Diferentes países vem estudando os benefícios das oleaginosas para a saúde, examinando o impacto desses alimentos na expectativa de vida, o estado dos vasos sanguíneos do músculo cardíaco, nível do colesterol bom e ruim, sistema nervoso, sistema digestivo, a imunidade e também na área sexual.
Cientistas americanos comprovaram que as oleaginosas tem um impacto positivo sobre o sistema cardiovascular.
Um total de 7 grãos por dia podem reduzir o nível de colesterol ruim.
Conteúdo do artigo:
Calorias das oleaginosas
Apesar do fato de que todas as oleaginosas são ricas em calorias, 100 g dela possui 600 – 700 calorias. Mas elas contém uma grande quantidade de vitaminas, minerais aminoácidos, proteínas vegetais e fibras.
Propriedades úteis das oleaginosas
Elas notavelmente afetam a pele, cérebro, unhas e cabelos, sistema nervoso e o aparelho gastrointestinal, uma vez que contém vitaminas E, B1, B2, A, C, aminoácidos, ferro, magnésio, potássio e cálcio.
As oleaginosas possuem proteína vegetal, que é gordura facilmente digerida e essenciais e fornece ao corpo colesterol benéfico.
Propriedades úteis específicas de cada tipo de oleaginosas
Cada tipo de oleaginosas possui propriedades úteis específicas, alguns possuindo mais calorias do que outras.
As nozes e pecãs facilmente lidam com o estresse e livra da depressão.
Malefícios das oleaginosas
O valor nutricional e o conteúdo calórico das oleaginosas são importantes para o metabolismo adequado, mas as pessoas que possuem muitos quilos extras deve-se evitar consumi-las, apenas em pequenas quantidades.
Elas também são um forte alérgeno. Também deve tomar cuidado as grávidas e as mulheres que estão amamentando.
Consumo e escolha adequada
É muito melhor consumi-las “crua” assim não perde o seu valor e benefícios, também pode ser adicionada em saladas, bolos, biscoitos, mas assim não é tão benéfica.
É importante lembrar que não é bom compra-las descascada, pois ela é a sua proteção contra o sol, ar, umidade e também não da para ter a certeza de que maneira ela foi guardada.