A maioria das pessoas em todo o mundo começam o seu dia com uma xícara de café, mas poucas pessoas pensam sobre o fato de o café ser somente uma bebida ou ele pode ser um medicamento?
O café ajuda a animar pela manhã, ele é muito usado na indústria farmacêutica pela cafeína contida nele.
Conteúdo do artigo:
História do café
A bebida é muitas vezes referida como “ouro negro”, a história certa do café ainda não é conhecida, mas já possuímos algumas informações.
Ele é cercado por muitos mistérios e mitos, que vem das histórias do Oriente Médio e África. Nos manuscritos muitas vezes podem ser encontrados a lenda do pastor, onde cabras pastavam por estranhas plantas, e depois de comer as suas folhas ficam muito felizes e brincalhonas, o monge experimentou também e ficou se sentindo revigorante.
Um monge que ficou sabendo desse fato começou a fazer também chás com essa planta para suportar as noites de orações.
Os historiadores tem dado a primeira menção ao café no séc. VII a.C., mas há uma lenda que o anjo Gabriel com a ajuda da decocção de café tratou o profeta Maomé.
Essa bebida recebeu o nome de kaffa, local onde foi encontrado a planta na Etiópia. Muitos pesquisadores também acreditam que a origem do café vem do Iêmen.
Propriedades medicinais do café
Há muitas descrições das antigas propriedades medicinais do café, especialmente desde que a bebida tem se tornado muito popular entre a população do Oriente Médio.
O médico alquimista Rhazes, que viveu 1000 a.C. dava aos seus pacientes essa bebida como forma de cura.
O café ajuda a acelerar o pensamento, o coração alegre, cura doenças oculares, gota, escorbuto e até mesmo um edema.
O café pela manhã ajuda a despertar, aumentando a sua eficiência. No entanto, há pessoas que não podem tolerar o aroma do café, eles sentem ansiedade, medo, dor de cabeça, pode aumentar drasticamente a pressão e até mesmo pode causar insônia.
Mas também há pessoas que conseguem ter um sono tranquilo após uma xícara de café forte. Deve-se notar que a toxidade do café não é tão forte comparado com outros elementos tóxicos.
O que pode ser tratado com cafeína e café?
Os médicos afirmam que as propriedades medicinais do café são boas para a dor de cabeça, especialmente para a enxaqueca. Mas ao mesmo tempo, vale lembrar que cada corpo humano reage de uma forma diferente para o mesmo medicamento.
A cafeína em pequenas quantidades realmente da vivacidade, energia e bom humor, por isso é claro que o café é como um medicamento, mas não deve ser usado em grandes quantidades, pois pode causar sensações muito desagradáveis como tremores por todo o corpo, agressividade, excitação, etc.
Essa bebida afeta cada pessoa de uma forma diferente, há uma outra fase de suas ações, que se manifesta depois de 2-3 horas após o seu consumo, estimula a atividade intelectual.
No entanto, as pessoas que bebem o café nervosas, pode fazer mais mal do que bem, porque causa tristeza, depressão e muitas vezes agressão e raiva.
Café contra a fadiga
Se o corpo é saudável, uma dose moderada de café não faz mal, vai ser mais fácil para a pessoa se livrar da fadiga. O uso adequado do café melhora a atividade digestiva.
Carl Linnaeus, cientista e naturalista do séc. XVIII, escreveu que o café fortalece o ventre, ajuda o estomago a digerir melhor a comida e limpa de forma eficaz o intestino. Para uma pessoa saudável o problema não é beber ou não beber café, mas em que momento ele deve ser consumido.
Se você tem essa bebida como medicamento, é necessário ter moderação.
Recentemente, foram descobertas no centro brasileiro de investigação, descobriram que a planta do café possui polifenóis que restaura não só a célula afetada, mas também melhora a qualidade do sêmen nos homens.
Café e a indústria farmacêutica
Na indústria farmacêutica, o café é usado em doenças como a depressão, atividade cardiovascular, enxaqueca, em alguns casos de envenenamento, e incontinência urinária.
A cafeína esta incluído na preparação de acetaminofeno, ibuprofeno, aspirina e outros analgésicos. No entanto neste caso a cafeína deve ser receitada por um médico, para não causar danos ao seu corpo.
Quem não deve beber café?
O café não deve ser consumido por pessoas com doenças vasculares, aterosclerose e hipertensão arterial.
É contraindicado para pacientes com gastrite, devido ao aumento da acidez que ocorre após o consumo dessa bebida. É contra indicado para aqueles que possuem úlcera gástrica e duodenal.
As consequências para o abuso do café
O abuso do consumo do café pode trazer consequências graves, como:
- Frequentes dores de cabeça
- Insônia
- Aumento do nervosismo
- Falta de ar
A maioria dos médicos neurologistas não recomendam o café, porque pode causar uma dependência dessa bebida, graças a cafeína que é um psicomotor clássico.
Em outras palavras, tem efeito sobre o corpo semelhante ao da anfetamina e cocaína, é apenas naturalmente mais fraco. Quando uma pessoa está viciada ela aumenta a dose de café, uma vez que o corpo não percebe pequenas doses dessa bebida, o café da uma sensação de letargia, sonolência e irritação. Da mesma forma acontece quando as pessoas abusam de bebidas energéticas com cafeína.
A dependência do café após tanto tempo esgota o sistema nervoso, o que faz com que seja realmente parecido com um viciado em drogas.
Perigos e contraindicações da cafeína
A cafeína pode ser contraindicada e perigosa para a saúde humana. Ela no corpo neutraliza substancias importantes para o funcionamento adequado do coração, sistema digestivo e nervoso, por exemplo a vitamina B1 que é chamada também de tiamina.
Mulheres na menopausa não devem abusar do café, não mais do que duas xícaras por dia e é melhor que seja um café mais fraco.
A cafeína trás a quebra do glicogênio, que provoca um alto nível de açúcar no sangue, que obviamente não é bom para pessoas com diabetes.
Assim o café age de três formas – bebida, droga e veneno, por isso se você pode viver sem essa bebida é melhor optar por chás de ervas que são mais úteis para a saúde, mas se você realmente não pode viver sem essa bebida, então cuide bem da sua saúde e não abuse dele.
Se você ficou interessado em saber mais sobre essa bebida, não deixe de ler sobre os benefícios e os malefícios do café.