Como ser um líder

0
326 views

Liderança como marca pessoal, Dica de filme sobre liderança

O que torna alguém um líder?

Se digitarmos a palavra “líder” no Google, aparecem mais de 105.000.000 resultados. O termo é dono de inúmeras vertentes, mas praticamente todas levam a um só lugar: O consenso considera que para se tornar um líder, uma pessoa deve estar incluída em uma rede de pessoas e conseguir, por meio dela, unir diferentes perfis em uma ação conjunta, em torno de uma causa comum.

Ele coloca suas competências a serviço de suas visões, seus valores e seus objetivos; visualiza o futuro; mobiliza esforços e engaja as pessoas para o mesmo fim. Mas como ser um líder?

No futebol, por exemplo, o time que é líder do campeonato é “apenas” melhor que os outros, mas não que pra isso tenha ganhado de todos os times, e sim, foi o mais regular. O que pode variar de rodada para rodada… em raríssimas exceções o líder é o melhor de ponta a ponta.

Acima de tudo, um bom líder sabe para onde se dirige. Ninguém pode segui-lo se não souber para onde vai. Os melhores líderes sabem que só a direção não basta; eles são contadores de história, líderes de torcida e facilitadores. Uma das definições mais objetivas é de Jack Welch: “Ser líder é ajudar outras pessoas a crescer e a alcançar o sucesso”.

Mas ser um líder se limita a gestão de pessoas?

Claro que não! É, sobretudo, a gestão na base de conhecimento, do uso das informações. É a gestão do intangível, do conhecimento e da mobilização das pessoas para aplicar seu conhecimento para a mudança. Portanto, do líder se exige um conjunto de competências que permitam superar seus limites bem como um estilo capaz de orientar pessoas e influenciar ambientes.

Confira algumas atribuições que se espera de um líder de sucesso

-O líder comunica objetivos de forma a ganhar o comprometimento da equipe;

-O líder define padrões de alto desempenho, dando suporte para a equipe onde for cabível;

-O líder é antenado com o mundo exterior, para alimentar um ambiente propício à inovação.

Liderança como marca pessoal

Líderes, por muitas vezes tomam decisões difíceis, mas um importante ponto é a forma com que essas decisões são comunicadas e a positividade para administrar ambientes com cada vez maiores níveis de mudanças. Porém, nem tudo são flores… o líder tem que saber lidar também com a derrotas.

Para entender melhor essa vertente – vitória – preste atenção na história a seguir. Trata-se da disputa entre Roald Amundsen e Robert Scott pela conquista do Pólo Sul. O primeiro fincou a sua bandeira naquele que era considerado o “último lugar da terra a ser pisado pelo homem”.

O segundo estava a 580 km atrás, chegando ao destino 34 dias depois do “adversário”. Amundsen ganhou a disputa, se manteve vivo porque tinha o verdadeiro espírito de líder.

Sabia que só triunfaria se estivesse apoiado pelas melhores pessoas, se mantivesse a disciplina em momentos críticos, a diligência do foco, a dedicação no preparo minucioso da logística e se aprendesse com quem sabia mais. Jamais deixou de considerar a conquista do Pólo Sul como um objetivo, um foco! Já Scott era o oposto, o expoente de um não líder!

Entendeu? A liderança vem de dentro pra fora, buscando apoio nos outros, ajudando e sendo ajudado! Acima de tudo com muita humildade e pés no chão (=

Dica de filme sobre liderança

Entre os números filmes bons sobre liderança, destaca-se o best seller “Coach Carter – Treino para a Vida”.

Baseado em fatos reais, trata-se é uma grande lição de liderança. O longa conta a emocionante e inspiradora trajetória de um treinador chamado Ken, que resolve impedir seu time de basquete de jogar por causa do mau desempenho acadêmico. Por sua atitude, Ken é criticado e admirado por muitos e mostra aos jovens jogadores a importância de investir no futuro e em suas vidas.

Este filme é um grande modelo de como ser um líder, que conquista pelo exemplo de suas ações, e que inspira seus liderados a acreditarem em seus sonhos e darem valor à vida!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!