Benefícios e malefícios do café 

0
12,354 views

O café é uma das bebidas mais populares em todo o mundo, mas há sempre um questionamento intenso sobre os benefícios e os malefícios do café. Benefícios do café, Café para a diabetes, Propriedades úteis do café para o emagrecimento

As pessoas estão sempre divididas uns dizem que são grandes os seus benefícios, já outros insistem em dizer o contrario que ele trás mais malefícios, mas vamos então descobrir mais sobre ele.

As origens do café

Se olharmos para a história, não está clara a origem do café, mas é atribuído as primeiras civilizações do Oriente Médio. Diz a lenda que pastores Etíopes foram os primeiros a descobrirem o grão no mundo. Mas não existe uma prova concreta sobre isso, por isso os cientistas não acreditam muito nessa versão.

Apesar de aproximadamente no século 15 ele começou a ser usado nos mosteiros do Iêmen, e em seguida no século 19 foi para a Europa. E a partir dai que começou o estudo sobre as propriedades nocivas e úteis do café e se ele trás mais benefícios ou malefícios.

Benefícios e malefícios da cafeína

Deve-se notar que o café contém cerca de 1500mg por litro de cafeína, a cafeína tem propriedades psicoativas, capazes de estimular o sistema nervoso.

A cafeína acelera o coração e amenta a pressão arterial. Em doses moderadas a cafeína tem efeito benéfico, aumenta atividade física e mental, eliminado a sensação de fadiga e sonolência.

Mas o efeito revigorante da cafeína passa em algumas horas, e a pessoa volta a se sentir cansada.

Um dos lados nocivos da cafeína, consumido 1000mg ou mais por dia, isso resultara no esgotamento das células nervosas e que eventualmente pode provocar uma dependência. Dose de 10g de café podem levar a morte.

Benefícios do café

Os fãs do café, dizem que não conseguem ficar de manhã sem tomar pelo menos uma xícara de café, então acredito que um dos benefícios do café está em sua ação revigorante.

Cientistas dizem que duas xícaras de café por dia reduz o risco de câncer, como o:

  • Câncer de pâncreas
  • Câncer retal
  • Câncer de cólon
  • Câncer de fígado

Além disso, os médicos afirmam que as propriedades úteis do café podem ser capazes de prevenir a doença de Parkinson. As mulheres devem consumir menos café do que os homens.

Café para a diabetes

O café previne o aparecimento de diabetes nos homens, as mulheres podem ter um efeito um pouco menor, por causa dos efeitos diferentes que essa bebida trás para o organismo feminino e masculino.

O uso do café no tratamento de doenças da medicina alternativa

Estudos científicos revelam que o café reduz o risco das seguintes doenças:

  • Colelitíase
  • Aterosclerose
  • Ataque cardíaco
  • Enxaqueca
  • Hipertensão
  • Cirrose do fígado
  • Asma
  • Colesterol alto

Propriedades úteis do café para o emagrecimento

Graças a sua ação estimulante o café acelera a queima de gordura e redução de peso. Uma xícara de café enquanto você se exercita, ajuda a queimar calorias, ou seja, uma nutrição adequada, combinada com exercícios físicos e uma dose moderada de café é benéfico para o emagrecimento e dará um excelente resultado para alcançar um corpo mais saudável.

O café também possui um efeito benéfico para a digestão, pois ele possui um efeito laxante suave.

Não esquecendo dos benefícios do café na medicina, a cafeína presente nele é usado em doenças do sistema nervoso central, por exemplo intoxicação por drogas ou veneno, também em doenças infecciosas.

Malefícios do café

Agora considere o mal que  café pode trazer ao homem, a primeira coisa que podemos dizer é que essa bebida pode levar a dependência, por isso é muitas vezes comparada a uma droga, se quiser saber se esta dependente ou não, tente parar de consumi-lo por pelo menos uma semana.

Como determinar a dependência do café?

Se você acha que existe uma dependência, ela é acompanhada dos seguintes sintomas:

  • Dores musculares
  • Náuseas frequentes
  • Mal humor, sensação de depressão ou depressão
  • Irritabilidade sem causa
  • Constante sensação de fadiga e sonolência
  • Dor de cabeça

O vício no café leva a pessoa a usa-lo ao longo do dia em grandes quantidades, assim o sistema nervoso fica a todo tempo em excitação, ficando em constante tensão, o que esgota as células nervosas, causando um mau funcionamento de todo o organismo.

Consequências do consumo excessivo do café

Grandes quantidades de cafeína podem desencadear o aparecimento de vários tipos de psicose, paranoia e até mesmo a epilepsia. E também uma grande quantidade de café forte pode causa agressividade.

O café trás danos a atividade cardíaca. A cafeína pode aumentar a pressão arterial, mas esse efeito é de curta duração.

Contraindicações do café

Pessoas que tem problemas com a atividade cardiovascular, como a hipertensão, doença cardíaca coronária, etc. devem ter cuidado com o uso dessa bebida, ou devem abandona-la completamente.

Para atividade cardiovascular, você precisa prestar atenção ao seu peso, nutrição e atividade física e a quantidade de café que é contraindicado nessa doença.

A forma da sua preparação também é importante, preparado na máquina é muito mais útil do que feita através de infusão.

Perigos do café

O café também possui outras propriedades nocivas, ele retira do corpo alguns elementos úteis como o sódio, potássio, magnésio, cálcio e vitaminas B1 e B6.

Se não tiver cálcio suficiente no corpo pode afetar o dentes e os ossos, e a probabilidade do desenvolvimento de osteoartrite.

O desequilíbrio no corpo de magnésio e cálcio, provocam dores frequentes nas costas e no pescoço. A deficiência de vitamina B1 e B6 irá causar problemas com o fornecimento de sangue no cérebro. Levando a dores de cabeça frequentes e consequentemente a irritabilidade.

Danos do café a gestantes

É estritamente proibido para mulheres grávidas beberem café, pois aumenta consideravelmente o risco de morte fetal. O bebe também pode nascer com menos peso do que o ideal, pode começar a dentição tardia, existem crianças que nascem com dependência de cafeína.

Os perigos do café para as crianças são:

  • Incontinência urinária
  • Aumento da ansiedade e medos irracionais
  • Frequentes mudanças de humor, choro, agressividade
  • Espasmos, contrações musculares involuntárias frequentes

Café é útil ou prejudicial para se beber?

Concluindo os benefícios e os malefícios do café, pode-se notar que essa bebida deve ser ingerida tomando por base o estado do seu corpo.

Não se esqueça que a cafeína é primeiramente uma droga, não é uma substancia inofensiva. Ela é útil em pequenas quantidades. Hoje os cientistas concordam com que cada organismo reage de uma maneira diferente a essa bebida, umas podem receber muitos benefícios e outras somente prejuízos.

Pela minha própria experiência é sempre melhor combinar uma boa alimentação com exercícios, e sempre procurar um equilíbrio, então você será sempre saudável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!