Início Portal de formação e autodesenvolvimentoСiênciaMedicina → Benefícios e malefícios das verduras 

Benefícios e malefícios das verduras 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
5,218 views

Verduras para fins medicinais, Antibiótico natural, Verdura para a normalização do intestino

Neste artigo quero mostrar-lhes os benefícios e os malefícios das verduras. Elas são muito usadas principalmente para tempero do prato e para decora-lo. Mas nem todos sabem os benefícios que podem nos trazer.

Elas podem ser ainda mais benéficas do que as frutas e os legumes, mas muitas pessoas não ligam muito para elas.

Tipos de verduras frescas

Existe uma grande quantidade de verduras, aqui estão listados os mais encontrados na nossa cozinha:

  • Cebolinha
  • Salsa
  • Endro
  • Aipo
  • Alface
  • Espinafre
  • Alho
  • Manjericão

Propriedades úteis das verduras

Vamos falar sobre os benefícios das verduras e das suas propriedades benéficas. Como podemos ver, existem muitos tipos diferentes delas e cada uma possui um efeito benéficos sobre o nosso corpo.

As verduras desde os tempos antigos vem sendo usado em cosméticos e na medicina. Elas contém todos os nutrientes que precisamos. Nutre o sistema endócrino e contribui para a regulação da homeostase, também contém uma grande quantidade de proteína, que ao contrario da proteína animal, não causa o câncer.

Nas verduras também está presente oito aminoácidos. Mas nela também esta presente a fibra, ela é necessária para o corpo, pois ajuda a as toxinas do intestino. Se o corpo não possui bastante fibra então a pessoa pode ter envelhecimento precoce.

Nelas esta presente a clorofila e é rica em oxigênio, estudos científicos tem provado que é improvável existem doenças nas quais é impossível melhorar por meio da clorofila. A clorofila é necessária para o tratamento e prevenção do câncer.

A mais de 75 anos atrás o químico Otto warburg ganhou o prêmio Nobel por suas pesquisas, ele descobriu que nenhum vírus patogênico, bactérias ou fungos não podem viver na presença do oxigênio, o que isso significa? O fato de que todos esses vírus, bactérias e fungos aparecem nos locais em que do organismo nos quais chegam pouco oxigênio. Ele atribuiu esse fenômeno ao PH nos fluidos corporais humanos.

Verduras para fins medicinais

Antibiótico natural

As verduras não são somente úteis para levar ao nosso corpo as vitaminas, mas também é bactericida e antioxidante. Os óleos essenciais contidos no endro, salsinha e outras verduras tem forte ação antimicrobiana e anti-inflamatória. O coentro é chamado de antibiótico natural. Muitos medicamentos são feitos a base de verduras.

Verdura para a normalização do intestino

As ervas são usadas para fins medicinais, e como agentes terapêuticos são usados as partes comestíveis da planta. Por exemplo a erva doce é usada para a flatulência, e também pode ser usado até mesmo para a criança com cólica intestinal. A salsa e o coentro tem efeito contra os gases, diminuem as cólicas intestinais e normaliza o processo digestivo.

Rins e bexiga

A salsa também é um meio de combater a inflamação da bexiga e dos rins, pode também acelerar a cicatrização.

Aditivo alimentar

Nas verduras, podem ser usadas como um suplemento alimentar. A clorofila, que da a pigmentação verde, reduz consideravelmente o risco de câncer de cólon.

Malefícios da verdura

A pesar de suas propriedades úteis as verduras podem causar alguns danos ao corpo, pois em alguns casos a sua utilização deve ser feita com cuidado. Então quais danos a verdura pode causar?

Pessoas que sofrem de gastrite, síndrome do intestino irritável, não deve come-las fresca, porque as folhas e o talo, são especialmente difíceis para as enzimas digestivas, é melhor usar as ervas frescas durante o cozimento. Muitas verduras contém uma quantidade importante de ácido oxálico, esse sais é fracamente solúvel e pode formar pedras nos rins. Produtos lácteos contém cálcio, que reage com o ácido oxálico e com isso reduz a absorção para a corrente sanguínea.

Se tiver pancreatite é bom limitar o consumo das verduras, , especialmente as muito condimentadas como o coentro ou picantes como a mostarda e o alho poró.

Não é recomendado o consumo da salsa durante a gravidez, algumas folhas na salada não fará mal algum, mas fazer vitaminas pode ter consequências indesejáveis como o aborto e o nascimento prematuro.

Como lavar as verduras antes de servir

Na maioria das vezes nós nem mesmo passamos no modo de lavar as verduras antes de servir, mas não devemos nos esquecer que elas estão sujas e não higienizando corretamente pode nos fazer mais mal do que bem.

Elas devem ser lavadas com água corrente e depois deixadas em imersão com um pouco de vinagre ou limão.

Como conservar as verduras

Vamos entender como armazenar a verdura fresca, para que não se perca as suas propriedades benéficas, também não é recomendado que as guarde por um longo tempo.

1. As verduras devem ser mantidas na geladeira, melhor que seja em um saco plástico e nele você pode fazer alguns furinhos para a ventilação.

2. O manjericão e o coentro são muito sensíveis e são mais bem preservados em uma jarra com água, como as flores.

3. Além disso elas podem ser armazenadas em um recipiente a vácuo, como o ar é retirado os alimentos não são oxidados e pode ser armazenado por mais tempo, o ponto negativo é que esses saco podem ser um pouco caro.

Agora você já aprendeu um pouco mais sobre os benefícios e os malefícios que as verduras podem trazer para o nosso corpo, mas lembre-se que apesar de serem muito úteis para o nosso corpo tudo deve ser usado com moderação.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: