Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeСomidaAlimento prejudicial → Benefícios e malefícios da semente de linhaça 

Benefícios e malefícios da semente de linhaça 

1 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
19,848 views

Doenças do sistema digestivo, Doenças cardiovasculares, Doenças oncológicas

Os benefícios da semente de linhaça já é conhecido desde os tempos antigos. Hipócrates foi considerado o descobridor das suas propriedades benéficas.

Nos anos 80 os nutricionistas de todo o mundo vem estudando ativamente as propriedades da linhaça como um produto natural e saudável para a saúde humana.

Hoje em dia a linhaça é muito usada para a perda de peso.

Valor nutricional e composição da semente de linhaça

A linhaça é composta de três tipos de ácidos graxos: Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9, nela há esses três elementos três vezes mais do que no óleo de peixe.

Elas são uma excelente fonte de fibras, o que aumentou, reduz o risco de câncer e tem efeito positivo sobre o sistema imunológico. Devido ao alto teor de polissacáridos a decocção da semente de linhaça tem efeito bactericida na gastrite e úlcera gástrica.

Ela possui vitamina A, E, B e F. Ela é uma importante fonte de vitamina F, ela esta envolvida no metabolismo da gordura e do colesterol (esta vitamina não é sintetizada pelo corpo). As vitaminas A e E (“vitaminas da juventude”), tem um efeito benéfico sobre a pele, graças a essas vitaminas que a linhaça vem sendo usada em uma variedade de cosméticos.

Uso da semente de linhaça na medicina popular

As propriedades curativas da semente de linhaça são amplamente utilizadas na medicina popular. Vamos ver como utilizar essa semente para diversas doenças.

Doenças do sistema digestivo

semena-lna1-300x191Para doenças do sistema digestivo é recomendado utilizar a decocção diária dessa semente, ele tem um efeito protetor sobre a membrana da mucosa do estômago e do esôfago e pode ser usado para o tratamento da úlcera e da gastrite.

Também é rica em celulose, ativa principalmente a atividade do intestino, ajuda aqueles que sofrem de constipação crônica. O consumo regular dessa semente ajuda a limpar o fígado, remove as toxinas do corpo e estimula a remoção de toxinas.

Doenças cardiovasculares

O ômega 3 que esta presente na semente de linhaça ajuda a reduzir os níveis do colesterol e pressão arterial. Tem sido usado também na prevenção e tratamento da aterosclerose, AVC, ataques cardíacos e trombose.

Doenças oncológicas

Essa semente contém dois componentes principais, reduzindo o risco de cânceres hormônio-dependentes, que é o ômega 3 e lignanas (um grupo de compostos fenólicos de origem vegetal).

Diabetes

As sementes de linhaça aumenta a insulina, também age na prevenção e tratamento da diabetes.

Doenças inflamatórias

O ômega 3 que esta presente nela aumenta a imunidade geral do organismo, o que impede o surgimento e o desenvolvimento de processos inflamatórios.

Na medicina popular a semente de linhaça também é conhecida como um expectorante. O consumo regular da semente de linhaça alivia a asma e ajuda a aliviar o fluxo de doenças alérgicas, melhora a função renal, da tireoide e normaliza o equilíbrio hormonal no corpo feminino.

Como consumir a linhaça

É aconselhável que se coma a linhaça logo após ter sido triturada, por causa da sua rápida oxidação.

É também recomendado que se consuma em jejum de manhã, também é bom se for adicionado em cereais, saladas de vegetais, com produtos lácteos, adicionado a bolos caseiros, etc. As sementes germinadas também são boas se forem misturadas com mel.

Dosagem:  É recomendado consumir pelo menos 5 gramas por dia. E pata efeitos de tratamento tomar pela manhã e a noite 2 colheres de sopa (mas não mais do que 50 gramas por dia). Mas claro que você deve consultar o seu médico antes.

Contraindicações e danos da semente de linhaça

Existe algumas contraindicações para o consumo da semente de linhaça, que pode prejudicar o corpo.

  • Elas não devem ser consumidos em grandes quantidades: uma colher de sopa por dia será suficiente, uma vez que ela contém uma grande quantidade de óleo, pode causar desconforto no fígado.
  • Para algumas pessoas a linhaça pode causar inchaço e flatulência, neste caso o consumo pode ser reduzido para uma colher de chá. Se os sintomas deve dar uma pausa.
  • Na presença de pedras na bexiga, pancreatite, coleciste, o uso da semente deve ser feito com muito cuidado, pode ter um forte efeito colerético.
  • Não é recomendado o seu consumo durante a gravidez e no aleitamento da criança.
  • Pode causar alergia em algumas pessoas

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Uma resposta ao Benefícios e malefícios da semente de linhaça 

  1. Miguel Alves da Rocha says:

    Ja consumi a linhaça, melhorou bastante a qualidade do sono. Ela começa fazer efeito 6 depois do seu consumo. Melhora o sono através da respiração profunda, oxigenando cérebro. O sono é bastante profundo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: