de seu delicioso sabor e das suas propriedades benéficas que já são conhecidas desde os tempos antigos. Elas são amplamente utilizada na produção de cosméticos, na culinária, para a perda de peso e na medicina.

Os benefícios da laranja para a saúde

A laranja possui uma grande quantidade de vitamina C, sua polpa contém ácido ascórbico e ácido cítrico, que remoção de substancias nocivas do corpo, melhora o metabolismo e reforça a imunidade.

O consumo regular desta fruta impede o surgimento de constipação, ela também melhora p sistema digestivo, aumenta a função motora do cólon. As laranjas são ricas em vitaminas E, A e B, assim como o potássio, fósforo, magnésio, cálcio, ferro e zinco.

Propriedades medicinais da laranja

A laranja é rica em propriedades terapêuticas, é um antibiótico que fornece proteção contra a infecção.

Utilizando diariamente o sumo de laranja, faz com que tenha um risco bastante reduzido de doença cardiovascular, oclusão vascular, anemia e doença das articulações.

Graças ao seu alto teor de antioxidantes ajuda a eliminar o colesterol, ajudando também a prevenir acidente vascular cerebral (AVC), angina, ataque cardíaco e também reduz o risco de catarata.

O maior número de pectina esta presenta na parte branca, por isso não deve ser eliminado em sua preparação.

Para as pessoas que sofrem de pressão alta comece o seu dia com um copo de suco de laranja feito na hora, pois trará muitos benefícios.

O consumo da laranja também beneficia os homens, pois o ácido fólico que esta presente nela é bom para o esperma que pode prevenir futuros defeitos no feto.

O ácido fólico também é muito benéfico para as grávidas, no inicio da gravidez contribui para o desenvolvimento de todo o sistema vital do corpo e reduz o risco de defeitos congênitos.

Laranja na medicina popular

Desde os tempos antigos essa fruta é considerada curativa, veja aqui algumas receitas.

Quando esta sofrendo com constipação e infecção respiratória, para facilitar a respiração é bom fazer inalações com a casca da laranja.

Pedras e doenças crônicas da vesícula biliar é útil beber uma mistura feita de suco de laranja e limão, rabanete preto e também pode ser adoçado com mel.

Por ela eliminar as toxinas do corpo, a laranja é usada como um meio de aliviar os sintomas de abstinência do consumo excessivo do álcool. Recomenda-se beber o suco de laranja com uma gema de ovo fresco.

Utilização da laranja na cosmetologia e aromaterapia

A laranja é famosa por seus incríveis benefícios na cosmética, com o extrato de laranja é feito loções, shampoos, condicionadores e muitos outros. Mascaras que contenham ingredientes derivados da laranja (como a polpa e a casca), ajuda a tratar a pele seca, alimentando-a com vitaminas.

Os shampoos que contém óleo de laranja ajuda a eliminar o ressecamento do cabelo e prevenir a caspa.

O óleo essencial extraído a partir da casca da laranja tem efeito benéfico sobre o sistema nervoso. É amplamente utilizado na aromaterapia para tratar a insônia, hipertensão, histeria, ajuda a reduzir a frequência de crises epiléticas.

A sua casca bem seca é muito inflamável e pode ser utilizada para acender a churrasqueira por exemplo, além de eliminar um aroma agradável.

O cheiro da laranja repelo moscas, mosquitos, formigas, etc.

Laranja na culinária

O chá feito a partir da sua casaca ajuda a organizar o trabalho do sistema digestivo e nervoso, sacia a sede e alivia a fadiga.

O suco de laranja pode ser usado para fazer uma marinada, os cientistas dizem que as propriedades benéficas da laranja não são perdidas pela temperatura.

Malefícios do consumo da laranja

Junto com os incríveis benefícios da laranja vale notar alguns de seus malefícios que ela pode causar ao corpo.

Em primeiro lugar a laranja pode ser prejudicial pelo seu alto teor de vitamina C que pode causar reações alérgicas graves, por isso se você tem hipersensibilidade esse produto deve ser eliminado da sua dieta.

O consumo excessivo da laranja pode levar a diabetes.

Contraindicações

Deve-se ser lembrado que devido a elevada concentração de açúcar e ácidos ativos o consumo da laranja e contraindicado para pessoas que sofrem de várias formas de úlcera gástrica e duodenal, colite e enterite. Se possui colecistite e  hepatite não deve abusar de frutas com alta acidez. Neste caso o suco de laranja deve ser diluído com água.

Os óleos essenciais da laranja deve são contraindicados para o uso durante a gravidez e amamentação.

O abuso da laranja tem um impacto negativo sobre os dentes, o açúcar e os ácidos são muito prejudiciais ao esmalte dos dentes e aumentam a sua sensibilidade. Por isso é recomendado logo após o seu consumo lavar a boca com água.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: