Feltragem

0
884 views

Existem dois tipos de feltragem a seca que em inglês é conhecido como needle felting e a molhada wet felting, é uma técnica usada para fazer tecido não tecido, porque ele é formado pela aglomeração da lã, em sua forma seca usando agulhas é muito usado para fazer esculturas e planos.

needle felting

História da feltragem

Acredita-se que a feltragem tenha surgido na Mongólia a mais de 7000 anos, onde eram confeccionados as yurtas que é uma espécie de tenda que abrigavam os nômades tanto do frio quanto do calor.

Há também uma história popular em que Noé havia descoberto um tapete na baia dos carneiros e ficou observando como ele apareceu, que era quando os pelos dos animais caiam eram pisoteados e a urina deles transformou a lã em um tapete.

Feltragem com agulhas

Quem primeiro usou a agulha para fazer a técnica de feltragem foram os artistas David e Eleanor Stanwood no início dos anos de 1980, onde retiraram a agulha da máquina de feltro industrial e usaram a lã para fazer pequenos trabalhos manuais.

As agulhas de feltragem não são como as comuns, elas possuem pequenas ranhuras que fazem um emaranhado na lã tornando-a mais compacta, onde é possível dar a forma que quiser a ela.

É possível fazer esculturas e também peças planas, que podem ser usadas em roupas, na decoração da casa, em bijuterias e joias, dentre outras coisas.

Como começar

Vou falar agora apenas da feltragem seca que é usada com agulhas, para você poder começar a confeccionar as suas criações você precisará de agulhas de feltragem, tem que ser a própria para essa técnica, uma agulha comum não vai servir, uma base para fazer suas peças, que pode ser uma esponja grossa e lã merino de diversas cores.

feltragem

Esses são materiais básicos para começar, mas de acordo com a peça que você vai fazer necessitará de mais alguns, como olhos se for fazer algum animal, arame para ser a base do corpo de alguma criação, etc.

Aqui estão alguns exemplos de peças feitas com a técnica de feltragem seca:

needle felting

needle felting

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!