Lente invertida

0
530 views

Técnica usando a lente invertida para fotos macro

Como controlar o foco usando a lente invertida

No mercado existem muitas lentes e acessórios que nos possibilitam fazer fotos macro, mas esses equipamentos podem ser bem caros e para quem esta começando a fotografar ou tem a fotografia apenas como hobby fica muito difícil comprar esses equipamentos.

A não ser que você pretenda se especializar em fotografia macro e ter isso como sua profissão então vale a pena investir.

Mas existe uma forma bem barata de conseguir fazer fotos macro usando a lente que você já tem, é a técnica da lente invertida, acredito que muitos já devem ter ouvido falar, mas você sabe como fazer? Então eu vou te explicar a seguir.

Como usar uma 50mm para fazer fotos macro

Essa técnica é muito simples e não vai te exigir nenhum equipamento especial apenas a sua dslr e a 50mm ou você pode usar também a lente do kit a 18-55mm essas duas objetivas são bem baratas.

Você só vai precisar desacoplar a lente do corpo da câmera e usá-la ao contrario como na foto:

 Como controlar o foco usando a lente invertida

Como a lente não está no corpo da câmera ela vai entender que você não esta usando (claro porque não tem nada encaixado nela) então você só vai poder controlar o ISO e a velocidade, você não vai conseguir controlar o foco como você faz normalmente girando o anel da lente até o assunto estar em foco.

Como controlar o foco usando a lente invertida

Para controlar o foco você vai precisar segurar a lente bem firme e ir se aproximando ou se afastando do objeto até que ele esteja focado.

Para conseguir a foto ideal, vai ser necessário várias tentativas e muita prática, porque como ela não está fixa na câmera ás vezes ela pode sair do lugar e você perder o foco, por isso é importante segura-la bem firme.

Aproveite para ir treinando com objetos pequeninhos que você tem em casa como eu fiz aqui:

Como controlar o foco usando a lente invertida

Ou procure no seu jardim alguma planta para fotografar.

Como controlar o foco usando a lente invertida

Se der sorte de encontrar um inseto que fique paradinho mesmo com sua presença não deixe de fotografá-lo também.

Como controlar o foco usando a lente invertida

Eu gosto bastante dessa técnica como um hobby mesmo, quando tenho tempo livre gosto de procurar florzinhas no meu jardim para fotografar.

O risco de fazer essa técnica é que pode facilmente entrar alguma sujeirinha no seu sensor e é claro que não queremos isso, mas para o nosso alivio existe um adaptador para quem gosta de fazer esse tipo de fotografia que impossibilita qualquer poeira de entrar no sensor da sua câmera.

 Como controlar o foco usando a lente invertida

Ele é bem barato e pode ser encontrado com muita facilidade no ebay.

Pode usar também um filtro close-up ele é adaptado na frente da lente como um filtro normal, eles possuem vários graus e permite deixar os objetos mais próximos você pode comprar um kit que podem ser usado junto ou separadamente, a nitidez nem sempre é muito boa por isso é bom pesquisar bem antes de comprar.

Como controlar o foco usando a lente invertida

E se gostou da técnica e ficou fascinado pela fotografia macro vale a pena investir em equipamentos específicos e conseguir fotos ainda mais incríveis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!