Início Portal de formação e autodesenvolvimentoBlogs e NotíciasBlog Gabriele Soares → Festa junina, decoração, comidas e brincadeiras

Festa junina, decoração, comidas e brincadeiras

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
1,041 views

"São João no Pelô 2" por Agecom Bahia - Flickr: São João no Pelô. Licenciado sob CC BY 2.0, via Wikimedia Commons - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_no_Pel%C3%B4_2.jpg#/media/File:S%C3%A3o_Jo%C3%A3o_no_Pel%C3%B4_2.jpg

O mês de junho chegou e com a chegada dele lembramos logo da festa junina, ela teve origem na idade média, na celebração dos santos que eram mais populares, Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente no dias 13, 24 e 29.

A festa junina chegou ao nosso país pelos portugueses, após o ano de 1500, na colonização do Brasil.

Ela é comemorada em todo o Brasil, mas onde a cultura é mais forte é no Nordeste, lá as comemorações chegam a durar o mês inteiro.

Uma coisa boa das festa juninas são as comidas, algumas delas são pamonha, bolo de milho, arroz doce, baba de moça, canjica, milho cozido, pé de moleque, dentre muitas outras.

Receitas de festa junina

Canjica

  • 1 kg de canjica
  • 1/2 kg de açúcar
  • 1 coco ralado
  • 1 litro de leite
  • cravo a gosto

Primeiro lave a canjica  e coloque para cozinhar, se for colocar na panela de preças deixe por aproximadamente 30 minuots, já na panela normal demora um pouco mais cerca de 2 horas e deve-se sempre acrescentar um pouco de água conforme ela vai secando. Quando estiver cozida acrescente o leite, o coco e o açúcar, deixe ferver um pouco e coloque os cravos e já está pronto para comer.

Arroz doce

  • 1 xícara de arroz
  • 4 xícara de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 litro leite fervendo
  • canela em pó a gosto

Cozinhe o arroz normalmente, depois acrescente o leite e o leite condensado, misture bem e desligue o fogo, agora é só colocar em uma travessa para poder servir. Coloque na geladeira quando for servir coloque a canela por cima.

Baba de moça

  • 1/2 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 6 gemas
  • 1 lata de leite condensado
  • A mesma medida de leite de coco
  • 1 pedaço de casca de limão

Misture o açúcar com 3 colheres de água e leve ao fogo sem mexer, até que forme uma calda. Coloque a manteiga e retire do fogo.

Passe a gema em uma receita e junte com a calda. Acrescente o leite condensado, o leite de coco e a casca do limão. Mexa bem.

Leve novamente ao fogo baixa e mexa sem parar até que fique cremoso. Sirva gelado.

Uma outra receita muito apreciada na festa junina é o bolo de fubá, você pode ler a receita dele aqui no site.

Além das comidas essa festa tem muitas brincadeiras e danças, se você for organizar uma festa na sua casa, condomínio ou na sua rua é bom que inclua algumas.

Brincadeiras de festa junina

 Algumas das brincadeiras mais tradicionais é a pescaria, é bem simples de fazer, você precisa recortar alguns peixes de papelão e colocar uma argola na boca deles para que facilite na hora de pescar e o peixe também deve ter um número para que a criança ganhe o presente correspondente ou pode fazer da seguinte maneira, a criança que somar o maior número de pontos vence. E claro não devemos esquecer da vara de pescar.

A corrida de saco também é muito popular, além de ser bem simples, as pessoas entram no saco e devem ir pulando até a chegada, quem chegar primeiro vence.

O pau de sebo também é uma brincadeira que não pode faltar, nele o participante tem que conseguir atingir o topo dele onde tem algum brinde ou dinheiro, mas para dificultar a subida é colocado nele uma especie de cera.

Outra brincadeira é a corrida do ovo, onde os participante correm com uma colher e um ovo cozido na ponta, ganha que chega ao final sem deixar o ovo cair.

Decoração para festa junina

Outra parte bastante importante é a decoração da festa, ela é sempre bem colorida, o que não pode faltar são as bandeirinhas que podem ser feitas de papel ou de tecido, as lanternas de papel que também da para fazer, usar toalhas de chita também dá um charme, veja as fotos com algumas inspirações.

Decoração para festa junina, Quadrilha de festa junina1. 2. 3.

Decoração para festa junina, Quadrilha de festa junina1. 2. 3.

Decoração para festa junina, Quadrilha de festa junina1. 2. 3.

Quadrilha de festa junina

Quem não conhece as famosas marcações como o balancê ou olha cobra, esse é o mais famoso de todos ou olha o túnel, mas essas marcações tiveram influencias da frança, em suas danças nobres onde era feita com passos marcados.

Na dança de quadrilha geralmente tem uma encenação de um casamento.

E a dança começa da seguinte maneira, se formam duas fileira, homens de um lado e mulheres de outro, os cavalheiros cumprimentam as damas e depois são elas que os cumprimentam. E ai começa a grande festa, onde tem o túnel, o caracol, dentre outras marcações e então chega ao fim onde os pares saem acenando para o público.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: