Início Portal de formação e autodesenvolvimentoSaúdeÁgua → Dicas para economizar água

Dicas para economizar água

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
545 views

Como podemos perceber vem faltando água no Brasil, em muitas regiões já estão fazendo até cortes de água em determinados dias e horários.

E infelizmente se não cuidarmos em pouco tempo vamos ter sérios problemas de falta de água, não só aqui mas no mundo inteiro.

Pesquisas apontam que 40% da população do planeta já sofre com a falta d’água, portanto é preciso tomar atitudes imediatas para tentar reverter um pouco essa situação, antes que seja muito tarde.

Não pense que somente o governo e as instituições é que devem fazer algo para isso mudar, todos nós precisamos, com essas dicas de como economizar água você irá se beneficiar e contribuirá para um planeta melhor não só  para você, mas para as futuras gerações.

Como economizar água

Com essas dicas simples você irá economizar bastante água e terá uma conta mais leve no final do mês e irá beneficiar também todo mundo.

Quando for tomar banho não fique esperando muito que a água esquente, entre de uma vez, é um pouco difícil nos dias de frio, mas vale a pena o sacrifício ou coloque uma bacia para coletar essa água fria que você poderá usa-la na descarga ou para lavar o quintal. Na hora que for se ensaboar ou passar o shampoo e o condicionador feche o chuveiro e depois abra de novo quando for retirar o produto isso vai te economizar 100 litros por banho.

Quando for escovar os dentes use um copo para enxaguar a boca, isso vai lhe economizar 3 litros de água. Para se barbear não deixe a torneira aberta, use a água só para retirar o produto.

Não dá para lavar a louça e deixar toda aquela água escorrendo, ensaboe primeiro toda a louça com a torneira fechada e depois lave tudo de uma vez.

A maquina de lavar roupas gasta aproximadamente 40 litros de água, e claro que não podemos deixar toda essa água descer por ralo abaixo, uma dica é comprar grandes galões com tampa para armazenar essa água, ela pode ser usada para substituir a descarga, lavar o quintal, a calçada, etc.

E não lave a roupa toda hora, deixe a roupa acumular um pouco e só lave quando a maquina estiver bem cheia.

Para lavar o carro use balde ao invés de mangueira e lave apenas uma vez no mês.

Fique de olho na descarga, observe se ela não esta com algum defeito, se possível troque a sua descarga por aquelas que são econômicas, com duplo acionamento, que utiliza diferentes quantidades de água para diferentes necessidades.

Uma torneira pingando pode gastar até 1380 litros por mês, é muita água sendo desperdiçada, por isso feche bem as torneiras e sempre verifique se ela não está com algum defeito.

Quando for encher a caixa d’água determine um tempo e não deixe que ela transborde.

Armazenar a água da chuva também é ótimo para economizar água, essa água pode ser utilizada para regar as plantas, lavar o quintal, o carro, etc. Mas lembre sempre de deixa-la tampada.

Se tiver um aquário utilize essa água para regar as plantas.

Furos no cano são um desperdício de água e dinheiro, um furo de 2mm pode gastar até 96 mil litros de água limpa por mês. Para verificar se está ocorrendo algum vazamento feche todas as torneiras e tudo que gasta água, vá no hidrômetro e veja se ele continua girando, se ainda estiver chame um profissional para resolver logo esse problema.

Se tiver piscina em casa quando não estive usando mantenha ela fechada, trate também a água para que ela dure mais tempo.

Para molhar as plantas use um regador e não uma mangueira.

Existe também alguns aplicativos que pode lhe ajudar na hora de economizar água, um exemplo é o -sai desse banho- onde você pode programar o tempo que irá gastar no banho.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: