Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeСomidaLegumes → Benefícios e malefícios da Soja

Benefícios e malefícios da Soja

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
3,744 views

Molho de Soja, Leite de Soja, Queijo Tofu, Yuba, Farinha de Soja, Óleo de Soja, Missô, Natto, Sementes de SojaHoje em dia muitos alimentos contém soja em sua composição. Muitos nutricionistas tem opiniões divididas se a soja é benéfica ou não para saúde humana. Neste artigo vamos falar sobre a composição, as principais características e quais são os benefícios e malefícios da soja.

Quais são os benefícios da soja?

A soja praticamente não tem carboidratos, mas é muito rica em proteínas. A proteína da soja chega até em 50% isso é maior do que qualquer outro vegetal. Por isso a soja é mais usada para substituir alimentos de origem animal e enriquecer a dieta. Para os vegetarianos a soja é um dos principais produtos que contém proteína.

Ela também possui vitaminas essenciais para a saúde, Vitamina E, beta caroteno, vitaminas B1, B2, B3 e B6, PP, biotina e ácido fólico. A soja é rica em olegoelementos. Manganês. cobre, níquel, ferro e alumínio, também estão contidos nela. Além dos macronutrientes, potássio, fósforo, cálcio, silício, enxofre, entre outros, que fazem a soja ser útil para o ser humano.

Os grãos da soja não só contém uma grande quantidade de gordura e proteínas vegetais, fosfolípidios também estão contidos em grandes quantidades, que estimula a regeneração e reforça as membranas capilares, ajuda também na desintoxicação do fígado.

O ácido linoleico que esta presente nesse alimento é um ácido gordo poli saturado que não é produzido pelo organismo humano, ele vem do exterior através dos alimentos que impede a formação de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos.

Quais alimentos derivados da soja podemos encontrar?

Além da semente de soja natural, outros muitos alimentos estão presentes a soja, aqui está uma lista dos mais comuns.

Carne de Soja

A carne de soja é feita de farinha de soja e de óleo de soja. Devido ao elevado conteúdo de proteínas ele possui uma consistência semelhante, ela é um substituto vegetal para a carne real.

Molho de Soja

Esse molho é feito pela fermentação da soja. Tem a cor caramelo escuro, aroma doce e é bem salgado.

A grande vantagem do molho de soja é a sua capacidade de realçar o sabor dos alimentos. Esse molho pode ser usado na preparação de pratos principais, saladas e molhos.

Leite de Soja

O leite de soja é uma bebida natural com sabor suave. Depois de algumas horas de molho a soja é moída e fica como um pure, depois é fervida e filtrada, e já está pronto para o consumo.

Esse leite é uma boa substituição para pessoa intolerantes a lactose.

Queijo Tofu

O queijo tofu é feito através da fermentação do leite de soja. Esse queijo absorve facilmente o sabor de especiarias e condimentos.

Yuba

Na superfície do leite fervido de soja é produzido uma película, pode ser tanto comido fresco como seco.

Farinha de Soja

A farinha de soja é feito através do processo de secagem dos grãos para depois moer. Como a soja essa ferinha está repleta de proteínas, também contém uma grande quantidade de fibras, que limpa as toxinas do intestino humano.

A farinha de soja pode ser usada no cozimento e para a fabricação de salsichas, cereais. Ela não reduz a massa após a preparação.

Óleo de Soja

Este óleo contém grandes quantidades de vitaminas e minerais. O óleo de soja refinado é bom para frituras, assim como qualquer outro óleo vegetal.

Os óleos geralmente possuem uma grande influencia sobre o organismo humano.

Missô

É uma pasta de soja feita através da fermentação dos grão. Essa fermentação trás vitaminas e minerais muito importantes e necessárias.

Natto

Grão de soja fermentado, ele possui um sabor salgado específico e se parece com um liquido pegajoso, viscoso.
Nem todas as pessoas gostam do cheiro dos grãos fermentados, ele pode variar de sutil, a forte como a amônia.

Sementes de Soja

Sementes de grão de soja germinados contém grande número de nutrientes, vitaminas e minerais. Durante a germinação dos grão são ativas todas as propriedades mais úteis da soja. Mas seu uso deve ser feito com cuidado, pois pode se tornar perigoso.

O que é útil na soja?

Os alimentos feitos a partir da soja podem ser usados para pessoas com intolerância alimentar a proteína animal.

Também é útil para pessoas com doenças cardiovasculares, doença cardíaca coronária, aterosclerose, hipertensão. A soja reduz o mal colesterol e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Ela também é útil para diabéticos, para pessoas que sofrem de obesidade. A lectina de soja é muito boa para as células do cérebro, excelente para a memória e concentração.

Com o auxílio da lecitina os médicos estão lutando contra doenças como Parkinson e doença de Huntington.

Benefícios da soja para as mulheres

A soja é conhecido por ter um alto teor de isoflavona, muitos semelhante ao hormônio estrogênio. Ele ajuda a aumentar o templo do ciclo que por sua vez, de acordo com alguns cientistas reduz o risco de câncer de mama.

A falta de hormônio feminino durante a menopausa provoca o aparecimento de osteoporose. A isoflavona ajuda as mulheres na menopausa, fortalece os ossos e é útil para ondas de calor, sudorese e alterações de humor.

Malefícios da Soja

Maionese, massas, doces e tortas, salsichas, a lista de alimentos pode ser enorme, em algumas etiquetas pode vir escrito como proteína vegetal.

Produtos feitos a partir da soja pode ter um valor mais baixo.

O abuso da soja afeta o sistema endócrino. As substâncias contidas na soja podem inibir a ação da glâmdula da tireoide.

Os feijões de soja não são recomendados para serem incluídos na dieta das crianças com menos de três anos, devido a ocorrência de alergias. Ela também pode levar a puberdade prematuramente em meninas e em meninos pode acontecer tarde de mais. Também não é recomendado o consumo da soja para mulheres no primeiro trimestre da gravidez.

Os médicos também acreditam que propriedades contidas no ácido oxálico pode desencadear o desenvolvimento de litíase urinária.

O maior perigo está na soja geneticamente modificada.

Consumir ou não a soja?

Se você não é alérgico ou tem qualquer doença em que esse produto possa ser prejudicial, ela pode ser introduzida a sua dieta.

O consumo adequado e não abusivo dela não irá prejudicar a sua saúde. Especialmente os vegetarianos precisam de produtos feitos de soja devido a grande quantidade de proteínas.

O uso com moderação da soja pode ajudar a saturar o seu corpo com vitaminas e nutrientes.

O mais importante é tentar usar produtos naturais em vez dos químicos, porque a natureza possui tudo necessário para satisfazer a sua necessidade.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: