O azeite é amplamente utilizado para nutrição, cosmética e também na medicina. Falaremos hoje sobre os benefícios e os malefícios do azeite, assim como algumas contraindicações do seu uso.
É usado como base na preparação de medicamentos, cremes e sabonetes. Graças ao seu sabor especial o azeite tem um lugar especial na culinária.
Conteúdo do artigo:
Como escolher um azeite?
O melhor azeite é o presado a frio, ou seja na sua extração não foi submetido a nenhum tratamento térmico. Por esse método ele ainda mantém grande parte de suas propriedades úteis.
Azeite refinado – É o óleo que foi submetido a um tratamento físico-químico. Esse processo torna possível eliminar o odor forte e reduzir a acidez do produto original.
Como verificar o azeite?
Para verificar a qualidade do azeite de oliva que você comprou você deve coloca-lo na geladeira a uma temperatura de cerca de 5 graus deve haver uma ligeira turvação e cristalização.
Vai engrossar e ter uma cor branca leitosa. Quando volta a uma temperatura mais quente ele volta ao seu estado normal e recupera a sua cor.
Propriedades benéficas do azeite
As propriedades benéficas do azeite o tornam indispensável em várias fases da vida.
Nele há grandes quantidades de vitamina A, D e E, alto teor de polifenóis que é um oxidante muito forte. Também há grande quantidade de ácido oleico, esse ácido monoinsaturados, ajuda a reduzir o colesterol, entupimento dos vasos sanguíneos e ajuda a manter o colesterol bom necessário para o corpo.
Uso do azeite de oliva na medicina
Este é um ótimo produto para a saúde, que já vem sendo utilizado a milhares de anos.
- Para melhorar a função hepática, use o azeite de oliva em jejum assim ajuda a eliminar as toxinas e estimula o pâncreas, função hepática e vesícula biliar.
- Para melhorar a digestão. Suavemente envolve membranas mucosas do trato gastrointestinal que ajuda na digestão, estimula a atividade do estomago e do intestino. Consumindo uma colher de sobremesa de azeite em jejum, após três meses irá ver uma melhorar na digestão e da gastrite.
- O azeite tem um efeito laxante suave.
- O azeite de oliva também é bom quando há dor de ouvido, colocando um pouco do azeite morno em um algodão dentro do ouvido, mas sem fazer muita pressão.
- É encontrado no azeite de oliva um ácido graxo monoinsaturado, previne a formação de coágulos sanguíneos, também protege contra ataques cardíacos e derrames.
Três ou quatro colheres de sopa de azeite por dia é benéfico para o coração.
- As propriedades benéficas do azeite são importantes para as mulheres grávidas para a formação dos ossos e do cérebro do feto.
- O azeite de oliva pode ajudar a combater a tosse. Tomar duas colheres de chá pela manhã e a noite pode ajudar no resfriado.
- Esfregar óleo de azeite infundido com flores de camomila ajuda nas dores das articulações. Ferva 200g de azeite e adicione 30 gramas de camomila, deixe descansar por 15 minutos e passe sobre a área dolorida.
- Ele também é muito usado no tratamento de feridas.
- A hemorroidas também tem uma melhora quando usado a proporção de 1:1 de azeite e mel e aplicado com um algodão por 10 minutos 2 a 3 vezes por dia.
- Uma mistura de sal e azeite é bom para pessoas que tem halitose. Duas colheres de sopa de azeite e meia colher de chá de sal marinho. Enxaguar bem até que o óleo na boca não esteja esbranquiçado.
- As propriedades benéficas desse produto são usadas para eliminar as toxinas do corpo. Com uma mistura do azeite com o mel.
Uso do azeite na cosmética
As suas incríveis propriedades levaram a popularidade do uso do azeite nos cosméticos. Claro que você pode comprar produtos fabricados com ele ou pode você mesmo criar um cosmético natural, para cuidados pessoais.
Malefícios e contraindicações
Como qualquer alimento, mesmo os mais saudáveis se não usado da maneira correta pode causar alguns malefícios a saúde. Como qualquer outro óleo, quando frito perde muitas de suas propriedades benéficas.
Ele possui efeito colerético, portanto para quem tem colecistite e inflamação da vesícula biliar, esse produto deve ser consumido com cautela. Especialmente com o estômago vazio.
Mas como vimos o azeite trás inúmeros benefícios a saúde, mas ao comprar seu azeite também deve-se olhar cuidadosamente o rótulo, para escolher o melhor produto para se manter sempre saudável.
No texto acima, no último parágrafo, onde se lê: “Mas como vimos o azeite trás inúmeros malefícios a saúde,” não é correto afirmar tau coisa!
Sim, você esta correto, acabei trocando benéficos por maléficos, na hora da revisão passou despercebido, obrigada por comunicar, já foi corrigido.