Vamos falar hoje sobre as propriedades do caju e também de algumas de suas contraindicações, ele não é apenas saboroso, mas é muito benéfico para a nossa saúde, contribuindo para o tratamento de algumas doenças e trazendo vigor e vitalidade para o corpo.
Vamos começar falando da castanha do caju, que é o fruto propriamente dito e é sempre confundido, o caju é o pseudo fruto ou seja não é o fruto de verdade ele é a parte carnuda, podendo ser vermelho, amarelo ou rosado.
Conteúdo do artigo:
Onde o caju cresce
O Brasil é considerado o lar dessa fruta e foi uma tribo indígena quem primeiro usou esse fruto como alimento e também as suas propriedades terapêuticas.
Ele também cresce em muito países tropicais como: Tailândia, Indonésia, Nigéria, Vietnã, Índia, na América Central e do Sul tornou-se uma das iguarias mais apreciadas.
Castanha de caju
A castanha de caju consiste em duas partes e uma delas é extremamente venenosa e pode causar queimaduras, por isso ela só pode ser preparada por especialistas.
Depois que foi devidamente preparada esse elemento tóxico some completamente, por isso não é vendido o seu fruto cru, caso contrario se comesse teria muitos desconfortos.
Caju
Alto teor de vitamina A e C, ferro, magnésio, zinco, cálcio, fósforo, reduz o colesterol e aumenta a imunidade.
É rico em fibras, da a sensação de saciedade que é muito bom para aqueles que estão em busca de perder peso.
O caju é rico em flavonoides que é muito bom no combate ao câncer. É também útil para o tratamento da anemia por ser uma fonte de ferro.
A castanha de caju é dotada de muitas vitaminas e minerais que é útil para o bom funcionamento de todo o corpo.
Propriedades medicinais da castanha de caju
É um poderoso antibacteriano, antiviral e tem efeito tônico sobre o corpo do paciente, ele poderia ser chamado de antibiótico natural.
O uso prolongado dessa castanha melhora o sistema cardiovascular e também os órgãos digestivos.
Ela também deve estar presente na dieta das grávidas, mas seu uso deve ser moderado não passando de 30-40 gramas por dia.
Fazer uma decocção a partir da castanha de caju ajuda a aliviar a gripe, bronquite e asma.
A castanha de caju praticamente não causa alergia
Pessoas que sofrem de alergia podem comer com segurança, uma vez que esse tipo de noz é menos propenso a causar alergia.
Caju para o emagrecimento
O caju acelera o processo de digestão e o metabolismo em geral, também sacia a fome, que é ótimo para a perda de peso. Comendo com moderação da uma aparência bonita e saudável.
Contraindicações da castanha de caju
Apesar de todas as suas propriedades benéficas o caju possui algumas contraindicações, pessoas com doenças graves no trato gastrointestinal não devem abusar dela, por ter a casca rija e demora muito tempo para ser digerida.
E também deve ser cuidado pessoas que tem intolerância a nozes, também deve ser apresentado as crianças de forma gradual.
Mas como vimos ela não causa praticamente nenhum mal, podendo ser usada com segurança e lhe trará apenas benefícios.
Como o caju pode ser usado
Muitos países usam o caju de uma maneira bem diferente:
Na África é usado para fazer um tipo de tatuagem. No Brasil ele é usado para asma, bronquite, gripe, diabetes e é um poderoso afrodisíaco. No Peru é usado como antisséptico, no Haiti é usado para dor de dente, verruga e sardas.
Com isso concluímos o nosso artigo sobre as propriedades do caju assim como a da sua castanha, espero que tenha sido útil e que você se mantenha sempre saudável.