O corpo humano é um organismo complexo e para o seu bom funcionamento requer uma alimentação regular. Que consiste em três elementos principais: Proteínas, gorduras e hidratos de carbono.
Vamos falar hoje sobre o teor de açúcar dos produtos encontrados na natureza, focando em alimentos que contenham hidratos de carbono rápidos.
Conteúdo do artigo:
O que são os carboidratos?
Os hidratos de carbono – são a principal fonte de energia para os organismos vivos, sem ele não pode haver atividade intelectual. Com esse processo de conversão dos compostos orgânicos ocorre glicogênio em glicose. Glicogênio é formado pela penetração de hidratos de carbono no organismo.
E é isso que a glicose (açúcar) e por que ela é necessária.
Deve-se notar que um excesso de hidratos de carbono no organismo humano também pode ocorrer consequências negativas: pode desenvolver doenças como diabetes e gastrite.
Praticamente todos os alimentos contém carboidratos, mas nem todos são benéficos. Vamos ver quais tipos existem na natureza e como usa-los, para que não prejudique a sua saúde.
Rápido e lento
Já ouvimos coisas como carboidratos rápidos (fácil ou simples) ou lentos (pesados ou complexos). No entanto nem todos sabem que essas substâncias estão presentes.
Carboidratos rápidos – São substancias que aceleram o processo de conversão de glicogênio em glicose. Ela se espalha por todo o corpo e é convertida em gordura.
Alimentos que contém carboidratos rápidos
Os carboidratos rápidos são incluídos nos seguintes produtos: amido, pão branco, bolos, doces e qualquer confeito, açúcar, refrigerantes, sorvetes, geleia, chocolate, sopas instantâneas e cereais refinados.
A fim de manter um corpo esguio é preciso evitar os alimentos citados acima, assim como a exclusão do álcool, que também contém hidratos de carbono rápido e em grandes quantidades.
Para uma alimentação correta é necessário conhecer não só a lista de carboidratos rápidos, mas também o lento para que não cause prejuízo a sua saúde.
Alimentos que contém carboidratos lentos
O carboidrato lento é o que demora um longo período para ser absorvido pelo corpo, realizando apenas uma função positiva no corpo – tem efeito sobre as células e músculos do cérebro.
Os alimentos que contém carboidratos lentos incluem cereais não tratados, pão de centeio, legumes (repolho, batata, tomate, cenoura abóbora) frutas (maçã, limão, uva, laranja, melão, damasco, pêssego, entre outros), nozes e produtos lácteos.
Como identificar carboidratos rápidos e lentos?
Para identificar os carboidratos rápidos ou lentos é preciso prestar atenção ao índice glicêmico, que é uma medida especial da taxa de quebra de glicogênio.
Os produtos que tem em sua composição carboidratos rápidos serão aqueles que o índice glicêmico for acima de 69, todos os outros podem ser considerados lentos.
Tabela de hidratos de carbono rápido
Nome Do Produto Índice Glicêmico
Batatas fritas 95
Mel 90
Nabo 85
Amido 100
Melancia 72
Batatas fritas 70
Datas 70
Cerveja 110
Croissant 70
Cenouras 85
Flocos de milho 85
Pães de hambúrguer 85
Como você pode notar na nossa alimentação contém um grande número de diferentes substâncias, algumas delas estão ao nosso favor, mas outras podem nos causar muitos danos.
A fim de evitar consequências desastrosas, devem ser evitados na sua dietas alimentos que contenham carboidratos rápidos (açúcares rápidos), mas não deve ser excluídos como um todo, pois são fonte de energia.
Nutrição esportiva e hidratos de carbono
Muitos especialista dizem que o consumo de carboidratos para pessoas que são ativas no esporte é simplesmente vital. Afinal a principal fonte energia, vitaminas e minerais – hidratos de carbono, a sua falta causa sonolência, letargia e fadiga.
Essas substancias atuando no corpo humano em uma quantidade suficiente são capazes de proteger o sistema imunológico do organismo contra doenças.
Durante um treinamento intenso, recomenda-se a utilização o dobro da taxa de carboidratos: antes do exercício – lento, após o exercício – rápido.
Mas se você consumir carboidratos rápidos após o exercício os músculos vão se esgotar de glicogênio e o processo de recuperação será muito mais rápido.
Um produto muito bom para esse fim é a banana.
Para ter uma boa saúde e consequentemente uma boa aparência só depende de nós mesmos e por isso deve-se prestar a atenção que nem todos os alimentos que consumimos vão nos trazer benefícios.
É preciso ler os rótulos dos produtos antes de comprar, ou melhor ainda conhecer a tabela de carboidratos rápidos e lentos.
Manter uma alimentação saudável e praticando exercícios você vai viver muito melhor.