Vivemos em uma geração onde a tecnologia é muito usada, assim como produtos sintéticos que são fáceis de usar e encontrar e que foram feitos para facilitar a nossa vida. Mas cada vez mais estamos em busca de produtos mais naturais, por isso nesse artigo falaremos sobre os benefícios e os malefícios do óleos de aveia para o nosso corpo e vamos olhar também para as suas propriedades.
Começaremos pelo fato de que o óleo de aveia é um produto muito escasso, e nem todos sabem de sua existência.
Na maioria das vezes associamos a aveia a biscoitos, cereais, mingaus, dentre outros.
Mas além dos que acima foram citados ela também pode ser utilizada para cosméticos como cremes, shampoos, protetor solar e também é utilizada na medicina alternativa.
Conteúdo do artigo:
O que é o óleo de aveia?
Para fazer esse óleo é preciso que seja em temperatura baixa, ela é passada por uma prensa de onde é retirado o óleo. Como da para imaginar para fazer esse processo requer equipamentos especializados, de modo que fazer óleo de aveia em casa é muito difícil.
O produto final tem um sabor doce e um sabor neutro.
As propriedades do óleo de aveia
Esse óleo possui as vitaminas A, B1, B2, B5, B6, B9, B12, E, K, D, magnésio, zinco, cálcio, ferro e outros minerais. O conjunto de vitaminas e minerais nesse produto são suficientes para uma pessoa.
Óleo de aveia para tratamento de doenças
- O ácido graxo desempenha um bom papel contra doenças do sistema cardiovascular e do sistema digestivo, mantém o equilíbrio hormonal, melhora a função sexual, tem efeito positivo sobre os sistema nervoso e endócrino, ajuda a limpar e reparar as células do fígado. O uso do óleo de aveia neutraliza as toxinas e tem um efeito positivo sobre o sistema imunológico.
- Olhos – A vitamina A que esta presente em sua composição ajuda a melhorar a visão. Muitas pessoas antigamente usavam o óleo de aveia para a saúde dos olhos.
- Tiroide – Tireostatiny que também está presente em sua composição ajuda no tratamento de doenças na glândula da tireoide.
Como consumir o óleo de aveia
Para prevenção de doenças em adultos é recomendável consumir 2-3 colheres de chá por dia durante as refeições, na ausência de contraindicações. Ele pode ser adicionado aos pratos sem esquentar, também deve-se lembrar que o tratamento não deve exceder a 2-3 semanas.
Uso do óleo de aveia em cosméticos
Segundo os cientistas esse óleo é inofensivo para a pele, por isso é usado pelas indústrias na produção de produtos destinas ao cuidado do corpo e do cabelo.
A vitamina E que o compõe é um calmante, anti-inflamatório, é hidratante e nutritivo.
Os ácidos graxos da aveia o tornam um componente indispensável para o cuidado da pele contra o envelhecimento. Graças as suas propriedades únicas pode retardar o envelhecimento prematuro da pele, até mesmo das rugas e aumentar a elasticidade da pele.
O óleo de aveia para as mulheres esta nos seus componentes exclusivos, com cuidados para a pele e cabelo, que se manifesta quando aplicado o óleo diretamente sobre a pele, cabelos e unhas, é facilmente absorvido e não deixa gorduroso.
Uso do óleo de aveia no cozimento
No passado as pessoas eram mais ligadas a natureza e encontravam e encontravam as propriedades benéficas dos produtos naturais através da observação.
Hoje em dia o óleo de aveia é usado em saladas, muitas vezes combinados com outros óleos, dando um prato saboroso e saudável.
Óleo de aveia contra a obesidade
Com o seu consumo diário esse óleo estabiliza os hormônios (devido a normalização do metabolismo) o que provoca a perde de quilos extras.
Malefícios do óleo de aveia
Apesar de ter muitas propriedades úteis esse óleo pode trazer malefícios para o nosso corpo, por isso deve ser consumido de forma prudente.
Se você começar a tomar esse óleo como prevenção ou tratamento de doenças sempre consulte o seu médico a quantidade adequada que você deve tomar, para não agrava a sua situação.
O óleo de aveia aquecido ou alimentos fritos com ele, não só pode perder as suas propriedades benéficas, mas também pode ser prejudicial, por isso é melhor não usa-lo aquecido.
Quanto aos cosméticos escolha o que se adapta ao seu cabelo e pele e não se esqueça que tudo é bom com moderação.
Agora que você já sabe os benefícios e os malefícios do óleos de aveia pode usa-lo para obter o máximo de seus benefícios.