Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeСomidaLacticínios → Benefícios e malefícios do iogurte

Benefícios e malefícios do iogurte

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
9,622 views

 

Trataremos hoje sobre os benefícios e os malefícios do iogurte, falaremos sobre o seu efeito antienvelhecimento com o uso de máscaras feitas a partir dele e ao final compartilharei uma receita de iogurte natural muito saborosa e saudável.Malefícios do iogurte, Iogurte na dieta, Posso consumir iogurte após a refeição, Iogurte a noite

História do iogurte

Para entender sobre as propriedades benéficas do iogurte deve-se primeiro conhecer a sua história.

Há milhares de anos esse produto já é conhecido, que acreditasse ter origem nos Balcãs.

Há uma história também que diz que quando os pastores começaram a se alimentar com leite de animais domesticados armazenavam em vasilhas feitas de barro, o leite ficava exposto a altas temperaturas do deserto que acabava levando a sua fermentação e virava um tipo de iogurte.

Benefícios do iogurte

Possui uma grande quantidade de vitamina D, cálcio, lactobacilos e micronutrientes.

Em média após os trinta anos perde-se 1% de cálcio, por isso é recomendado beber pelo menos um copo de leite e derivados, inclusive o iogurte. Pelo fato também de conter vitamina D, que ajuda a absorver melhor o cálcio.

Os lactobacilos vivos contribuem para melhora da microflora intestinal e assim melhora a digestão.

Também possui baixo teor de gordura 1- 2%, isso é exatamente a taxa de gordura que é recomendada para usar a proporção de proteínas, gorduras e hidratos de carbono.

Sua composição possui uma proteína chamada lactoferrina, que fortalece os ossos, assim pode ser recomendada para doenças como a osteoporose.

O iogurte também é muito bom para o sistema cardiovascular, ajuda a reduzir o mau colesterol, e assim impede o desenvolvimento de aterosclerose e enfarte.

Malefícios do iogurte

O iogurte pode causar danos se for consumido em grandes quantidades, tente manter o controle na sua dieta, uma grande quantidade de cálcio pode levar a espasmos musculares.

Doenças que precisam manter a baixa acidez no estômago o iogurte também é contraindicado.

O iogurte congelado perde uma boa quantidade de cálcio, bactérias do ácido lático e vitaminas. Resumindo, quase todas as suas propriedades úteis.

Iogurte na dieta

Muitas pessoas pensam em usar o iogurte na dieta, já que além de delicioso é muito nutritivo, por isso não trará nenhum prejuízo a saúde. Adicionando-o na sua dieta aumentará o seu valor calórico diário.

Apesar das propriedades úteis dos elementos ainda vivos, e que contém uma grande quantidade de nutrientes e hidratos de carbono, proteínas e gorduras, todas essas substancias tem um alto teor de calorias.

Posso consumir iogurte após a refeição?

O iogurte após a refeição, como uma sobremesa, não vale a pena, porque o cálcio contido nele inibe a ação do ferro, por isso evite consumi-lo para que não venha a inibir a ação de outros nutrientes.

Também muitos médicos aconselham a não beber ou comer nada em um período de 1h a 2h após a refeição.

Iogurte a noite

Não é recomendado consumir iogurte a noite, porque contém uma grande quantidade de carboidratos, então para dormir melhor é melhor não beber.

Máscara de iogurte para o rosto

A máscara feita a partir do iogurte é muito benéfica para o rosto.

Veja como fazer:

  1. Primeiro você deve fazer um peeling para limpar a pele. Escolha a melhor forma para você, podendo usar um óleo vegetal com açúcar por exemplo.

Faça uma esfoliação, para retirar as células mortas, aumentando também o fluxo sanguíneo.

  1. Depois de ter esfoliado e limpado o rosto você deve aplicar o iogurte, deixe no rosto de 5 a 10 minutos. Esse processo também proporciona o surgimento de novas células.
  2. Depois é só enxaguar

Receita de iogurte caseiro

Essa é uma receita simples de iogurte caseiro.

Você vai precisar de iogurte natural e um litro de leite.

Ferva o leite e com ele ainda quente acrescente uma colher de iogurte. Coloque a mistura em um local quente por 5 a 6 horas.

Além disso também é possível encontrar fermento especial para fazer iogurte natural em casa.

Como escolher o melhor iogurte

Se você comprar um iogurte no mercado ele não vai ser tão útil, mas pelo menos você deve prestar atenção na embalagem. Note se ele não tem conservantes, as bactérias do ácido lático não devem ser inferior a 1 ml por 1000000.

A temperatura de armazenagem deve ser de 2 a 4 graus. Não compre se estiver em um local quente.

Bom agora você já sabe os benefícios e os malefícios do iogurte pode usa-lo da melhor maneira para trazem muitos benefícios a sua saúde.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: