Vamos falar sobre os benefícios da melancia, ela é um fruto maravilhoso que sacia a nossa sede e é deliciosa. Ela é amada por crianças e adultos, mas nem todos sabem o quanto ela pode ser boa para a nossa saúde.
A melancia é rica em vitaminas e minerais e é também uma excelente fonte para o tratamento de diversas doenças, ela é útil em qualquer idade e suas propriedades de cura tem sido usadas com êxito.
Conteúdo do artigo:
Quantos nutrientes são encontrados na melancia
- Na melancia são encontrados cerca de 12% de açúcar: sacarose, glucose e frutose, na sua maior parte é de frutose.
- Também estão presente o ferro, magnésio, sódio, potássio, manganês e níquel. A quantidade de magnésio ultrapassa muitos vegetais, frutos e bagas.
- Ela é uma fonte de vitamina PP, C, B1, B2, pectina, provitamina A, fibras e ácido fólico.
- A semente da melancia é rica em óleos graxos, são ricos em vitamina D.
Os benefícios da semente de melancia
As sementes de melancia irão beneficiar o corpo somente após mastiga-los antes de engoli-los, embora não sejam muito saborosos, são muito benéficos para o nosso corpo.
Eles contém 25% de proteínas e aminoácidos que desempenham um papel no período ativo do crescimento do organismo, da formação da massa muscular e mantém a energia.
As sementes de melancia contém arginina, um aminoácido importante, que tem efeito benéfico sobre o sistema cardiovascular.
O óleo presente nessa semente reduz a quantidade de colesterol no sangue e o ômega 6 é capaz de reduzir a pressão sanguínea elevada.
Outro elemento importante é a fibra dietética que é bom para o sistema digestivo. Além disso elas possuem um efeito hemostático e são também usadas como um sedativo.
Qual o benefício do suco de melancia?
Desde os tempos antigos o suco de melancia era conhecido por ser um excelente diurético, ele é muito bom para ser consumido quando possui um edema causado por uma doença cardíaca e insuficiência renal.
Além disso o consumo do suco de melancia promove a dissolução rápida dos sais e impede a formação de pedras e areia nos rins.
Benefícios da casca da melancia
Sabe-se que o mesmo efeito diurético que está presente na sua polpa também é encontrado na parte branca que fica sob a casca da melancia, beber o seu suco não pode ser mais do que a metade de um copo e uma só vez, pois seu efeito é muito forte.
O suco da polpa branca é quase sem gosto, ele pode ser diluído em diversos sucos. E para eliminar do corpo excesso de fluídos é bom tomar uma decocção da casca da melancia.
Propriedades medicinais da melancia
A melancia possui propriedades terapêuticas, contém água destilada pura e pode ser utilizada para o tratamento de doenças do fígado.
As propriedades curativas da melancia são capazes de limpar o organismo de substancias tóxicas.
O consumo da melancia é recomendada para pacientes com insuficiência circulatória crônica e anemia e é um dos melhores remédios para constipação, é também benéfica para o reumatismo, aterosclerose, diabetes, gota e artrite.
O ácido fólico que está presente na melancia é importante para a circulação, que promove a formação da colina e tem um efeito notável anti-esclerótica e antitumoral.
A fibra que é encontrado em sua polpa estimula a microflora intestinal.
Melancia na dieta
Além da celulose que foi reconhecida pelos nutricionistas como uma das substancias mais úteis para a limpeza do corpo e perda de peso e por causo do seu baixo teor calórico é uma grande ferramenta para o tratamento da obesidade, também tem efeito antipirético e tônico.
E claro que o suco de melancia é uma grande ferramenta para matar a sede, especialmente no verão.
Malefícios da melancia
Os benefícios dessa fruta são inegáveis, no entanto as melancias cultivadas com o uso de fertilizantes e com armazenamento inadequado são perigosas e podem prejudicar a saúde.
O principal perigo é o nitrato. Transforma o corpo humano em nitritos que podem causar câncer e se a melancia for armazenada por muito tempo a formação de nitrito.
Essas melancias com nitritos são muito prejudiciais para pacientes renais e crianças. Para evitar complicações não é necessário dar melancia a criança até 2 anos. Com exceção a melancia que você mesmo cultivou ou quando você tem a certeza de que não há produtos químicos nela.
Contraindicação da melancia
Existem contraindicações até mesmo para essa excelente alimento que é a melancia, eles se aplica a pessoas com as seguintes patologias:
- Violação da saída de urina
- Diarreia
- Colite
- Gastrite com elevada acidez
- Pedras nos rins muito grandes
Consumo da melancia
A melancia pode ser utilizada tanto individualmente como sob a forma de suco, até em sorvetes e sobremesas.
Mas, por mais que a melancia seja um excelente produto ela tem que ser consumida com moderação.
Ela é um excelente alimento para se ter sempre a mesa, sacia a sede e enche o corpo com muitas vitaminas.