Benefícios e malefícios do óleo de mostarda 

0
4317

Você aprenderá nesse artigo os benefícios e os malefícios do óleo de mostarda, ele não é muito popular entre os outros óleos vegetais, pode ser pelo fato de ele ter um sabor muito picante, mas seu sabor depende da qualidade da semente e da variedade que usaram para produzir esse óleo.

O óleo de mostarda pode ser usada nas seguintes doenças, Uso do óleo de mostarda nos cosméticos, Óleo de mostarda na culinária

Fabricação do óleo de mostarda

O óleo de mostarda é obtido através de prensagem a frio da sua semente, que dependendo de sua variedade pode conter de 35% a 50% de óleo. As sementes de mostarda preta dão um óleo em um tom de amarelo claro, já o da semente branca o resultado é um óleo de cor amarelo vivo e um sabor picante.

Ele pode ser usado na preparação de diversos pratos e não só salgados, também pode ser usado em sobremesas.

Mas além do uso na cozinha ele também é usado na medicina, cosmética e dermatologia.

Quais os usos do óleo de mostarda?

Como em muitos óleos vegetais esse óleo também contém ácidos graxos, como ômega 3 e 6, que muito bom para o nosso corpo.

Para o homem ele possui efeito benéfico sobre o coração, contribui para a normalização do metabolismo e regularização dos níveis hormonais.

Com o seu uso regular ele reduz os níveis do colesterol, reduzindo assim o risco de aterosclerose e de complicações de doenças cardiovasculares.

O óleo de mostarda contém grande quantidade de vitaminas

  • Vitamina A é essencial para a saúde e prevenção de doenças nos olhos, da pele, para a cicatrização da pele e sua renovação natural e fortalece o sistema imunológico.
  • A Vitamina D é essencial para o crescimento normal e reparação do tecido ósseo.
  • A Vitamina E é considerada como sendo um meio de proteger o corpo de fatores nocivos e envelhecimento prematuro.
  • Deve-se notar que o teor de vitamina D e E no óleo de semente de mostarda é muito maior do que no de girassol.
  • A vitamina B (B3, B4 e B6) são necessárias para o funcionamento normal do sistema reprodutivo nervoso, digestivo, além de fazer parte do processo metabólico do corpo.

O óleo de mostarda possui substâncias biologicamente ativas, como o fitosteróis, clorofila, óleo essencial, dentre outros. Essas substâncias são benéficas para o funcionamento de todo o organismo, é antibacteriana, tem efeito anti-inflamatório, antitumoral, e isso explica o grande uso desse óleo na medicina.

Deve-se dar uma maior atenção ao fato de que o óleo de mostarda reduz os níveis de glicose no sangue e melhora a condição dos vasos, que é muito importante para pessoas com diabetes.

O óleo de mostarda pode ser usada nas seguintes doenças:

No sistema cardiovascular – Aterosclerose, doença cardíaca coronária, hipertensão, entre outros. Também é benéfica para a anemia, coagulação sanguínea e diabetes.

Câncer de próstata, hiperplasia prostática benigna, prostatite.

No sistema nervoso – esclerose múltipla, perda de memória, etc. Também é bom para visão.

Para a pele – psoríase, eczema, dermatite, etc.

É benéfico também para infertilidade.

Para os ossos – artrite, reumatismo, ciática, etc.

Assim vemos que os benefícios do óleo de mostarda são realmente muito grandes, e pode ser aplicado em diversas áreas com resultados surpreendentes.

Uso do óleo de mostarda nos cosméticos

O grande uso do óleo de mostarda na cosmética é devido a sua composição rica.

É também muito usado em produtos para cabelo, fortalecendo e melhorando a condição geral do cabelo, é bom também contra queda e envelhecimento.

Esse óleo pode ser aplicado na raiz do cabelo, fazendo massagens circulares com as pontas dos dedos, para acelerar o crescimento.

Também pode ser usado como um excelente condicionador, aplicando uma boa quantidade na palma da mão e depois espalhar por todo o cabelo, coloque uma touca de banho e deixe agir por oito horas, é recomendável que faça isso antes de dormir, depois deve lavar muito bem o cabelo.

Óleo de mostarda na culinária

Na França é usado em sopas e saladas e também na panificação. Na Ásia é usado em pratos com vegetais, carne e peixe cozido. Também quando usado para preparar frango assado deixa a carne mais suculenta e saborosa. Também pode ser usado como um conservante.

Óleo de mostarda para perder peso

O óleo de mostarda contém vários ácidos graxos (ácido erúcico, ácido oleico, linoleico, etc) que contribui para a perda de peso.

Apesar do alto teor calórico o óleo de mostarda pode ser usado para a perda de peso, para isso é necessário toma uma colher de sopa com o estômago vazio, meia hora antes das refeições.

Mas nem todos conseguem consumir esse óleo puro, neste caso ele pode ser usado em saladas, sopas, adicionado a vegetais e carnes.

Ele também é conhecido por seu efeito de aquecimento, isso faz com que melhore a circulação sanguínea, relaxa os músculos e ajuda a se livrar da insônia.

Contraindicações do óleo de mostarda

Pessoas que sofrem de inflamatórias do trato gastrointestinal (gastrite, úlcera gástrica, úlcera duodenal, entre outras.) Elevada acidez do suco gástrico, assim como doenças do fígado, vias biliares e do pâncreas, não é recomendado usar esse óleo nos alimentos.

E claro se você for alérgico a mostarda é melhor não fazer uso desse óleo. Pessoas com a pele sensível devem tomar cuidado para a aplicação externa dele não fazer mal a saúde.

Não é necessário usa-lo em grandes quantidades, para saturar o corpo com substâncias úteis é suficiente adicionar aos alimentos 1- ½ colher de sopa por dia.

Como outros óleos vegetais ele possui teor calórico elevado, as pessoas que sofrem de obesidade devem ficar atentas a isso.

Resumindo podemos dizer que o óleo de mostarda é muito benéfico e praticamente não tem contraindicações, e suas propriedades úteis são realmente impressionantes.

Compartilhe:Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on VKShare on Google+Share on Tumblr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!