Fotografia básica

0
1,226 views

Talvez você tenha comprado uma câmera recentemente e não sabe muito bem como usá-la e explorar todo o potencial que ela pode te trazer. Vou explicar conceitos básicos de fotografia, como tempo de exposição, ISO, abertura do diafragma e muito mais, essas explicações são para câmeras que possuem controles manuais.Tempo de exposição, ISO, Foco

Mas antes de aprendermos sobre fotografia básica devemos entender o significado da palavra fotografia, que vem do grego Foto quer dizer luz e Grafia quer dizer escrever ou gravar, ou seja fotografia significa escrever com a luz.

Então podemos dizer que a luz é o elemento fundamental na fotografia, porque sem ela não existiria foto, por isso devemos estudar a luz do ambiente em que estamos fotografando, fazendo uma exposição correta da imagem para que ela não fique nem superexposta (clara demais) ou subexposta (escura demais)

Exemplo de foto superexposta:

Tempo de exposição, ISO, Foco

Exemplo de foto subexposta:

Tempo de exposição, ISO, Foco

E aqui um exemplo de foto com uma exposição “correta” ou balanceada:

Tempo de exposição, ISO, Foco

Como conseguir expor corretamente uma fotografia?

Então como vamos conseguir expor corretamente uma fotografia sem que ela fique clara de mais ( ou seja superexposta) ou escura de mais (subexposta), para isso a nossa câmera possui um fotômetro interno que nos ajuda a expor corretamente, quando olhamos no visor da câmera notamos que existe uma pequena régua como esta:

Tempo de exposição, ISO, Foco

 

Quando este ponteiro está no meio, a câmera entendeu que a exposição da fotografia está correta, não está clara nem escura de mais. Mas quando este ponteiro está mais para o lado direito quer dizer que sua fotografia está superexposta e quando esta mais para o lado esquerdo subexposta, com isso você terá que configurar a sua câmera para que este ponteiro fique no meio obtendo assim a exposição “correta” da imagem, controlando a quantidade de luz que passa pela lente.

Estas configurações são obtidas através dos ajustes do ISO, tempo de exposição e abertura do diafragma.

Diafragma (f)

O diafragma regula a quantidade de luz que entra na nossa câmera, é representado pela letra F, ele aparece desse jeito na câmera f/2.8 ( ou qualquer outra abertura):

Tempo de exposição, ISO, Foco

Quanto menor o número de f maior será a abertura da lente, fazendo com que mais luz passe por ela, e logo quanto maior o número de f menor será a abertura e menos luz passará por ela, é um pouco confuso no começo mas logo, logo você se acostuma :-)

Tempo de exposição

O tempo de exposição é o tempo em que o diafragma ficará aberto, expondo o sensor a luz, é chamado também de velocidade.

Quanto maior for o tempo que o diafragma ficará aberto (velocidade baixa) mais luz o sensor vai receber e quanto menor (velocidade alta) menos luz.

O tempo de exposição (velocidade) também pode causar alguns efeitos além de regular a quantidade de luz, por exemplo quando queremos congelar um movimento devemos usar uma velocidade alta, já quando fazemos uma exposição mais longa tem uma maior chance de ter uma fotografia tremida, ou embaçada, pois a câmera captará todo o movimento da cena, não que isso seja um problema, você pode também usar isso a seu favor quando quiser dar a idéia de movimento a foto.

Nesta foto usei uma longa exposição e o que vemos é apenas o rastro do carro em movimento:

Tempo de exposição, ISO, Foco
tempo de exposição 0,6s

Já nesta foto usei uma velocidade alta afim de congelar o salto do menino na praia:

Tempo de exposição, ISO, Foco
tempo de exposição 1/4000s

 

ISO

O ISO é a sensibilidade do sensor a luz, quanto maior é o seu valor mais luz será absorvida, quando estamos em uma situação de luz muito baixa ou seja um ambiente bem escuro a tendência vai ser diminuir a velocidade ou deixar o diafragma bem aberto para que o sensor capte mais luz, em alguns essas configurações não são o suficiente então temos que “forçar” o sensor para captar mais luz, para que isso aconteça aumentamos o ISO fazendo com que o sensor fique mais sensível a luz.

