O Rio de Janeiro continua lindo… e muito mais!
Copacabana, Leblon, Ipanema, Leme. É só ler estes nomes que a imagem do Rio de Janeiro das novelas vem à mente. Mas, nem só a isso se resume o litoral carioca.
Indo um pouco mais além, nas praias da Costa Verde é possível conhecer lugares mais tranquilos e com a mesma beleza estonteante que encanta os olhos de turistas quando passeiam pelo calçadão.
Conteúdo do artigo:
Itacuraçá – Mangaratiba, RJ
A Praia de Itacuruçá faz parte da Costa Verde (território que compreende do litoral sul do Rio de Janeiro até o litoral norte de São Paulo) e costuma receber visita durante todo o ano, principalmente nas altas temporadas, como no verão. Localizada a 90km da capital, é uma ótima opção para quem quer descansar longe de toda correria da cidade grande. Acolhedora e com clima intimista, a cidadezinha é aconchegante.
Por ser cercado por montanhas, o mar não costuma ser muito agitado, sendo uma boa pedida para aproveitar melhor a água. Dali também saem muitas embarcações com destino a outras praias e ilhas da região.
Transporte: é possível chegar de carro ou ônibus.
Conceição do Jacareí
A 130km do centro do Rio de Janeiro, é um dos lugares mais frequentados pelos turistas na região da Costa Verde, oferecendo diversão e também tranquilidade. Com águas claras e areia monazítica (rica em minerais), fica localizada num bairro do Mangaratiba que faz divisa com Angra dos Reis.
Na beira da praia, é possível parar em algum barzinho ou restaurante (que lotam durante a noite) ou escolher algum quiosque no calçadão, onde é possível sentar e conversar um pouco mais à vontade.
Outra opção é caminhar até a ponta da praia, onde se forma um pequeno lago com águas de cachoeira, e apreciar o pôr-do-sol. Dela, também saem muitas embarcações com destino a outras ilhas da região.
Transporte: é possível chegar de ônibus ou carro.
Praia de Japariz – Ilha Grande, Angra dos Reis – RJ
Paradisíaco. Talvez esta seja uma das palavras que melhor define o local. Com mar azul turquesa e uma larga faixa de área clara e fofa, a região é povoada por comerciantes e pescadores. Durante os passeios de barco, é nela que as pessoas costumam almoçar por causa da gama de restaurantes dos próprios pescadores com ótima culinária regional. Este é um dos principais atrativos da praia: os frutos do mar fresquinhos e feitos na hora.
Durante as temporadas, a movimentação de barcos é grande por causa da ida e vinda de turistas que desembarcam. O deck que fica na beira do mar, também é um ótimo lugar para sentar e apreciar o mar.
Transporte: não é possível chegar na Praia de Japariz de carro, apenas de barco ou algum outro tipo de embarcação.
Indicação: De Conceição de Jacareí parte um saveiro (embarcação) com 3 paradas. Uma na Lagoa Azul, local do mar cercado por muitas ilhas que barram o vento, deixando o mar calmo e sem ondas (próprio para mergulhos em mar aberto), outra na Praia de Japariz para o almoço e a última em Feira de Santana, também Angra dos Reis (praia com faixa de areia e grama).
Agora você que vem pela primeira vez visitar o Rio pode procurar outras opções além das tradicionais, visitando as praias da Costa Verde e descobrindo outras belezas que existem por lá.
Obrigada pelas dicas 😉
sempre escreve muito bem.