Benefícios da beterraba 

0
941 views

Substâncias úteis da beterraba, Benefícios da beterraba,  Beterraba crua ou cozida

Todos nós conhecemos a beterraba, mas nem todos sabem os incríveis benefícios que ela pode nos trazer, vamos falar sobre os benefícios da beterraba cru e cozida.

Podemos preparar com a beterraba não apenas saladas e sopas, que já é comum, mas muitos outros pratos saborosos e saudáveis.

Ela possui muitas propriedades curativas, pois contém vitaminas e minerais necessários para o funcionamento normal do corpo humano.

História da beterraba

Ela já vem sendo usada há muito tempo atrás no Mediterrâneo como uma planta medicinal e para alimentação.

Antes era consumido apenas as suas folhas, ao que se sabe foram os antigos Romanos os primeiros a usar a sua raiz como alimento, mas nos tempos antigos a raiz da beterraba era usada apenas para fins medicinais.

A primeira receita com a beterraba surgiu no segundo século, mas se perdeu e surgiu novamente no século 16 e apenas no século 19 que se tornou popular.

Como escolher uma beterraba

Opte pelas beterrabas pequenas ou médias e com folhas pois são mais macias e tem um sabor melhor, deve ter a casca lisa, sem manchas e firme.

Substâncias úteis da beterraba

Ela possui um grande número de nutrientes e vitaminas (B, PP), betaína, minerais como iodo, magnésio, potássio, cálcio, ferro e bioflavonoides.

A betaína, essa rara substância que está presente na beterraba melhora a atividade do fígado e melhora também a resistência física.

Benefícios da beterraba

Realmente são muitos os benefícios da beterraba, ela pode ser usada como um tônico, melhora a digestão e o metabolismo, a vitamina E que está presente nela tem um efeito benéfico sobre os sistema circulatório e aumenta a elasticidade dos vasos sanguíneos.

Ajuda as mulheres no período menstrual, nos homens estimula a atividade muscular e sexual, nas crianças ajuda no tratamento das alergias.

A beterraba contém uma grande quantidade de vitamina B e antioxidantes, ainda contém a rara vitamina U, tem ação antialérgica e ajuda a normalizar o sistema digestivo.

 Beterraba crua ou cozida?

Ambas as beterrabas cozida ou crua são benéficas para o coração e o cérebro.

A beterraba cozida, diferente de muitos outros vegetais mantém muitas das suas propriedades benéficas, como minerais e vitaminas do complexo B que não é muito sensível ao calor.

Propriedades curativas da beterraba

As propriedades curativas da beterraba são inúmeras e uma delas é que ela é benéfica para a constipação crônica.

Além disso é a melhor maneira de limpar o corpo. Ela possui a betaína que impede o aumento da pressão arterial.

Beterraba para o emagrecimento

A beterraba fresca ajuda no tratamento da obesidade e doenças do fígado. O magnésio que está presente nela promove o tratamento da aterosclerose e hipertensão, ela possui efeito diurético e laxante.

Além disso é um produto de baixa caloria, por isso está ligada a uma dieta de perda de peso.

É rica em propriedades medicinais, tem efeito analgésico e anti-inflamatório, promove também a recuperação de muitas doenças.

Ajuda o corpo a lidar com a depressão e é um excelente remédio para a ressaca.

Pessoas que sempre incluem a beterraba em sua alimentação raramente sofre com anemia.

Benefícios da beterraba para as gestantes

O ácido fólico que está em sua composição é muito importante para o desenvolvimento da criança e também ajuda na prisão de ventre.

Benefícios da beterraba para os idosos

Ela é usada para suprir a deficiência de iodo e para os idosos que sofrem de aterosclerose.

Contraindicações do consumo da beterraba

A beterraba pode ser prejudicial para pessoas com as seguintes doenças:

  • Osteoporose
  • Diabetes
  • Diarreia
  • Aumento da acidez no estômago
  • Pedras nos rins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!