Os valores do ISO variam de câmera para câmera pode estar entre 80 a 3200 ou mais.

Mas existem também consequências quando aumentamos demais o valor do ISO, perdemos um pouco da qualidade e também da nitidez da foto. E quando aumentamos muito surge na nossa fotografia ruído, que são pequenos pontos na imagem.

Exemplo:

Tempo de exposição, ISO, FocoTempo de exposição, ISO, Foco

Foco

Quando fotografamos queremos que o nosso assunto principal esteja em foco, para isso temos que fazer o foco nele, podemos fazer o foco de duas maneiras manual ou automático, no automático apontamos a câmera para o que queremos que esteja em foco apertamos o disparador até a metade para que ela focalize e depois então fazemos a foto, já no modo manual temos que ir girando o anel de foco da lente até que o assunto esteja em foco.

 

Tempo de exposição, ISO, Foco
Foto focada
Tempo de exposição, ISO, Foco
Foto fora de foco

Profundidade de campo

A profundidade de campo (DOF em inglês Depth of Field) que define o quanto os objetos próximos ao que fizemos o foco estarão em foco também. Ela pode variar muito dependendo da abertura que foi escolhida para o diafragma, deixando mais ou menos coisas em foco.

Por exemplo se o diafragma estiver com uma abertura muito grande f/2.8, f/1.8 mais elementos que estiverem longe do foco principal ficaram borrados ou seja fora de foco, com isso temos uma profundidade de campo menor.

Ao mesmo tempo quando fechamos mais o diafragma f/11, f/22 mais coisas que estão atrás ou na frente do foco principal ficam em foco então temos uma maior profundidade de campo.

Tempo de exposição, ISO, FocoTempo de exposição, ISO, Foco

Outro fator que influenciam a profundidade de campo é a distancia em que a câmera está do objeto, quanto mais próximo estiver do assunto menor será a profundidade, usando a mesma abertura mas fotografando mais de perto ou mais de longe temos uma variação de profundidade de campo.

Distancia focal

A distancia focal é medida em mm e define a área de visão da lente, essa área varia de lente para lente.

Uma lente coma distancia focal curta por exemplo 10mm tem um campo de visão bastante amplo e é chamada de grande angular, são usadas para fotografar paisagens, arquitetura ou um grande número de pessoas.

As lentes com uma maior distancia focal por exemplo 400mm deixa o campo de visão mais estreito e aproxima o assunto, são bastante usadas em esporte, para fotografar um animal selvagem, quando não podemos nos aproximar do assunto da foto.

Resumo: Quanto maior a distancia focal mais a lente aproxima o assunto.

Tempo de exposição, ISO, Foco

Tipos de lente

Existem dois tipos principais de lente as fixas e as zoom. As lentes fixas possuem apenas uma distancia focal, por exemplo a 50mm que é considerada com um campo de visão semelhante ao do ser humano.

As lentes zoom possuem um intervalo de distancias focais por exemplo uma 24-70mm tem o intervalo entre 24mm a 70mm, você escolhe a distancia girando o anel da lente, esse tipo de objetivas são bem versáteis e você não precisa ficar trocando de lente toda hora, você pode aproximar ou deixar um campo de visão mais aberto usando só uma lente.

Para conseguir a fotografia “ideal” precisa se pensar em cada configuração antes de fotografar, se você quer congelar ou dar sensação de movimento, se quer mais ou menos ou menos profundidade de campo, etc. tudo vai depender do seu objetivo ao fotografar, o importante é praticar sempre para se aprimorar cada vez mais e jamais deixar de estudar para aprender técnicas novas e mais avançadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!