Dois terços da população mundial começa o dia com uma xícara de café. Toda essa popularidade é devida aos efeitos que ele traz sobre o corpo. Mas vamos descobrir se o café é benéfico para o ser humano.
Conteúdo do artigo:
Composição do café
O componente mais importante do café é a cafeína. O teor de cafeína no café depende do seu tipo e varia de 0,6 a 2,7%.
O café cru em grãos contém proteínas, carboidratos, gorduras e minerais.
Quando cru o café possui dois alcaloides: Cafeína e trigonelina. Quando ele é torrado ainda se mantém esses dois elementos e são responsáveis pelo sabor da bebida.
Também em seu grão está presente o tanino, que dá a bebida um sabor amargo. O nível de antioxidantes pode ser maior do que no chá verde, uma xícara de café pode conter cerca de 1000 mg de antioxidantes, 1/4 da necessidade diária para uma pessoa.
Efeitos do café sobre o corpo humano
De todas as substâncias contidas no café, o que tem um maior efeito sobre o corpo é a cafeína.
Sob a influência da cafeína a hipófise começa a secretar um hormônio que estimula a liberação de adrenalina. A adrenalina faz o coração se contrair com mais frequência. Ela também contrai os vasos sanguíneos e relaxa os músculos respiratórios, melhorando assim a respiração. O efeito da cafeína dura várias horas.
Benefícios do café
O café é útil em:
- Estimula o sistema nervosos em geral
- Amplifica e regula a excitação do córtex
- Ativa a memória
- Estimula a criatividade, o raciocínio lógico e associativo
- Aumenta a atividade motora
- Reduz a sonolência e a fadiga
- Aumenta a resistência ao stress
- Contribui para o acúmulo de serotonina – O hormônio da felicidade
- Estimula a secreção do ácido gástrico e melhora a digestão
- Ativa o metabolismo
- Além disso melhora o fluxo de sangue para os rins
- Aumenta a resistência
- Melhora a imunidade
O que mais é benéfico no café? Por exemplo para os homens por exemplo ele aumenta a motilidade dos espermatozoides, melhorando assim a função reprodutiva.
Café sem açúcar previne a cárie dentária, pois mata as bactérias na boca.
O café ajuda a se livrar do excesso de peso, tornando o exercício mais eficaz para a perda de gordura.
Café para a prevenção de doenças
O consumo do café é comprovado para reduzir os riscos das seguintes doenças:
- câncer de fígado;
- câncer de pâncreas;
- câncer retal;
- Câncer de colo;
- Mal de parkinson;
- Doença de Alzheimer;
- Asma; colelitíase;
- Cirrose do fígado;
- Aterosclerose;
- Ataque cardíaco;
- Hipertensão arterial (pressão alta);
- Enxaqueca;
- Gota;
- Diabetes tipo II
As qualidades benéficas do café, tiveram algumas pesquisas, por exemplo os homens que bebem seis xícaras dessa bebida o risco de ter diabetes é reduzido pela metade, para as mulheres reduz em 30%.
Como é mostrado pelo resultado do estudo italiano a probabilidade de desenvolvimento da asma em pessoas que bebem regularmente o 2-3 xícaras de café é 25% mais baixa.
Os amantes do café que bebem quatro ou mais xícaras por dia o risco de câncer do cólon é reduzido em 25% (segundo um estudo baseado em dados de dez países).
A Harvard College de saúde realizou um estudo de dez anos envolvendo 86 mil pessoas, como resultado foi provado que as mulheres que bebiam diariamente pelo menos duas xícaras de café reduziram 65% da diabetes e a hipertensão.
Durante um estudo de dez anos que foram envolvidos 46 mil pessoas descobriu que os homens que bebem 2-3 xícaras por dia, o risco de desenvolvimento de cálculos biliares é reduzida em 40%.
Estudos realizados nos Estados Unidos, Japão e Itália mostram que o risco de cirrose em pessoas que bebiam 3-4 xícaras de café por dia foi reduzido em 80%.
Como o café pode ser benéfico?
Naturalmente que estamos falando dos benefícios do café preparado a partir do grão moído. O café solúvel contém bem menos substâncias úteis.
Mas ainda existe uma categoria de pessoas que mesmo o café orgânico não é recomendado. Mas você pode ler sobre isso no nosso artigo o sobre se o café é prejudicial. Aqui também no nosso site você também pode ler um artigo mais detalhado sobre os benéficos e os malefícios do café.