Início Portal de formação e autodesenvolvimentoСiênciaMedicina → Tratamento caseiro para tosse 

Tratamento caseiro para tosse 

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
1,925 views

Receita natural para a tosse, A forma mais conhecida para o tratamento da tosse, Rabanete com mel para tosse

A chegada do frio também é sinônimo do aparecimento de resfriado e outras doenças respiratórias como a tosse, muitas pessoas preferem recorrer a farmácia para comprar medicação, já outros preferem fazer um tratamento caseiro para tosse.

Apesar da medicina já ter avançado bastante os remédios populares não perderam o seu espaço e são muito usados até hoje, que é o que vamos ensinar no nosso artigo.

O que é a tosse

A tosse é uma reação do corpo causada por um reflexo natural de irritação dos órgãos respiratórios, inflamação da vias  aéreas ou algo que impede o fluxo normal do ar.

A tosse ajuda a limpar os brônquios para uma respiração natural, onde tanto na medicina natural quanto na medicina oficial o objetivo é liberar os pulmões do catarro.

Mas não pense que a tosse é somente associada ao resfriado, ela pode acompanhar muitas doenças perigosas, como a tuberculose, asma, câncer nos pulmões, doenças cardíacas e doenças  no sistema nervoso.

Nesse caso a melhor solução é ir até um médico, pois só ele pode qualificar o estágio da doença e prescrever uma medicação adequada para o tratamento.

As pessoas geralmente ficam equivocadas acham que trata-se de apenas um resfriado comum, assim ficam sem saber da existência de uma doença grave. A melhor maneira de tratar a tosse é combinação de medicamentos e remédios populares.

Remédio natural para tosse

Vale a pena saber que a tosse não é uma doença, mas sim uma reação de defesa do corpo, para tentar aliviar os pulmões e os brônquios. A maioria dos remédios naturais para tosse via a eliminação do processo inflamatório, eliminar a infecção e se livrar do catarro.

Antes de começar o tratamento da tosse com remédios caseiro procure saber antes se você tem alguma alergia para alguns desses ingredientes, caso contrario ao invés de trazer um bem para a sua saúde pode chagar a piora-la.

Receita natural para a tosse

Para fazer remédios naturais para a tosse são envolvidos diversos métodos :

  • Tintura, decocção
  • inalação
  • compressas no peito ou na garganta

A forma mais conhecida para o tratamento da tosse

A forma mais conhecida para tratamento e prevenção da tosse e resfriados é o uso de cebola e alho. Pegue uma cebola grande, passe em um ralador, misture com mel ou açúcar. Deixe descansar por 12h. Ingerir entre o café da manhã, almoço e jantar como suco ou polpa.

Com o alho – Pegue dois dentes de alho e cebola picada, despeje em um copo com leite quente  fervido deixe repousar em uma garrafa térmica por cerca de quatro horas. Tome duas ou três colheres de sopa após as refeições.

Para ter um melhor resultado para essa mistura deve-se acrescentar uma colher de sopa de mel e aloe. Ingerir uma colher de sopa a cada hora ao longo do dia.

Rabanete com mel para tosse

Rale um rabanete grande sem a casca, misture com mel ou açúcar em um pote pequeno. Deixe por algumas horas até que se forme um xarope, coe e guarde um em porte limpo, agora já está pronto para ser consumido.

É aconselhável manter na geladeira, mas esse xarope deve ser consumido em poucos dias.

Suco de vegetais com mel

Um bom remédio popular para a tosse é a cenoura e a couve. Faça um suco fresco com esses vegetais e acrescentar um pouco de mel. Lembre-se que já falamos sobre os benefícios do suco de cenoura.

Muitas vezes os médicos recomendam medicamentos para a tosse combinados com leite quente e mel e uma pequena quantidade de manteiga.

O mel é muito popular na medicina alternativa, ele possui muitas propriedades úteis para a saúde humana. Para dissolver o catarro mais rápido pode misturar o mel com o suco de cranberry.

Um meio eficaz de expectorante é uma combinação do mel com a decocção de bagas ou flores de viburnum, a combinação de mel com óleo de cedro e aloe e vera, suco de uva e limão.

Como compressa pode-se usar a preparação de mel, farinha de centeio e óleo. Na maioria das vezes é usado no tratamento para crianças, colocando um pouco da mistura nas costas e no peito, assim fazendo com que os pulmões se aqueçam e se livre mais rapidamente do catarro.

É importante notar que essa mistura é quente, mas não queima, podendo curar até mesmo a pneumonia. Geralmente essa mistura de mel tem propriedades curativas únicas que ajudam não só a tosse, mas é eficaz em outras doenças também, como a psoríase, a reabsorção de coágulos sanguíneos nas pernas, pode ser usado em furúnculos, contusões, feridas abertas, etc.

Decocção com ervas

Podem ser usados folhas de marshmallow, banana, eucalipto, flores de camomila, calêndula, linden, raízes de alcaçuz, helenio, incluindo também brotos de bétula, hortelã, orégano, tomilho, sálvia, framboesa, amora, alecrim e muitas outras plantas. Você pode encontrar tudo isso em farmácias onde vem com instruções precisas do modo de usar.

Você pode preparar uma infusão com ervas para aliviar a tosse, use uma colher de sopa de alguma erva das já citadas com um copo de água fervente. Despeje tudo em uma garrafa térmica e deixe por meia hora. Use uma colher de sopa a cada duas horas e meia.

Inalação

A inalação é muito usada para o tratamento da tosse. A inalação pode ser feita com camomila cozida no vapor, ou com outras ervas, como por exemplo com folhas de eucalipto ou flores de calêndula.

Vinho quente

O vinho tinto quente combinado com mel e pimenta é usado para resfriados calafrios e gripe.

O vinho quente contribui para o amento da temperatura do corpo, que provoca a sudorese, permitindo assim a pessoa respirar com mais facilidade, e com isso se livra mais rápido da doença. Apesar de que não é recomendado o tratamento com álcool por razões óbvias.

Há inúmeras maneiras de tratar a tosse com remédios caseiros, mas é sempre bom combina-los com remédios tradicionais, uma vez que somente o médico é capaz de determinar o tipo de tosse que você tem.

É importante ter precaução ao tomar medicamentos mesmo que sejam naturais, se os sintomas da tosse não passar em três dias você deve procurar um médico para não haver complicações. Embora é possível ser saudável sem o uso de tantas drogas , tendo uma rotina de exercícios e alimentação saudável.

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: