Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúde → Benefícios e malefícios do azeite 

Benefícios e malefícios do azeite 

2 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
5,664 views

 Uso do azeite na cosmética, Malefícios e contraindicações

O azeite é amplamente utilizado para nutrição, cosmética e também na medicina. Falaremos hoje sobre os benefícios e os malefícios do azeite, assim como algumas contraindicações do seu uso.

É usado como base na preparação de medicamentos, cremes e sabonetes. Graças ao seu sabor especial o azeite tem um lugar especial na culinária.

Como escolher um azeite?

O melhor azeite é o presado a frio, ou seja na sua extração não foi submetido a nenhum tratamento térmico. Por esse método ele ainda mantém grande parte de suas propriedades úteis.

Azeite refinado – É o óleo que foi submetido a um tratamento físico-químico. Esse processo torna possível eliminar o odor forte e reduzir a acidez do produto original.

Como verificar o azeite?

Para verificar a qualidade do azeite de oliva que você comprou você deve coloca-lo na geladeira a uma temperatura de cerca de 5 graus deve haver uma ligeira turvação e cristalização.

Vai engrossar e ter uma cor branca leitosa. Quando volta a uma temperatura mais quente ele volta ao seu estado normal e recupera a sua cor.

Propriedades benéficas do azeite

As propriedades benéficas do azeite o tornam indispensável em várias fases da vida.

Nele há grandes quantidades de vitamina A, D e E, alto teor de polifenóis que é um oxidante muito forte. Também há grande quantidade de ácido oleico, esse ácido monoinsaturados, ajuda a reduzir o colesterol, entupimento dos vasos sanguíneos e ajuda a manter o colesterol bom necessário para o corpo.

Uso do azeite de oliva na medicina

Este é um ótimo produto para a saúde, que já vem sendo utilizado a milhares de anos.

  • Para melhorar a função hepática, use o azeite de oliva em jejum assim ajuda a eliminar as toxinas e estimula o pâncreas, função hepática e vesícula biliar.
  • Para melhorar a digestão. Suavemente envolve membranas mucosas do trato gastrointestinal que ajuda na digestão, estimula a atividade do estomago e do intestino. Consumindo uma colher de sobremesa de azeite em jejum, após três meses irá ver uma melhorar na digestão e da gastrite.
  • O azeite tem um efeito laxante suave.
  • O azeite de oliva também é bom quando há dor de ouvido, colocando um pouco do azeite morno em um algodão dentro do ouvido, mas sem fazer muita pressão.
  • É encontrado no azeite de oliva um ácido graxo monoinsaturado, previne a formação de coágulos sanguíneos, também protege contra ataques cardíacos e derrames.

Três ou quatro colheres de sopa de azeite por dia é benéfico para o coração.

  • As propriedades benéficas do azeite são importantes para as mulheres grávidas para a formação dos ossos e do cérebro do feto.
  • O azeite de oliva pode ajudar a combater a tosse. Tomar duas colheres de chá pela manhã e a noite pode ajudar no resfriado.
  • Esfregar óleo de azeite infundido com flores de camomila ajuda nas dores das articulações. Ferva 200g de azeite e adicione 30 gramas de camomila, deixe descansar por 15 minutos  e passe sobre a área dolorida.
  • Ele também é muito usado no tratamento de feridas.
  • A hemorroidas também tem uma melhora quando usado a proporção de 1:1 de azeite e mel e aplicado com um algodão por 10 minutos 2 a 3 vezes por dia.
  • Uma mistura de sal e azeite é bom para pessoas que tem halitose. Duas colheres de sopa de azeite e meia colher de chá de sal marinho. Enxaguar bem até que o óleo na boca não esteja esbranquiçado.
  • As propriedades benéficas desse produto são usadas para eliminar as toxinas do corpo. Com uma mistura do azeite com o mel.

 Uso do azeite na cosmética

As suas incríveis propriedades levaram a popularidade do uso do azeite nos cosméticos. Claro que você pode comprar produtos fabricados com ele ou pode você mesmo criar um cosmético natural, para cuidados pessoais.

 Malefícios e contraindicações

Como qualquer alimento, mesmo os mais saudáveis se não usado da maneira correta pode causar alguns malefícios a saúde. Como qualquer outro óleo, quando frito perde muitas de suas propriedades benéficas.

Ele possui efeito colerético, portanto para quem tem colecistite e inflamação da vesícula biliar, esse produto deve ser consumido com cautela. Especialmente com o estômago vazio.

Mas como vimos o azeite trás inúmeros benefícios a saúde, mas ao comprar seu azeite também deve-se olhar cuidadosamente o rótulo, para escolher o melhor produto para se manter sempre saudável.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

respostas (2) em Benefícios e malefícios do azeite 

  1. Fábio says:

    No texto acima, no último parágrafo, onde se lê: “Mas como vimos o azeite trás inúmeros malefícios a saúde,” não é correto afirmar tau coisa!

    • Muslim Muslim says:

      Sim, você esta correto, acabei trocando benéficos por maléficos, na hora da revisão passou despercebido, obrigada por comunicar, já foi corrigido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: