Composição fotográfica

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
440 views

A composição fotográfica é essencial para conseguir uma boa fotografia, composição significa também manter as coisas em ordem ou seja enfatizar o assunto principal e esconder ou disfarçar elemento que você não quer que apareçam na imagem.

Na maioria dos casos os elementos principais da fotografia ficam fora do centro, isso a deixa com uma aparência mais dinâmica.

Regra dos terços

Uma maneira simples de obter uma boa composição é usar a regra dos terços, que é dividir o quadro em grades, o Composição quadro dentro de quadro, Uso de sombras, Reflexoss pontos principais da imagem são colocados nas interseções dessas linhas, se na imagem tiver uma linha, posicione-as junto as linhas do jogo da velha.

O importante é antes de tirar a foto e fazer a composição é definir qual é o elemento chave que deve ser o destaque na fotografia e só assim procurar fazer o melhor enquadramento e tirar a foto.

Em fotos de paisagem, um dos pontos principais é o horizonte e para que ele tenha um bom equilíbrio faça com que ele coincida com a primeira linha do traçado.

Em retratos a regra é manter os olhos no terço superior.

Linhas

As linhas horizontais passam uma sensação de tranquilidade e calma, as verticais ressaltam a altura e dão a sensação de grandiosidade. As linhas diagonais e curvas conduzem o olhar do espectador para um ponto de interesse.

Composição quadro dentro de quadro

Uma outra forma de deixar a sua foto mais dinâmica e criativa é o uso de quadro sobre quadro, que nada mais é do que usar um elemento natural que está presente na cena e fotografar através dele, podendo usar por exemplo, colunas, grades da janela, etc.

Essa técnica também pode ser usada para esconder detalhes que possam roubar a atenção do foco principal e também é uma forma de dar mais profundidade porque cria uma outra camada a imagem.

Uso de sombras

As sombras tanto podem destacar detalhes da imagem quanto deixa-la um tanto quanto confusa, mas muitas vezes as sombras se tornam o motivo principal da foto dando uma forma tridimensional.

A forma mais comum de fotografar sombras é enquadrando-as de forma com que criem uma composição simétrica, mais para deixar a foto mais interessante seria, enquadrar a foto de uma forma com que a sombra fosse o destaque.

Reflexos

O modo com que as superfícies que as coisas absorvem e refletem a luz é o que nos permite vê-las, os reflexos também servem para iluminar certa áreas que de alguma forma ficariam escuras.

Mas algumas superfícies são tão boas que criam  a sua própria imagem, a água, o vidro, metal nos oferecem imagens bastante interessantes.

Os reflexos são melhores fotografados quando são iluminados de frente.

Silhuetas

 Composição quadro dentro de quadro, Uso de sombras, ReflexosA silhueta permite identificar o assunto na foto através do seu contorno, essas imagens são feitas usando um forte contraluz e com o fundo claro, mas para dar mais destaque a silhueta é bom não eliminar completamente todos os outros elementos da imagem e o contorno do motivo é o que nos faz identificar o que está na fotografia, se formos fotografar a silhueta de um rosto por exemplo é melhor que se fotografe de perfil, fazendo assim identificamos mais claramente do que se trata.

Criando profundidade com a distância

Para que a profundidade fique aparente na fotografia é preciso que os objetos estejam em distancias diferentes no quadro, o fotografo pode usar um primeiro plano, um fundo intermediário e um plano de fundo.

Então se não quiser que a sua imagem tenha uma aparência plana inclua elementos com diferentes distâncias.

A iluminação usada nas diferentes camadas também podem acentuar a distância entre elas ,como pro exemplo se o primeiro planos estiver escuro e o segundo bem iluminado isso acentua e cria um efeito mais forte do que se toda a imagem estivesse iluminada de uma maneira uniforme.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: