Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeСomidaBagas → Chá de romã benefícios e malefícios

Chá de romã benefícios e malefícios

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
6,716 views

Polza-i-vred-granatovogo-4aia

No Oriente a romã é considerada o rainha dentre todas as frutas e bagas, graças a uma enorme quantidade de vitaminas que nela esta contida. Eles gostam muito de usa-la em sua forma pura, mas também quando consumida como chá tem um sabor incomparável.

Vamos então falar sobre o chá de romã terapêutico e também dos seus benefícios e malefícios.

Um pouco da história

É  considerado que na Ásia Central foi quando ela foi descoberta, ela possui um sabor doce e azedo, crescendo em árvores baixas.

Muitos acreditam que a romã é uma fruta, quando na verdade é uma baga.

Ela já é conhecida pela humanidade desde os tempos antigos, suas propriedades benéficas já eram conhecidas na Roma antiga onde era chamada de maçã granulada e no Oriente Médio.

Os benefícios do chá de romã

São muitos os benefícios da chá de romã, uma das vantagens é que pode se usar não apenas a fruta, mas também suas folhas, flores, cascas.

Esse chá possui as vitaminas C, B1, B2, B6, B15, PP, também manganês, fósforo, alumínio, magnésio, cromo, cálcio, cobre, entre outros, todas essas vitaminas e minerais presentes no chá de romã faz com que ele melhore a sua saúde, deixando cheio de força e energia.

Propriedades curativas do chá de romã

Esse chá tem um poderoso poder de cura, como por exemplo:

  • Remove os processos inflamatórios no caso de doença nos rins, olhos, fígado, orelhas e articulações.
  • Melhora o processo metabólico do corpo, simultaneamente retirando do corpo as toxinas.
  • Previne doenças do estômago e dos intestinos, melhorando assim o apetite.
  • Fortalece os músculos cardíacos devido ao teor de potássio.
  • Aumenta a hemoglobina e previne a anemia.
  • É especialmente importante para pessoas que vivem na zona de ações radioativas ou para quem trabalha com isso.
  • É usado para a prevenção de constipações, é capaz de resistir a infecções virais

Quando feito o chá a partir de suas cascas, ela possui um efeito adstringente, que é útil em caso de diarreia, colite e enterocolite. Também é especialmente útil para quem está sofrendo de dor de garganta, estomatite e gengivite, ele também ajuda a restaurar o equilíbrio hormonal.

Propriedades úteis do chá de romã

Ele pode ser usado como um analgésico para dor no estômago e também é diurético. Também é capaz de retardar o processo de envelhecimento, fortalecer o coração e é benéfico para o sangue.

Graças as vitaminas do complexo B, essa bebida melhora a visão e a memória e estimula o sistema nervoso. A presença da vitamina E tem efeito benéfico sobre a psique e o emocional de uma pessoa.

A semente de romã possui um elemento como o boro, e é necessário para os ossos. Por isso ajuda em doenças como a osteoporose, artrite, etc. O boro é um elemento anticancerígeno, portanto uma infusão feita com a romã pode ajudar a prevenir o câncer.

O chá de romã tomado assim que foi feito também pode a normalizar a glândula da tireoide, como a baga contém iodo, aumenta significativamente a concentração e melhora o desempenho do cérebro.

A romã possui um efeito positivo sobre o órgão sexual masculino e feminino, para as mulheres é útil na menopausa, quando há doenças no ovário, em períodos menstruais desregulares e dolorosos, para os homens ajuda a melhorar a potência e reduz o risco de doenças inflamatórias da próstata.

E ainda para as mulheres ajuda a prevenir o câncer de mama, que infelizmente é acometido a muitas mulheres.

Benefícios do chá de romã na gravidez

Durante a gravidez a mulher sente a deficiência de ferro, e alguns médicos recomendam as mulheres comerem romã, seu suco ou chá feito a partir dele e ainda assim não perde todas as propriedades benéficas da romã.

Deve-se lembrar que esse é um dos melhores frutos para a estabilização da hemoglobina, que é importante para as gravidas, além da presença do ácido fólico, que é de extrema importância para as mulheres no primeiro trimestre da gravidez, quando o bebê está se formando.

Malefícios do chá de romã

Não se deve abusar dessa bebida, apesar de seus enormes benefícios. A casca da romã contém uma pequena quantidade de alcaloides que são tóxicos.

Se tomado em excesso pode causar tonturas, salto repentino da pressão arterial, pode entrar em convulsão, ter problemas na visão e náusea, também pode deteriorar os dentes.

Contraindicações

O chá de romã é contraindicado para pessoas que possuam úlcera gástrica e úlcera duodenal. Não é recomendado consumir se tem gastrite com alta acidez e pancreatite, pois possuem muitos ácidos, ela também pode provocar alergias.

Não se deve dar chá de romã a crianças com menos de um ano, até mesmo a sua fruta e suco. Por isso é sempre importante consultar um médico.

Como vimos até mesmo algo muito saudável pode ter suas contraindicações e malefícios em alguns casos, por isso não se deve abusar de qualquer alimento, para evitar problemas futuros.

Se você não tem contraindicações para o uso da romã, então consuma sem medo e encha o seu corpo com vitaminas e outros elementos benéficos para o corpo.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: