Receita de rabanada tradicional 

0
2357

Trago hoje uma receita de rabanada tradicional, ela é muito comum no cardápio das festas de fim de ano brasileiras.

Nos dias de hoje o panetone ter se tomado cada vez mais comum na mesa brasileira e por muitas vezes ser o substituto da rabanada, essa mistura de pão amanhecido frito com leite e açúcar, apesar de ser muito calórica, muitas pessoas não abrem mão de tê-la na sua ceia de fim de ano.

Origem da rabanada

Não se sabe ao certo a origem da rabanada, mas o que se acredita é que era uma forma de reaproveitar o pão amanhecido, que foi trazido dos português e que acabou virando uma tradição no Brasil.

História da rabanada

Acredita-se que a rabanada tenha esse nome por causa da lenda de uma mulher que era muito pobre e precisa alimentar o seu filho recém nascido e não tinha leite, ela não tinha nada para comer, o único alimento que possuía era restos de pão amanhecido e um pouco de leite adocicado e por causa disso ela teve tanto leite que deu para alimentar o seu filho e as outras crianças também. E assim a rabanada virou um símbolo de prosperidade e fortuna e acabando por virar tradição nas festas de fim de ano.

Mas a rabanada não é um prato que é feito somente aqui, em outros países também podemos encontrar como por exemplo nos EUA é conhecido como french toast, na França pain perdu e na Inglaterra como eggy bread.

Bom agora vamos a receita de rabanada tradicional.

Receita de rabanada

Você vai precisar de:

  • 1 pão de rabada ( ou pão que não seja fresco)
  • 1 litro de leite
  • erva doce a gosto
  • 1 copo de açúcar
  • 3 ovos
  • mistura de canela + açúcar para polvilhar

Coloque em uma panela o leite, a erva doce  e o açúcar, leve ao fogo e deixe esquentar bem, não é necessário ferver. Deixe esfriar um pouco e enquanto isso bata os ovos com o auxilio de um fouet ou se não tiver pode usar um garfo mesmo.

Corte o pão com uma espessura de mais ou menos dois dedos.

Primeiro passe o pão já cortado no leite esprema para tirar o excesso e depois passe no ovo.

receita-6

Depois de ter feito isso é só fritar. Quando um lado já estiver corado já pode virar e fritar o outro lado.

Quando acabar de fritar passe na mistura de canela e açúcar e está pronto para servir!

Compartilhe:Email this to someoneShare on FacebookTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInShare on VKShare on Google+Share on Tumblr

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!