Todos nós conhecemos a beterraba, mas nem todos sabem os incríveis benefícios que ela pode nos trazer, vamos falar sobre os benefícios da beterraba cru e cozida.
Podemos preparar com a beterraba não apenas saladas e sopas, que já é comum, mas muitos outros pratos saborosos e saudáveis.
Ela possui muitas propriedades curativas, pois contém vitaminas e minerais necessários para o funcionamento normal do corpo humano.
Conteúdo do artigo:
História da beterraba
Ela já vem sendo usada há muito tempo atrás no Mediterrâneo como uma planta medicinal e para alimentação.
Antes era consumido apenas as suas folhas, ao que se sabe foram os antigos Romanos os primeiros a usar a sua raiz como alimento, mas nos tempos antigos a raiz da beterraba era usada apenas para fins medicinais.
A primeira receita com a beterraba surgiu no segundo século, mas se perdeu e surgiu novamente no século 16 e apenas no século 19 que se tornou popular.
Como escolher uma beterraba
Opte pelas beterrabas pequenas ou médias e com folhas pois são mais macias e tem um sabor melhor, deve ter a casca lisa, sem manchas e firme.
Substâncias úteis da beterraba
Ela possui um grande número de nutrientes e vitaminas (B, PP), betaína, minerais como iodo, magnésio, potássio, cálcio, ferro e bioflavonoides.
A betaína, essa rara substância que está presente na beterraba melhora a atividade do fígado e melhora também a resistência física.
Benefícios da beterraba
Realmente são muitos os benefícios da beterraba, ela pode ser usada como um tônico, melhora a digestão e o metabolismo, a vitamina E que está presente nela tem um efeito benéfico sobre os sistema circulatório e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos.
Ajuda as mulheres no período menstrual, nos homens estimula a atividade muscular e sexual, nas crianças ajuda no tratamento das alergias.
A beterraba contém uma grande quantidade de vitamina B e antioxidantes, ainda contém a rara vitamina U, tem ação antialérgica e ajuda a normalizar o sistema digestivo.
Beterraba crua ou cozida?
Ambas as beterrabas cozida ou crua são benéficas para o coração e o cérebro.
A beterraba cozida, diferente de muitos outros vegetais mantém muitas das suas propriedades benéficas, como minerais e vitaminas do complexo B que não é muito sensível ao calor.
Propriedades curativas da beterraba
As propriedades curativas da beterraba são inúmeras e uma delas é que ela é benéfica para a constipação crônica.
Além disso é a melhor maneira de limpar o corpo. Ela possui a betaína que impede o aumento da pressão arterial.
Beterraba para o emagrecimento
A beterraba fresca ajuda no tratamento da obesidade e doenças do fígado. O magnésio que está presente nela promove o tratamento da aterosclerose e hipertensão, ela possui efeito diurético e laxante.
Além disso é um produto de baixa caloria, por isso está ligada a uma dieta de perda de peso.
É rica em propriedades medicinais, tem efeito analgésico e anti-inflamatório, promove também a recuperação de muitas doenças.
Ajuda o corpo a lidar com a depressão e é um excelente remédio para a ressaca.
Pessoas que sempre incluem a beterraba em sua alimentação raramente sofre com anemia.
Benefícios da beterraba para as gestantes
O ácido fólico que está em sua composição é muito importante para o desenvolvimento da criança e também ajuda na prisão de ventre.
Benefícios da beterraba para os idosos
Ela é usada para suprir a deficiência de iodo e para os idosos que sofrem de aterosclerose.
Contraindicações do consumo da beterraba
A beterraba pode ser prejudicial para pessoas com as seguintes doenças:
- Osteoporose
- Diabetes
- Diarreia
- Aumento da acidez no estômago
- Pedras nos rins