Hoje em dia muitos alimentos contém soja em sua composição. Muitos nutricionistas tem opiniões divididas se a soja é benéfica ou não para saúde humana. Neste artigo vamos falar sobre a composição, as principais características e quais são os benefícios e malefícios da soja.
Conteúdo do artigo:
Quais são os benefícios da soja?
A soja praticamente não tem carboidratos, mas é muito rica em proteínas. A proteína da soja chega até em 50% isso é maior do que qualquer outro vegetal. Por isso a soja é mais usada para substituir alimentos de origem animal e enriquecer a dieta. Para os vegetarianos a soja é um dos principais produtos que contém proteína.
Ela também possui vitaminas essenciais para a saúde, Vitamina E, beta caroteno, vitaminas B1, B2, B3 e B6, PP, biotina e ácido fólico. A soja é rica em olegoelementos. Manganês. cobre, níquel, ferro e alumínio, também estão contidos nela. Além dos macronutrientes, potássio, fósforo, cálcio, silício, enxofre, entre outros, que fazem a soja ser útil para o ser humano.
Os grãos da soja não só contém uma grande quantidade de gordura e proteínas vegetais, fosfolípidios também estão contidos em grandes quantidades, que estimula a regeneração e reforça as membranas capilares, ajuda também na desintoxicação do fígado.
O ácido linoleico que esta presente nesse alimento é um ácido gordo poli saturado que não é produzido pelo organismo humano, ele vem do exterior através dos alimentos que impede a formação de placas de colesterol nas paredes dos vasos sanguíneos.
Quais alimentos derivados da soja podemos encontrar?
Além da semente de soja natural, outros muitos alimentos estão presentes a soja, aqui está uma lista dos mais comuns.
Carne de Soja
A carne de soja é feita de farinha de soja e de óleo de soja. Devido ao elevado conteúdo de proteínas ele possui uma consistência semelhante, ela é um substituto vegetal para a carne real.
Molho de Soja
Esse molho é feito pela fermentação da soja. Tem a cor caramelo escuro, aroma doce e é bem salgado.
A grande vantagem do molho de soja é a sua capacidade de realçar o sabor dos alimentos. Esse molho pode ser usado na preparação de pratos principais, saladas e molhos.
Leite de Soja
O leite de soja é uma bebida natural com sabor suave. Depois de algumas horas de molho a soja é moída e fica como um pure, depois é fervida e filtrada, e já está pronto para o consumo.
Esse leite é uma boa substituição para pessoa intolerantes a lactose.
Queijo Tofu
O queijo tofu é feito através da fermentação do leite de soja. Esse queijo absorve facilmente o sabor de especiarias e condimentos.
Yuba
Na superfície do leite fervido de soja é produzido uma película, pode ser tanto comido fresco como seco.
Farinha de Soja
A farinha de soja é feito através do processo de secagem dos grãos para depois moer. Como a soja essa ferinha está repleta de proteínas, também contém uma grande quantidade de fibras, que limpa as toxinas do intestino humano.
A farinha de soja pode ser usada no cozimento e para a fabricação de salsichas, cereais. Ela não reduz a massa após a preparação.
Óleo de Soja
Este óleo contém grandes quantidades de vitaminas e minerais. O óleo de soja refinado é bom para frituras, assim como qualquer outro óleo vegetal.
Os óleos geralmente possuem uma grande influencia sobre o organismo humano.
Missô
É uma pasta de soja feita através da fermentação dos grão. Essa fermentação trás vitaminas e minerais muito importantes e necessárias.
Natto
Grão de soja fermentado, ele possui um sabor salgado específico e se parece com um liquido pegajoso, viscoso.
Nem todas as pessoas gostam do cheiro dos grãos fermentados, ele pode variar de sutil, a forte como a amônia.
Sementes de Soja
Sementes de grão de soja germinados contém grande número de nutrientes, vitaminas e minerais. Durante a germinação dos grão são ativas todas as propriedades mais úteis da soja. Mas seu uso deve ser feito com cuidado, pois pode se tornar perigoso.
O que é útil na soja?
Os alimentos feitos a partir da soja podem ser usados para pessoas com intolerância alimentar a proteína animal.
Também é útil para pessoas com doenças cardiovasculares, doença cardíaca coronária, aterosclerose, hipertensão. A soja reduz o mal colesterol e mantém a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Ela também é útil para diabéticos, para pessoas que sofrem de obesidade. A lectina de soja é muito boa para as células do cérebro, excelente para a memória e concentração.
Com o auxílio da lecitina os médicos estão lutando contra doenças como Parkinson e doença de Huntington.
Benefícios da soja para as mulheres
A soja é conhecido por ter um alto teor de isoflavona, muitos semelhante ao hormônio estrogênio. Ele ajuda a aumentar o templo do ciclo que por sua vez, de acordo com alguns cientistas reduz o risco de câncer de mama.
A falta de hormônio feminino durante a menopausa provoca o aparecimento de osteoporose. A isoflavona ajuda as mulheres na menopausa, fortalece os ossos e é útil para ondas de calor, sudorese e alterações de humor.
Malefícios da Soja
Maionese, massas, doces e tortas, salsichas, a lista de alimentos pode ser enorme, em algumas etiquetas pode vir escrito como proteína vegetal.
Produtos feitos a partir da soja pode ter um valor mais baixo.
O abuso da soja afeta o sistema endócrino. As substâncias contidas na soja podem inibir a ação da glâmdula da tireoide.
Os feijões de soja não são recomendados para serem incluídos na dieta das crianças com menos de três anos, devido a ocorrência de alergias. Ela também pode levar a puberdade prematuramente em meninas e em meninos pode acontecer tarde de mais. Também não é recomendado o consumo da soja para mulheres no primeiro trimestre da gravidez.
Os médicos também acreditam que propriedades contidas no ácido oxálico pode desencadear o desenvolvimento de litíase urinária.
O maior perigo está na soja geneticamente modificada.
Consumir ou não a soja?
Se você não é alérgico ou tem qualquer doença em que esse produto possa ser prejudicial, ela pode ser introduzida a sua dieta.
O consumo adequado e não abusivo dela não irá prejudicar a sua saúde. Especialmente os vegetarianos precisam de produtos feitos de soja devido a grande quantidade de proteínas.
O uso com moderação da soja pode ajudar a saturar o seu corpo com vitaminas e nutrientes.
O mais importante é tentar usar produtos naturais em vez dos químicos, porque a natureza possui tudo necessário para satisfazer a sua necessidade.