Uma Questão de Tempo

0 comm.
Avaliação:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
354 views


Devo ter dito isto antes, mas, se não disse, vale a pena dizer pela primeira vez: eu não acredito em falta de tempo, mas em tempo mal administrado.

Esta conversa de não poder fazer qualquer coisa por falta de tempo é balela, ou uma ilusão que a sua mente criou para limitá-lo ou para disfarçar a sua incapacidade em conciliar duas ou mais atividades dentro das mesmas 24 horas diárias que você tem em comum com o restante da humanidade.

clock-650753_1280

Não quero parecer rude ao dizer isto, mas você soa como se seu tempo fosse mais precioso que o tempo de outros meros mortais, de outros iguais a você.

Para começar, tem faltado um pouco de tempo dedicado especialmente a você. Pare para respirar, observe um pouco o mundo à sua volta, e note como ele parece correr acelerado, irrefreável. Note como o mundo grita desesperado.

Pergunte a si mesmo se é disso que você precisa. Eu sei que provavelmente você se sente atordoado, sem condições de parar e analisar tudo o que vê.

O mundo nos fez esquecer as respostas para as seguintes perguntas: Quando foi a última vez em que parei para observar o silêncio sem pressa da natureza? Quando foi a última vez que contei uma história ou cantei uma canção de ninar e dei um beijo de boa noite em meus filhos?

E mais: Quando foi a última vez em que não apenas disse “Eu te amo” para meu marido ou esposa, mas tive tempo de demonstrar isto com pequenos gestos, sem antes ter pensado que os segundos se perderiam e que eu estaria em desvantagem até chegar a tempo ao próximo compromisso (ou próximos compromissos)?

Minto. Não foi o mundo que criou isto, mas este foi o mundo que você criou para si.

Os dias não parecem durar nem o tempo de um piscar de olhos.

Este mundo em que o tempo corre e empurra o Coelho Branco de Alice, que olha para o relógio de minuto a minuto, e se apressa afirmando que é tarde, tarde, tarde.

Um mundo de fábula que você afirma ser o verdadeiro mundo real.

Quase ninguém mais tem parado para procurar um tempo para si. Nem seus filhos pensam ter toda uma vida pela frente, de tão louco e frenético que o mundo segue, como um maquinário em constante movimento.

Mas, pense um pouco, e considere separar um tempo para fazer algo que demande mais tempo e esforço, como uma pintura ou arte em crochê; nada que produza um efeito de urgência imediatista. Então veja o mundo e o tempo se desacelerarem à sua volta.

O tempo é uma questão de percepção.

Existe o tempo literal de 24 horas diárias, sim, mas nada muito além.

Você pega todo este tempo e tenta administrá-lo com suas atividades; pois supostamente deveria ser você aquele com o poder de decidir o que faz com o próprio tempo.

Trago boas novas: esta vida que você chama de sua é sua.

Não quero dizer com isto que você não deva emprestar parte do seu tempo para os deveres diários, até porque são necessários para a vida; apesar de serem constantemente encarados como meios para se obter tão somente uma sobrevida.

Mas o tempo é seu, e você é quem deveria domá-lo, e não o contrário.

O tempo está passando, mas não estou desesperado.

Eu mesmo permito que cada dia cumpra seus próprios propósitos, mesmo que eu, assim como quase todos, tenha a preocupação de construir o meu futuro, também.

“Basta a cada dia o seu próprio mal.”¹

O tempo se acaba, mas se renova sempre, repetidas vezes, todos os dias. O único tempo considerado perdido é aquele não bem aproveitado, ou investido em traumas que destroem tudo com o que nos importamos, o passado nunca esquecido.

O tempo cura, mas também destrói tudo.

Aproveite o tempo que tem.

Citação:

1. Mateus 6:34

Por favor, avalia este artigo:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars
Discussions

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

O mais visitado e popular: